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Chatbots para WhatsApp: como funcionam

Cresce a presença de chatbots no WhatsApp. Entenda como funciona a ferramenta e quais as vantagens de inseri-la no aplicativo de mensagens.
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Chatbots para WhatsApp: como funcionam

Desde o início da pandemia causada pelo coronavírus, no Brasil, empresas do país têm apostado cada vez mais no WhatsApp Business como ferramenta de venda. Afinal, com as lojas físicas fechadas, foi preciso investir em diversas plataformas que permitissem compras de forma remota, como é o caso do WhatsApp.

Assim, outras questões surgiram, como: é possível oferecer um atendimento de qualidade com o alto volume de mensagens? Esse é o cenário que permitiu que a nova tendência no universo tecnológico ganhasse força: chatbots para o WhatsApp.

De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots de 2020, de todos os chatbots desenvolvidos no país, 88% são para o aplicativo de mensagem – superando, o até então campeão, bots para sites web (81%). 

Além de sair na frente da concorrência, investir em chatbots para o WhatsApp é uma maneira de criar relações únicas com o cliente, além de aumentar o número de vendas e o engajamento de sua marca.

Para saber como os chatbots para WhatsApp funcionam e entender mais sobre as vantagens para o seu negócio, continue a leitura!

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Por que investir em chatbots para WhatsApp?

Muitos gestores e profissionais podem entender a importância do WhatsApp nos dias de hoje, entretanto, é preciso compreender a fundo a potência do aplicativo de mensagens para sua empresa. 

O estudo Panorama Mobile Time, realizado em fevereiro de 2021, mostrou que 98% dos smartphones no Brasil têm o WhatsApp instalado e, desses usuários, 86% utilizam o app diariamente. 

Ainda de acordo com a pesquisa, o WhatsApp é a rede social mais utilizada para  comunicar com marcas, sendo adotada por 76% dos usuários. Para oferecer uma noção da importância do aplicativo nesse quesito, ele está à frente de gigantes da web, como Instagram (60%) e Facebook Messenger (53%).

Dentre os principais motivos que levam o cliente a contactar empresas pelo WhatsApp estão: tirar dúvidas, receber suporte técnico, se inteirar sobre promoções e, claro, adquirir produtos e serviços. 

Assim, investir em tecnologias que irão permitir melhor atendimento ao consumidor, que poderá dialogar com a marca e obter respostas mais rápidas, é essencial para o sucesso de sua empresa. Para isso, os chatbots são ideais. 

Chatbots permitem que as pessoas tenham melhor atendimento e com respostas mais rápidas
(Fonte: Canva)

Como funcionam os chatbots para WhatsApp

Chatbots para WhatsApp são softwares específicos para o aplicativo que permitem que o usuário tenha interações e se comunique por meio do chat, como se estivesse falando com um outro ser humano.

Com base em ferramentas de Inteligência Artificial, o chatbot consegue identificar termos específicos da mensagem e compreender o sentido da frase enviada pelo cliente. A partir disso, o programa oferece uma resposta coerente para auxiliar a pessoa da melhor maneira.

Por exemplo, alguém pode perguntar “quanto custa o produto X?” – “quanto” e “custa” são palavras do léxico português que indicam perguntas sobre o preço de determinado objeto ou serviço. O produto X está catalogado no sistema e pode ser acessado pelo software. O resultado é: “O produto X custa R$ Y”. 

Entretanto, os avanços tecnológicos têm tornado a ferramenta cada vez mais evoluída, fazendo com que ela já consiga replicar gírias, piadas e incorporar verdadeiramente a forma humana de se comunicar. Portanto, muitas vezes, a diferença entre um atendente e um chatbot pode ser até imperceptível. 

Para instalar um chatbot (como instalar um chatbot) em sua conta no WhatsApp é preciso usar a API do WhatsApp Business. Para isso, o aplicativo irá demandar algumas informações como: nome da empresa, site e dados do representante. 

