Quem aguenta esperar? No dinamismo do mundo digital, onde a comunicação instantânea se tornou a espinha dorsal das interações diárias, o WhatsApp emergiu como uma plataforma importante, para não dizer essencial, às pessoas e empresas. No entanto, no âmbito corporativo, alguns erros ainda são cometidos, que motivam mensagens arquivadas no WhatsApp.
Em um ambiente onde a atenção é disputada e a relevância é a chave para manter conversas ativas, surge uma necessidade de entender e empregar estratégias eficazes para manter as conversas vivas e evitar que sejam desprezadas ou até mesmo jogadas no limbo.

Essa frase é reforçada por uma pesquisa da Opinion Box, que mostra que 82% dos brasileiros já receberam mensagens de empresas para as quais não haviam autorizado o contato – ou não se lembram. E é aí que entra a grande oportunidade de bots para WhatsApp.
Também segundo o head do WhatsApp, Will Cathcart, aproximadamente 175 milhões de pessoas enviam mensagens para empresas via WhatsApp todos os dias.
E diante deste cenário, surgem dúvidas relevantes no quesito WhatsApp para empresas: como garantir que cada interação seja cativante e significativa o suficiente para evitar o esquecimento? Como manter a constância de engajamento, assegurando que cada mensagem transmita valor e mantenha o interesse do destinatário?
Pessoas e bots estão familiarizados
Uma das principais dicas a serem trabalhadas é a humanização no contato para se diferenciar das demais empresas. Segundo outro estudo na Opinion Box, 80% dos usuários do WhatsApp já conversaram com chatbots, entretanto, a nota média de satisfação para a experiência é de 3,2 em uma escala de 1 a 5.
Ou seja, há um mar de oportunidades no contato para evitar mensagens arquivadas no WhatsApp, além de aumentar a satisfação dos clientes.
Durante este conteúdo, exploraremos estratégias, dicas e práticas fundamentais para evitar mensagens arquivadas no WhatsApp. Serão abordadas orientações práticas para empresas que buscam aprimorar suas conversas cotidianas e, assim, maximizar a presença e impacto nessa plataforma de comunicação.
O que são mensagens arquivadas no WhatsApp?
Antes de tudo, que tal entender o que são as mensagens arquivadas? No WhatsApp Business, a funcionalidade de arquivamento de mensagens é semelhante à do WhatsApp padrão, mas aplicada a conversas entre empresas e clientes. Ao arquivar uma mensagem no WhatsApp, ela é removida da lista principal de chats ativos e movida para a seção de chats arquivados.
Essa ação por parte dos usuários pode demonstrar uma falha de comunicação, visto que a mensagem não foi importante a ponto de ser lida. Ou pior: a sua mensagem foi tão “desnecessária” que o usuário nem lembra quem é você e transforma as suas comunicações em um SPAM.
Por qual motivo as pessoas arquivam mensagens no WhatsApp?
Quando tratamos de arquivamento de mensagens no WhatsApp corporativo, há algumas razões claras para essa tomada de decisão, contudo, é importante se atentar além desses pontos.
Mensagens irrelevantes
Se chega algo totalmente irrelevante para você, qual será a sua primeira atitude? Excluir ou arquivar!
O WhatsApp é um canal extremamente pessoal e feito para ser usado por empresas em momentos assertivos. Mandar mensagens aleatórias de “bom dia” pode causar o arquivamento.
Mensagens em excesso
As mensagens arquivadas no WhatsApp também acontecem quando a sua empresa é insistente e manda inúmeras mensagens todos os dias.
Lembre-se: a sua empresa não é um amigo e não faz parte da família, as comunicações precisam ter algum sentido e serem enviadas em momentos oportunos!
Mensagens não solicitadas
Um dos grandes problemas das mensagens arquivadas no WhatsApp! Por que você vai mandar uma mensagem para alguém que nem te autorizou a mandar? Isso, inclusive, fere a LGPD. Problemas muito maiores do que “só” se tornar um SPAM.
Mensagens robóticas e sem humanização
Por fim: apesar das pessoas entenderem que estão falando com bots, elas querem personalização e não contatos frios e sem entendimento. A Getbots se tornou referência em chatbots no Brasil justamente por acreditar em uma conversa afetuosa, envolvente e genuína.
Justamente por isso nós analisamos muito mais do que a eficiência, mas também pela personalidade e empatia que a interação pode render.

