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3 mitos sobre chatbots (que já foram quebrados!)

Os mitos sobre chatbots estão sendo quebrados a cada dia; veja os mais comuns
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mitos sobre chatbots

Os chatbots, ou assistentes virtuais, têm sido um dos avanços mais notáveis no campo da tecnologia quando nos referimos à interação e outras possibilidades de comunicação. No entanto, ainda existem alguns mitos sobre chatbots que precisam ser desmistificados.

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar como eles transformaram a maneira como as empresas se comunicam e interagem com seus clientes. Apesar da crescente popularidade e benefícios comprovados, os equívocos e mal-entendidos em torno desses bots de conversação são latentes e geram, por vezes, dúvidas sobre os reais benefícios.

Mercados, como os de e-commerce, podem se beneficiar muito do uso de chatbots. Principalmente quando falamos de evitar o excesso de atendimento manual, da sobrecarga e demora do atendimento ou mesmo na hora de realizar a mensuração de resultados.

Segundo pesquisa do Mapa do Ecossistema de Bots, atualmente, existem, pelo menos, 144 mil chatbots em atividade em diversas áreas no País. Esse número representa um aumento de 148% comparativamente com o ano de 2022.

Desvendar os mitos sobre chatbots é crucial para compreender plenamente o potencial e os benefícios dos chatbots. Neste artigo, exploraremos alguns dos mitos mais comuns sobre chatbots e forneceremos insights valiosos sobre como acabar com eles.

O que é um chatbot?

Antes de falarmos sobre os mitos sobre chatbots, que tal aprender um pouco mais sobre essa tecnologia?

O chatbot é um programa de computador que simula conversas humanas em mensagens de texto. Eles são usados para automatizar tarefas de atendimento ao cliente, coletar informações, agendar compromissos e realizar interações simples. 

Os chatbots mais atuais e com melhor performance utilizam inteligência artificial para melhorar suas respostas ao longo do tempo e estão disponíveis todos os dias da semana, 24 horas por dia. 

Eles são usados em vários setores, principalmente os que possuem alta demanda de atendimento, para melhorar a eficiência e a conveniência, além da resolução ágil e eficiente.

03 mitos sobre chatbots mais ouvidos

Mito 1: Chatbots são apenas uma moda passageira

Um equívoco comum entre muitas empresas, principalmente, é acreditar que os chatbots são uma tendência temporária, destinada a desaparecer à medida que surgirem tecnologias mais avançadas. 

No entanto, a realidade é que os chatbots vieram para ficar, ainda mais com as otimizações e melhorias que eles podem sofrer ao longo dos anos, principalmente com o avanço da Inteligência Artificial e machine learning.

Não é nenhum segredo que os chatbots estão se tornando cada vez mais sofisticados e capazes de atender a uma ampla gama de necessidades dos usuários.

Entre os exemplos mais comuns, os chatbots estão provando seu valor em diversas indústrias, desde atendimento ao cliente, passando por suporte técnico e auxiliando em vendas e ações de marketing. 

Eles oferecem uma maneira eficaz de automatizar tarefas repetitivas, melhorar a eficiência operacional e fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia. Chatbots não são uma moda passageira, mas uma transformação duradoura na maneira como as empresas conduzem seus negócios.

Ao falar de mitos sobre chatbots, esse é um dos mais relevantes, pois é crucial compreender que essa tecnologia se integra às estratégias das empresas em todo o mundo. Basta ver a profundidade e gama de ferramentas nos Bots para WhatsApp.

Mito 2: Chatbots são incapazes de oferecer suporte humano

Outro equívoco comum ao falar sobre os mitos sobre chatbots é a ideia de que eles substituem completamente a interação humana, resultando em uma experiência impessoal e fria para os usuários. 

Os chatbots podem ser projetados para oferecer suporte eficaz e empático aos clientes, por meio de respostas rápidas e precisas para dúvidas e consultas comuns. Além disso, os chatbots podem encaminhar as solicitações mais complexas para agentes humanos, garantindo uma experiência de suporte mais completa e satisfatória.

Quando falamos sobre os chatbots modernos, eles são capazes de simular conversas de forma impressionante. Ainda mais com o aprendizado constante, mais conhecido como machine learning. Eles podem entender o contexto das conversas, reconhecer sentimentos dos usuários e personalizar as respostas de acordo com a situação. 

Ou seja, os chatbots podem fornecer uma experiência altamente personalizada e satisfatória.

Mito 3: Chatbots são caros e difíceis de implementar

Algumas empresas hesitam em adotar chatbots devido ao equívoco de que são caros e complexos na implementação. Mas esse é mais um dos mitos sobre chatbots que são fáceis de serem “combatidos”.  

Com as novas tendências no mercado de chatbot e a disponibilidade de plataformas de chatbot amigáveis, a implementação de um chatbot tornou-se muito mais acessível e direta, com muito menos necessidade de acionar times internos altamente especializados. 

Além disso, os benefícios a longo prazo, como a redução de custos operacionais e o aumento da satisfação do cliente, superam amplamente o investimento inicial.

A implementação de um chatbot pode variar em custo, dependendo da complexidade e das funcionalidades desejadas. No entanto, é importante ter em mente que uma estratégia na comunicação fará toda a diferença para transformar a experiência e as necessidades do cliente.

A Getbots, por exemplo, atende empresas em suas necessidades mais específicas. Isso vai desde o lançamento de campanhas, vendas, atendimento, engajamento e mais uma infinidade de situações. 

Investir em chatbots é sempre um passo inteligente para empresas que desejam otimizar seus processos.

Chatbot é uma realidade que as empresas precisam adotar

Falar dos mitos sobre chatbots é fundamental para aproveitar ao máximo essa tecnologia revolucionária. Compreender a importância dos chatbots como ferramentas essenciais para melhorar a experiência do cliente, otimizar processos empresariais e impulsionar o crescimento é crucial para manter-se competitivo no mercado, independentemente do segmento de atuação.

Ao adotar uma abordagem informada e estratégica, as empresas podem aproveitar plenamente os benefícios dos chatbots. Isso aumenta a eficiência operacional e elevando a satisfação do cliente.

Mitos sobre chatbots são eliminados a cada dia, já que está claro que eles são uma realidade duradoura. Quando implementados de forma adequada, podem se tornar um ativo valioso para qualquer organização. 

É hora de desmistificar os chatbots e abraçar seu potencial transformador.

Esta publicação te ajudou? Confira essa e outras explicações sobre chatbots e tecnologia no blog da Getbots

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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