Descubra qual o melhor chatbot para whatsapp

É preciso usar a API do WhatsApp Business para os chatbots funcionarem no WhatsApp
(Fonte: Canvas)

Vantagens dos chatbots para WhatsApp

Compreender cada benefício de investir nessa ferramenta é uma forma de estar à frente da concorrência e aproveitar ao máximo cada um dos pontos fortes que a ferramenta tem a oferecer. 

Canal já conhecido

Um grande benefício do chatbot no aplicativo é que o WhatsApp já é conhecido por quase todos os brasileiros que possuem smartphones. Apesar do nível de intimidade com a rede social variar, é fato que o canal faz parte da rotina de milhões de pessoas e, por isso, firmar a presença de sua marca nesse terreno é tão importante.

Por ser muito conhecido, o WhatsApp também traz uma sensação de confiança ao usuário. O app, que conta com tecnologias para criptografar as mensagens trocadas, é intuitivo e possui alta taxa de aprovação. Portanto, promover interações com seus clientes nesse contexto é positivo para sua empresa. 

Atendimento rápido ao cliente

Uma das desvantagens do atendimento humano é sua limitação, já que é impossível que um mesmo funcionário atenda a diversas pessoas ao mesmo tempo. Por isso, muitas vezes, é inevitável que haja demora entre o primeiro contato com o atendente e a resposta ao usuário. Esse, porém, não é um problema para o chatbot. Além de funcionar 24 horas por dia, as respostas são automáticas e imediatas, acelerando todo o processo de vendas ou retirada de dúvidas. 

Esse aspecto é positivo também para os atendentes que, com a diminuição da demanda, têm mais tempo para resolver questões complexas, que não podem ser atendidas somente pelo chatbot. 

WhatsApp é um canal já conhecido, essa é uma das vantagens dos chatbots para WhatsApp
(Fonte: Canva)

Mais engajamento com a marca

Ter contato mais próximo com o cliente por meio de uma rede social utilizada com tanta frequência é importante para difundir a imagem de sua marca. Além disso, o WhatsApp consegue passar uma sensação de intimidade e aproximação que, muitas vezes, sites e trocas de e-mail não conseguem.

Portanto, incorporar chatbots para manter o diálogo com o usuário é ideal para construir uma relação baseada em confiança e lealdade. Além de ser rapidamente atendida, a pessoa saberá que pode contar com sua empresa.

Outro benefício da ferramenta é o fato de ser possível personalizá-la de acordo com sua preferência. Assim, o chatbot poderá ter falas e expressões características da marca que representa, variando entre um tom de voz despojado ou mais formal.

Por fim, a tecnologia permite que sua empresa lance mão de ações específicas, expandindo o funcionamento do chatbot para além das vendas

Você pode, por exemplo, trabalhar na divulgação de um lançamento. Assim, a partir de cada mensagem enviada, o robô constrói um diálogo criativo e acolhedor para apresentar o produto ou divulgar determinado serviço.

Chatbots facilitam a venda

Já demorou para responder algum cliente, acarretando na desistência da compra? Isso pode acontecer por vários motivos, como distração, poucos funcionários no atendimento ou, ainda, uma demanda que chega durante feriado ou fora do horário comercial.

Mais uma vez, essa não é uma questão para o chatbot, que responde ao usuário a todo e qualquer momento, sem tempo de espera necessário. Ao acelerar o atendimento, é comum que o processo de compra também seja mais rápido, aumentando o número de vendas. 
Além disso, os chatbots têm a função de auxiliar no momento pós-venda, confirmando se o cliente está satisfeito e se deu tudo certo com sua compra. Isso é uma forma de demonstrar preocupação com o usuário, além de permitir que a empresa conte com avaliações frequentes e possa, assim, otimizar seus serviços.

Confira também: Novas funcionalidades do Whatsapp para chatbot

Saiba também: como fazer bot no whatsapp

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