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Integração de chatbots com plataformas de e-commerce

Segundo pesquisa, consumidores têm uma visão positiva da interação com chatbots.
5 min. de leitura
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A integração de chatbots com plataformas de e-commerce representa uma evolução significativa no atendimento ao cliente e na experiência de compra – não só online, mas em toda estratégia omnichannel

Dando um breve contexto, para quem ainda não está familiarizado com o assunto, os chatbots são programas de inteligência artificial projetados para interagir com os usuários de forma automatizada, oferecendo suporte e respondendo a perguntas comuns em tempo real. Claro que, com o passar dos anos, os chatbots vêm evoluindo e oferecendo mais humanização.

Com processos cada vez mais ágeis, com o próprio Click To Pay, que segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), que está em fase de implementação no Brasil e deve chegar aos consumidores ao longo de 2024, os chatbots em plataformas de e-commerce conseguem oferecer muitos benefícios, como: 

  • Atendimento mais ágil e eficiente aos clientes;
  • Atuação durante toda a jornada (atração, conversão e fidelização);
  • Redução do tempo de espera;
  • Aumento a satisfação do usuário. 

Além dos benefícios listados, os chatbots podem desempenhar um papel importante na personalização da experiência de compra. Por meio da análise de dados e do histórico de interações do cliente, eles conseguem oferecer recomendações de produtos relevantes, promover ofertas e descontos personalizados e até mesmo ajudar os clientes a encontrar produtos específicos com base em suas preferências e necessidades.

Durante este conteúdo, vamos mostrar alguns benefícios de integrar chatbots em plataformas de e-commerce, o passo a passo para realizar isso, como a humanização destes chatbots impactam nas vendas e alguns números relevantes. Continue nos acompanhando! 

Benefícios da integração de chatbots com plataformas de e-commerce

Falar sobre os benefícios dos chatbots, ainda mais quando falamos de plataformas de e-commerce, é bastante significativo, pois é algo que pode, realmente, mudar o ponteiro do negócio. Segundo uma pesquisa realizada pela Poli Digital, 61% dos consumidores têm uma visão positiva da interação com chatbots.

Além disso, a Velocify mostra que a taxa de conversão pode aumentar em até 400% quando uma empresa entra em contato com o cliente logo após sua interação inicial. Ou seja, o mundo dos chatbots é uma avenida em constante crescimento, e não uma moda passageira, sendo esse um dos mitos quebrados sobre a ferramenta.

Abaixo, listamos mais 06 benefícios da integração de chatbots nas plataformas de e-commerce.

Atendimento 24/7

Os chatbots estão disponíveis o tempo todo. Isso significa que os clientes podem obter assistência instantânea a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo fora do horário comercial tradicional. É uma forma de oferecer suporte mesmo quando não parece possível.

Resolução rápida de problemas

Com a capacidade de responder instantaneamente às consultas dos clientes, os chatbots podem resolver rapidamente diversas questões e fornecer suporte eficiente, melhorando a satisfação do cliente. 

Personalização da experiência na integração de chatbots

Os chatbots podem oferecer recomendações de produtos personalizadas com base no histórico de compras e nas preferências do cliente, criando uma experiência de compra mais relevante e envolvente.

Redução de custos operacionais

Ao automatizar tarefas repetitivas de atendimento ao cliente, os chatbots podem reduzir os custos operacionais das empresas, eliminando a necessidade de uma grande equipe de suporte e direcionando esses esforços para áreas mais estratégicas.

Aumento da eficiência

Os chatbots podem lidar com várias consultas simultaneamente, o que aumenta a eficiência do atendimento ao cliente e reduz o tempo de espera dos clientes.

Geração de leads e vendas

Os chatbots podem ser usados para iniciar conversas proativas com os clientes, oferecendo promoções, cupons e outras ofertas que incentivam as vendas e geram leads qualificados. Mais do que isso, eles também podem oferecer um suporte qualitativo no pós-vendas.

Onde os chatbots podem ser implementados no e-commerce?

É altamente atrativo a questão de implementar chatbots. Mas, por onde começar? Os chatbots podem ser implementados em diferentes pontos de contato, como:

  • Páginas de produto;
  • Dúvidas sobre utilização do produto ou serviço;
  • Carrinho de compras; 
  • Processo de checkout;
  • Assistência personalizada no pós-vendas;
  • Ativações em datas comemorativas e muito mais.

Passo a passo para integração de chatbots com plataformas de e-commerce

Para que você consiga aplicar uma boa integração de chatbots em uma plataforma de e-commerce, é muito importante seguir alguns passos para que o processo seja eficiente e, claro, mais importante, traga os resultados esperados.

Veja abaixo 05 passos para integrar chatbots em plataformas de e-commerce:

Passo 1. Definição de objetivos

Primeiramente, é crucial que você identifique os objetivos específicos da integração, como melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas ou reduzir os custos operacionais.

Passo 2. Escolha da plataforma de chatbot

Depois, pesquisa e selecione uma plataforma de chatbot que atenda às necessidades da empresa em termos de recursos, personalização e integração com a plataforma de e-commerce.

A Getbots, por exemplo, é uma empresa que consegue transformar o seu chatbot em uma plataforma de negócios, com narrativas únicas, em diversos formatos e usando IA para mais performance. Entre em contato para conhecer.

Passo 3. Customização do chatbot

Configurar o chatbot de acordo com as necessidades da empresa, incluindo a criação de respostas pré-programadas, definição de fluxos de conversação e integração com o sistema de gestão de pedidos e estoque.  Aqui é uma etapa que precisa ser analisada com carinho, pois a forma de interação é a chave do sucesso.

Passo 4. Testes e ajustes

Realizar testes rigorosos para garantir que o chatbot esteja funcionando corretamente e fornecendo respostas precisas e úteis aos clientes. 

Lembre-se de fazer ajustes conforme necessário para melhorar o desempenho.

Passo 5. Monitoramento e otimização

Monitorar continuamente o desempenho do chatbot, coletando feedback dos clientes e fazendo ajustes para melhorar a experiência do usuário e alcançar os objetivos estabelecidos.

Humanização com plataformas de e-commerce

De acordo com um estudo FlashBack, realizado pela R/GA a pedido do Google Cloud, em 2022, apenas 12% dos e-commerces de diferentes segmentos (Marketplace, Moda & Esportes, Drogarias e Beleza, e Pets) utilizavam chatbot com linguagem natural. 

Em 2023, houve um aumento de 233% na quantidade de empresas que passaram a adotar essa tecnologia de humanização. 

Ou seja, a humanização no e-commerce com chatbots é uma estratégia para criar conexões significativas com os clientes e proporcionar uma experiência de compra mais personalizada e envolvente. 

Claro que, para isso, é preciso apostar em algumas frentes, como a linguagem natural. Os chatbots podem, e devem, ser programados para usar uma linguagem mais próxima à humana, com respostas amigáveis e conversacionais. Isso ajuda a criar uma interação mais agradável com os clientes, trazendo conforto e bem-estar.

Lembre-se de realizar muitas personalizações ou contar com empresas como a Getbots para realizar essas ativações de maneira personalizada e única. Em campanhas de lançamento ou mesmo no atendimento do dia a dia, sempre há uma oportunidade para deixar a sua marca. 

Ao adotar uma abordagem de humanização no e-commerce com chatbots, as empresas tornam-se autênticas. Uma pesquisa conduzida realizada pela Zippia mostrou que 86% dos consumidores consideram a autenticidade de uma marca um fator crucial ao tomar decisões de compra. Isso, consequentemente, vai promover a fidelidade à marca e impulsionar as vendas a longo prazo.

Esta publicação te ajudou? Confira essa e outras explicações sobre chatbots e tecnologia no blog da Getbots

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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