A partir do dia 1º de fevereiro de 2022 o WhatsApp trocará o modelo de cobrança baseado em notificação por um modelo de preços baseado em conversa. Nesse novo modelo, todas as mensagens entregues, através da plataforma do WhatsApp Business, no período de 24 horas serão cobradas.
Existem duas categorias de conversas: as iniciadas pelo usuário e/ou pela empresa. Ambas com custos diferentes. As cobranças se baseiam no número de telefone do usuário. As taxas das duas categorias variam de acordo com o país.
Quanto custa a operação de chatbot no WhatsApp?
Com essa mudança, os negócios que têm chatbot no WhatsApp precisam ficar atentos aos novos custos.
Para calcular o valor total da operação de chatbot no Whatsapp é necessário conhecer os custos de cada camada da operação e também a quantidade de conversas iniciadas pelo usuário e/ou pela empresa.
ISV – Independent Software Vendor
São plataformas para construção de chatbots. Esta tecnologia permite criar seu chatbot e obter sucesso em seu projeto. A Getbots Studio é um exemplo de ISV.
BSP – Business Solution Providers
São empresas autorizadas pelo WhatsApp a comercializar o WhatsApp Business API. É com o BSP que sua empresa contrata a API.
Channel
É o canal por onde são iniciadas as conversas, que pode ser pelo usuário ou pela empresa.
Disponibilizamos um modelo para cálculo de custo da operação de chatbot no WhatsApp, basta informar os custos em cada uma das camadas.
Converse e solicite ao nosso chatbot.
Leia também: Mensagens automáticas Whatsapp: para que serve e como usar