09 dicas para evitar mensagens arquivadas no WhatsApp

Depois de ter entendido um pouco mais sobre o que são as mensagens arquivadas, abaixo, listamos 09 principais dicas para evitar este problema.
O SAC Digital no WhatsApp pode ser o grande diferencial da sua empresa, ainda mais se for usado com sabedoria!
Veja como atuar:
Interatividade relevante desde o início
Quer evitar mensagens arquivadas? Simples, seja relevante! No WhatsApp, a interação relevante é fundamental para manter as conversas ativas.
Da mesma forma, chatbots devem oferecer respostas úteis e pertinentes desde o primeiro contato, garantindo que os usuários encontrem valor imediato.
Se a sua conversa for banal e idêntica a qualquer outro atendimento robotizado, por que manter o interesse?
Respostas rápidas e contextuais
Como dissemos no começo do texto, agilidade é chave nas comunicações digitais, principalmente no WhatsApp.
Ou seja, chatbots devem responder prontamente e contextualmente, sem atrasos, oferecendo informações de maneira rápida e precisa, mantendo a atenção do usuário.
Respostas demoradas podem dar a impressão que seria mais simples e ágil ter entrado em contato com a Central de Atendimento.
Fornecimento de opções claras
No WhatsApp, opções claras facilitam a navegação. Portanto, deixe sempre muito claro o que a sua empresa, e o seu bot, podem oferecer durante aquela interação.
Pense que os chatbots devem apresentar opções claras e compreensíveis para guiar os usuários, evitando confusão e mantendo o fluxo da conversa.
Personalização e adaptabilidade
Aqui começa a chave do sucesso para quem quer se diferenciar no contato evitar mensagens arquivadas no WhatsApp.
A personalização eficiente, como o uso do nome do usuário, por exemplo, cria uma experiência mais envolvente. Além disso, tente se aproveitar da inteligência artificial para captar sentimentos e oferecer uma experiência mais humana.
Chatbots podem utilizar informações contextuais para personalizar interações, adaptando-se às necessidades individuais dos usuários.
Foco no valor que é entregue
Manter a relevância é crucial no WhatsApp, como dissemos. Mas, mais do que isso, chatbots focam em oferecer valor constante ao usuário, ainda mais nos casos em que ele é acionado.
Quando for abordar o usuário, pense sempre em ser relevante e entregar uma mensagem de valor em cada interação.
Experiência de conversa natural
Criar uma experiência de conversa natural é essencial nos diálogos via WhatsApp. Chatbots devem utilizar linguagem natural, mas também compreender as intenções dos usuários e oferecer respostas fluidas, simulando uma conversa humana para manter o engajamento.
Aproveite elementos multimídia de forma estratégica
Não se limite apenas ao texto! No WhatsApp, imagens, vídeos e áudios podem enriquecer a conversa e evitar os arquivamentos.
Utilize esses elementos multimídia de maneira estratégica para tornar as interações mais envolventes e informativas, mantendo o interesse do usuário.
Ofereça opções de continuidade e aprofundamento
Permitir que os usuários aprofundem ou continuem interações é valioso no WhatsApp. Chatbots podem oferecer opções para exploração adicional, fornecendo links, menus ou sugestões para expandir a conversa com mais detalhes ou tópicos relacionados.
Na Black Friday, por exemplo, isso pode ser uma estratégia para atuar durante toda a jornada, antes da sexta-feira, durante a data e posteriormente.
Monitore e aprenda com a interatividade
Acompanhar métricas e interações no WhatsApp ajuda a entender o que funciona melhor para a sua base. Esteja sempre em constante análise para captar oportunidades de melhoria.
Faça ajustes com base no feedback dos usuários para melhorar continuamente a experiência.
Marketing Conversacional: uma solução para engajamento duradouro

Outro foco que as empresas podem dar para que as mensagens arquivadas no WhatsApp não sejam mais um problema é o Marketing Conversacional.
Essa abordagem se concentra na construção de relacionamentos mais profundos e interativos com os usuários, utilizando conversas personalizadas e relevantes para manter o engajamento a longo prazo e não somente para avisos esporádicos.
Ao oferecer uma experiência mais centrada no cliente, o Marketing Conversacional busca contornar a tendência de arquivamento ao criar interações significativas e duradouras.
Esta abordagem envolve, principalmente, os tópicos abaixo:
- Personalização contextual;
- Respostas eficientes e relevantes;
- Fluxos de conversa dinâmicos;
- Experiência do cliente priorizada;
- Acompanhamento proativo.
Sem dúvidas, o Marketing Conversacional se destaca como uma abordagem estratégica para superar o desafio do arquivamento de mensagens, transformando interações em conversas envolventes e construindo um relacionamento contínuo e significativo com os usuários.
Mensagens relevantes e personalizadas: o segredo para engajar clientes
Aqui um tópico, entre os mais importantes, pois trará valor às suas mensagens! A garantia de que as suas comunicações são verdadeiramente relevantes e personalizadas parte do ponto do quanto você consegue reunir informações e dados sobre os clientes.
Para melhorar cada vez mais as mensagens, os dados podem incluir informações demográficas, histórico de compras, interesses e comportamento online. A verdadeira complexidade está em transformar esses dados em interações significativas.
O verdadeiro valor está na habilidade de utilizar esses insights para segmentar os clientes e enviar mensagens que realmente mexa com eles, no momento exato.
Por exemplo, uma empresa de moda além de reconhecer uma compra anterior, consegue enviar uma mensagem personalizada informando sobre uma promoção exclusiva em camisetas, pois identificou diversas visitas no site em um espaço de 30 dias.
Esta publicação te ajudou? Confira essa e outras explicações sobre chatbots e tecnologia no blog da Getbots.