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Chatbots para B2B: empresas se beneficiam da tecnologia

Com enormes possibilidades, os chatbots para B2B apoiam em processos internos e na geração de leads qualificados.
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A inteligência artificial e grandes avanços da tecnologia estão cada vez mais latentes no mercado empresarial. Isso deve-se, principalmente, à forma como elas podem ajudar no crescimento exponencial das empresas e mantê-las saudáveis por mais tempo. Os chatbots para B2B são apenas um pequeno exemplo disso.

Além desta tecnologia, os eventos, como o Web Summit Rio 2024, são palcos de discussões acaloradas e insights profundos sobre o papel da Inteligência Artificial na transformação dos modelos de negócios. 

Quando falamos em avanços da tecnologia e, claro, inovações, as mais relevantes que estão revolucionando a forma como as empresas conduzem seus negócios são os chatbots para B2B. Essas ferramentas se destacam como uma poderosa maneira de impulsionar a produtividade e o crescimento.

Interações humanas e digitais

Prova disso é o avanço nas preferência das empresas B2B. Segundo um estudo da Liga Pesquisas aliado a um da Quantas, encomendado pelo Google, cerca de 52% do B2B brasileiro quer atendimento combinado com humanos e digital. Já não é mais época de focar somente nos atendimentos humanos. Para isso, inclusive, há soluções no mercado, como a Getbots, que consegue reunir ideias humanas e poder computacional para criar experiências entre marcas e consumidores, por meio de narrativas únicas e mais humanas.

Claro que, além da óbvia vantagem de conseguir agilizar o atendimento no mercado B2B, outro benefício importante dos chatbots para B2B é a capacidade de coletar e analisar dados de forma rápida e eficiente. Esses bots podem extrair informações de diferentes fontes, analisar padrões e tendências e fornecer insights que podem orientar a tomada de decisões empresariais e de um público C-Level. 

Pode ser que, por meio dessas análises, as empresas consigam identificar oportunidades de crescimento, prever demandas do cliente, entender o mercado de forma macro, pensar em ativações de forma mais assertiva e até antecipar as necessidades dos clientes.

Neste texto, iremos abordar um pouco mais o poder dos chatbots para B2B e como as empresas podem usufruir da tecnologia para crescer os negócios.

O uso dos chatbots para B2B nas interações comerciais

Nos contextos B2B, os chatbots facilitam a comunicação entre empresas e melhoram a eficiência das operações. Claro que há alguns mercados que podem se beneficiar um pouco mais deles, como o e-commerce. 

Inclusive, segundo a mesma pesquisa da Liga Pesquisas, 39% das empresas desse setor acabam buscando mais chatbots no segundo semestre do ano, para o uso nas datas promocionais, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Mas, por que não tornar isso uma estratégia perene em busca de mais resultados? A integração de chatbots com plataformas de e-commerce já é uma realidade e há diversos cases no mercado que podem comprovar isso, e não somente com ativações em datas sazonais. Mas, não há como negar, que é um semestre de oportunidades em chatbots para B2B.

04 formas de como os chatbots para B2B podem ser aproveitados

Automação de processos internos

Chatbots para B2B podem automatizar processos internos, como solicitações de orçamento, processamento de pedidos e acompanhamento de status de entrega. 

Essas pequenas tarefas do dia a dia podem liberar tempo para os funcionários se concentrarem em tarefas de maior valor, aumentando a eficiência estratégica.

Geração de leads qualificados

A geração de leads do mercado B2B é muito mais complexa do que para o mercado B2C. Por isso, as estratégias precisam ser mais assertivas e os investimentos, por vezes, maiores. A pesquisa “Status do Marketing B2B”, conduzida pela Intelligenzia, revelou que, em 2024, cerca de 61% das empresas devem ter investimentos maiores se comparado a 2023. 

Neste cenário, os chatbots podem apoiar na geração de leads empresariais, coletando informações sobre as necessidades e requisitos dos clientes potenciais. Eles podem segmentar os leads com base em critérios específicos e encaminhá-los para equipes de vendas ou marketing para follow-up.

Assistência em processos de compra complexos

Em transações B2B, que muitas vezes envolvem processos de compra burocráticos, os chatbots para B2B podem ajudar os clientes a navegar por catálogos extensos, fornecer informações técnicas e detalhadas sobre os produtos, além de auxiliar na elaboração de propostas comerciais. Os chatbots não precisam ser, necessariamente, só atendimento.

Suporte técnico especializado

Os chatbots para B2B podem fornecer suporte técnico especializado, respondendo a perguntas sobre a integração de produtos, solução de problemas e atualizações de software. O mercado B2B tem nuances mais complexas e, por isso, essa ajuda pode ser essencial.

Os chatbots podem diagnosticar problemas comuns e oferecer soluções imediatas ou direcionar os clientes para a equipe de suporte apropriada em casos extremamente específicos.

Vantagens de implementar chatbots para B2B

Os chatbots oferecem uma série de vantagens significativas para empresas B2B, ajudando-as a melhorar o atendimento ao cliente, aumentar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento. 

Listamos, abaixo, algumas das principais vantagens que os chatbots proporcionam para empresas B2B.

Respostas eficientes

Mais do que respostas rápidas, os chatbots para B2B podem fornecer respostas precisas às perguntas dos contatos, e isso no mercado B2B tem muito valor! É garantir que a sua empresa forneça uma experiência sem falhas.

Redução de custos

Os chatbots para B2B permitem que as empresas reduzam os custos operacionais, complementando recursos humanos em tarefas de atendimento ao cliente e suporte técnico. Isso não impacta somente na ponta, mas também pode ajudar no fechamento de uma oportunidade. 

Negociações do mercado B2B tendem a ser mais demoradas do que no mercado B2C, e os bots podem ajudar a encurtar esse tempo na negociação, e trazer impacto nos custos.

Automatização de processos

Os chatbots automatizam uma variedade de processos comerciais, como qualificação de leads, processamento de pedidos, agendamento de reuniões, entre outros. Essa eficiência operacional libera os funcionários para se concentrarem em tarefas de maior valor, como vendas estratégicas e relacionamento com o cliente.

Personalização da experiência

Com base em algoritmos e dados coletados, os chatbots podem personalizar a experiência do cliente, oferecendo recomendações de produtos, conteúdo relevante e assistência personalizada. Em um mercado que necessita de relacionamentos mais profundos para aumentar a fidelidade à marca, esse tipo de ativação pode ser o seu grande diferencial.

Coleta de dados e insights

Os bots para B2B coletam uma grande quantidade de dados sobre as interações dos clientes, como perguntas feitas, problemas enfrentados e feedback fornecido.

Todas essas informações podem ser analisadas para identificar tendências, preferências de determinados mercados, além de áreas de melhoria nos produtos ou serviços. Por fim, os chatbots para B2B podem orientar as estratégias de negócios e impulsionar o crescimento.

Esta publicação te ajudou? Confira essa e outras explicações sobre chatbots e tecnologia no blog da Getbots.  

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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