fbpx

Quais são as principais tendências de chatbots atualmente?

O mercado de chatbots (ou assistentes virtuais) não para de crescer com a constante evolução dos recursos de inteligência artificial. E se você quer que sua empresa se beneficie com esse avanço, é indispensável ficar por dentro das principais tendências de chatbots. Então, não perca a oportunidade de conferir as principais novidades do mundo dos bots neste artigo!
3 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Mulher conferindo qual é a principal tendência de chatbot.

Os chatbots estão cada vez mais presentes em nossas vidas, seja para atendimento ao cliente, suporte técnico ou até mesmo para entretenimento. Isso é resultado direto da constante evolução do mercado de bots. E se liga só! Se você não se atentar às principais tendências de chatbots, seu negócio pode ficar pra trás, viu?

Então não fique de fora dessa e confira este artigo para saber os principais destaques no mundo dos bots!

C-commerce se alia aos chatbots

Calma lá, não é erro de digitação não! É “c-commerce” mesmo, mas o conceito não vai muito longe do e-commerce que a gente já conhece. O c-commerce vem de “colaborative commerce”, que no bom e velho português significa o mesmo que comércio colaborativo. 

Talvez você não saiba o que isso quer dizer, mas certamente já ouviu falar em algum c-commerce ou até mesmo já comprou em um. Esse é o caso de plataformas online como Enjoei e Get Ninjas, que reúnem em um mesmo local compradores e vendedores para que possam fechar negócio.

Ok, e onde entra o chatbot nesta história? Pois bem, por meio dos dados e histórico de compra dos usuários, o bot pode sugerir a compra de novos produtos ou serviços e mostrar promoções e lançamentos que possam interessar o cliente. 

E não para por aí! O robozinho pode, ainda, tirar dúvidas e processar o pagamento dos produtos, tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já deu pra entender por que o c-commerce, aliado aos chatbots, é uma tendência forte, né?

Chatbots invadem o Instagram

Você já percebeu que o Instagram está cheio de chatbots? Isso ocorreu porque lá em 2021 o Insta liberou o uso de bots para que empresas pudessem conversar com seus clientes via direct. Isso impulsiona o mercado de chatbots, que de 2021 a 2022 teve um salto de 26% para 55% na proporção de desenvolvedores brasileiros que projetaram interfaces conversacionais para a rede social. 

É tanta gente fazendo chatbot para o Instagram que atualmente o canal atingiu a sexta posição no ranking de plataformas com maior demanda para criação de chatbots, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time: Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots.

E sabe por que os chatbots estão invadindo o Instagram? Fique sabendo que o Brasil é o segundo país que mais usa o canal. Só perde pro Tio Sam. E o mais engraçado é que, segundo pesquisa feita pela Opinion Box, a popularidade da rede social só cresce! 

Atualmente, 92% dos usuários entram no Insta pelo menos uma vez por dia. Dessa porcentagem, 53% alegam entrar várias vezes. E ainda tem aqueles que sequer desgrudam do aplicativo, deixando-o aberto o dia inteirinho.

E não é só pra passar o tempo, não! A galera acredita que o Instagram aproxima pessoas e empresas (79% concordam), tanto que 44% afirmaram à Opinion Box que já usam o app pra conversar com companhias. E aí, você está nessa estatística?

Isso tem impulsionado o uso de interfaces conversacionais no Instagram com o objetivo de tirar dúvidas, ajudar os clientes a encontrar o que procuram e até mesmo processar pedidos diretamente no Instagram, tornando a experiência do cliente muito mais fluida e fácil e podendo aumentar a conversão de vendas para as empresas.

Chatbots cheios de personalidade

Com a quantidade cada vez maior de chatbots disponíveis, é essencial que eles sejam personalizados e únicos. Mas não apenas por isso. Os próprios clientes demandam a disponibilização de bots mais humanos e personalizados. 

Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela LivePerson que indica que 61% dos consumidores têm opinião positiva em relação à comunicação com bots, mas 41% dizem sentir falta de um toque humano nos bots, enquanto 36% apontam a falta de personalização como um problema.

Isso significa que os bots precisam ser projetados conforme as necessidades específicas dos negócios e as preferências dos usuários. Chatbots personalizados podem oferecer experiências mais agradáveis ​​e envolventes, o que pode levar a um aumento nas vendas e na satisfação do cliente. 

Então nada de colocar chatbot sem graça por aí, viu? Se você realmente quer aproveitar todos os benefícios que um bot pode proporcionar para seu negócio, é bom que o robozinho tenha personalidade de sobra.

Conte com a Getbots para ficar por dentro das tendências de chatbots

Os chatbots estão mudando a forma como as empresas interagem com os clientes. As tendências de chatbots estão evoluindo rapidamente, e as empresas precisam estar atentas a essas mudanças para permanecerem competitivas.

Toda semana a Getbots traz uma série de conteúdos sobre chatbot. Então, acesse o nosso site para saber mais sobre o assunto e entender como o nosso time de experts pode ajudar a sua empresa a decolar!

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Posts relacionados

Como funcionam os chatbots para WhatsApp?

Cada vez mais indispensável para a comunicação cliente-empresa, os chatbots para WhatsApp estão evoluindo e hoje possuem diferentes funcionalidades

Como a Getbots se tornou referência em chatbots no Brasil

Descubra como a Getbots se tornou referência no mercado de chatbots do Brasil, criando e desenvolvendo bots e assistentes virtuais como ferramenta de negócio capazes de revolucionar o relacionamento entre marcas e consumidores.  Que a tecnologia tem avançado de forma

Comentários

Faça uma busca no Blog: