fbpx

WhatsApp para empresas: descubra como um chatbot pode turbinar seu perfil comercial

Chatbots podem ser usados de diversas formas em perfis de WhatsApp para empresas, desde o primeiro contato com o cliente até o suporte pós-venda. Confira este artigo e conheça cinco aplicações de bots para WhatsApp!
4 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Pessoa segurando um smartphone em suas mãos, acessando o WhatsApp para empresas.

Originalmente pensado para ser apenas um aplicativo de mensagens, hoje o WhatsApp é uma verdadeira máquina de atração, retenção e conversão de clientes. 

Para você ter uma ideia, 96,4% da população brasileira tem uma conta no WhatsApp, conforme aponta a pesquisa Digital 2022 – e tem mais! 

Segundo a pesquisa Panorama da Mensageria no Brasil, 94% das pessoas que têm o aplicativo não deixam de acessá-lo um único dia. Haja papo pra essa gente toda, hein?

Mas calma que agora vem a cereja do bolo: além de essa galera estar trocando mensagem todo santo dia no WhatsApp, 81% usa o app para entrar em contato com empresas. Olha a oportunidade aí.

E você sabe o que leva essas pessoas a entrarem em contato com empresas no Whats? O Panorama da Mensageria no Brasil revela que 76% mandam mensagens para tirar dúvidas; 63%, para solicitar suporte técnico; e 53%, para receber ofertas.

Se você está pensando em abrir um perfil no WhatsApp Business, confira este artigo e saiba como um chatbot pode ser usado no WhatsApp para empresas!

Como os chatbots podem ser usados no WhatsApp para empresas?

Como você vai ver, os chatbots não servem apenas para tirar dúvidas e fornecer informações ao cliente, mas também para vários outros processos em uma empresa. Confira alguns:

Atendimento ao cliente

Vamos começar com a aplicação mais conhecida: o atendimento ao cliente. Talvez essa funcionalidade seja tão popular atualmente porque um único bot consegue atender milhares de pessoas ao mesmo tempo, oferece respostas imediatas e permite que a empresa esteja disponível para seus clientes 24h, sete dias por semana.

Isso é o paraíso para qualquer consumidor, não é mesmo? Sem fila para esperar, ter suas dúvidas ou problemas solucionados rapidamente na rede social que está habituado a usar e poder entrar em contato com a empresa fora do horário comercial e dos dias úteis. 

Se você parar para pensar, é exatamente nesses momentos que o consumidor está livre para conversar, fechar uma compra ou solicitar suporte técnico.

Venda de produtos

Além de atender o público, o chatbot é um excelente vendedor. Sabe por quê? O bot consegue coletar informações sobre o perfil dos consumidores e sugerir produtos de seu interesse, bem como lançamentos e promoções. Além disso, a interface efetua pagamentos, emite nota fiscal e notifica o setor de estoque e entregas para separar e enviar o pedido do cliente.

Tudo isso é possível graças à integração entre chatbot, WhatsApp e demais plataformas da empresa. Assim, o chatbot pode identificar por onde o cliente acessou o aplicativo, seu histórico de comportamento no site, blog, e-commerce e redes sociais da marca, integrar-se a plataformas de pagamento e sistemas de gestão de estoque e logística.

Notificação de cobrança

Além de efetuar pagamentos, o chatbot pode ser programado para realizar cobranças via WhatsApp. Assim, é possível diminuir casos de inadimplência por esquecimento e também negociar com aqueles clientes que estão passando por uma situação financeira mais delicada. 

Cabe dizer, ainda, que transferir essa tarefa para uma interface conversacional evita que clientes sejam mal-educados com colaboradores, e vice-versa, e oferece mais privacidade ao consumidor – porque, sejamos sinceros, quem aí gosta de ser cobrado por outra pessoa e ainda ter que ficar dando explicações sobre sua vida financeira? Mas e se for um chatbot, hein?

Realização de pesquisas

Responder um formulário de perguntas pode ser chatinho… mas e se um chatbot bem-humorado te entrevistar no WhatsApp? Não seria uma experiência interessante? Então, se você tem dificuldade em obter respostas em suas pesquisas internas (colaboradores) e externas (clientes), um chatbot para Whats pode ser uma boa aposta.

Além disso, conforme o bot coleta as respostas, ele já transfere as informações para um banco de dados integrado ao bot e ao WhatsApp, realiza análises, cria gráficos e gera relatórios. Eita disposição pra fazer tudo isso!

Reservas e agendamento

Precisando de uma forcinha na realização de reservas ou agendamentos? Sim, o chatbot também pode te ajudar com isso! Basta vinculá-lo ao banco de dados com os horários ou mesas livres. Assim, o bot pode mostrar as opções disponíveis para o cliente e confirmar a reserva ou agendamento.

Leia também: Como usar a lista de transmissão do WhatsApp na sua empresa

Como garantir um atendimento personalizado e de qualidade?

Para que o chatbot opere de forma efetiva em todos os processos citados, é preciso se atentar a alguns requisitos no momento de projetá-lo. Veja os principais:

Conheça seu público-alvo

O desenvolvimento de um chatbot vai muito além de apenas programar um software. Antes mesmo disso, é preciso saber quem é seu público-alvo. Afinal de contas, é para ele que o bot será projetado, não é mesmo?

O estudo do perfil do mercado-alvo vai guiar o processo criativo e a definição do conceito por trás da interface, a fim de que a forma do bot se expressar seja compreensível e próxima do cliente, além de gerar o sentimento de identificação entre o consumidor e a marca. 

Pode parecer algo banal, mas é essa etapa que garante grande parte do sucesso de um chatbot, pois a interação se torna mais humanizada, personalizada e instigante para o público, e não uma mera troca de mensagens entre um robô e um humano.

Invista em Inteligência Artificial

Há duas formas de desenvolver chatbots: a partir de regras pré-programadas ou com base em Inteligência Artificial (IA). Você certamente já trocou mensagens com um bot que seguia um fluxo pré-definido de interação e que listava as possíveis respostas que você poderia dar. 

É muito provável também que nenhuma das alternativas correspondessem à sua dúvida ou problema. Pois bem, esse é o chatbot baseado em regras pré-programadas. Por conta de suas limitações, esse tipo de interface conversacional nem sempre oferece uma boa performance, prejudicando a experiência do cliente.

Agora, se você já bateu um papo com alguma assistente virtual, como Alexa, Siri ou Cortana, você sabe o quão personalizada, humanizada e interessante pode ser uma interação com chatbot. Esses tipos de interfaces são desenvolvidas com base em tecnologias de Inteligência Artificial, como Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural.

Portanto, se você quer proporcionar esse tipo de experiência de atendimento ao seu cliente e se diferenciar dos concorrentes que investem apenas em chatbots baseados em regras pré-programadas, aposte na Inteligência Artificial.

Conte com o apoio de profissionais especializados e com experiência

De nada adianta investir em um estudo aprofundado sobre seu público-alvo e em Inteligência Artificial se você não contar com o apoio de profissionais especializados e com ampla experiência no desenvolvimento de chatbots personalizados, como a Getbots!

Nosso time é especialista quando o assunto é reunir ideias humanas ao poder computacional para criar experiências inesquecíveis entre marcas e seus consumidores. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nosso processo de desenvolvimento de chatbots para WhatsApp para empresas e outros canais de comunicação!

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Posts relacionados

Como funcionam os chatbots para WhatsApp?

Cada vez mais indispensável para a comunicação cliente-empresa, os chatbots para WhatsApp estão evoluindo e hoje possuem diferentes funcionalidades

GPT no WhatsApp

GPT no WhatsApp: transforme o atendimento ao cliente com IA

Imagine oferecer um atendimento excepcional ao cliente, disponível 24/7 no WhatsApp, com integração ao GPT. Parece um sonho? Mas é realidade! Transforme sua comunicação e impulsione resultados incríveis para o seu negócio com essa combinação revolucionária. Neste artigo, exploraremos o

Comentários

Faça uma busca no Blog: