O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, e o envio de mensagens automáticas pelo app pode te ajudar a gerar ainda mais vendas. Saiba mais!
Como o próprio nome sugere, a mensagem automática no WhatsApp é um recurso que permite automatizar o envio de mensagens. Essa funcionalidade está disponível de forma gratuita na versão Business do aplicativo e tem como proposta otimizar o atendimento ao cliente.
Essa função tem recebido destaque nos últimos anos. E não é por menos! Segundo pesquisa realizada pela Infobip, Opinion Box e Mobile Time, 80% dos brasileiros usam o WhatsApp para entrar em contato com as empresas, seja para obter informações, suporte técnico ou realizar compras.
Diante desse cenário, contar com um recurso que auxilia no atendimento é uma grande oportunidade para conquistar clientes. Então, que tal aprender a ativar a mensagem automática no WhatsApp para clientes e não deixar escapar nenhuma chance de aumentar sua cartela de clientes, hein?
Para que serve e por que usar as mensagens automáticas no WhatsApp
A mensagem automática WhatsApp serve para responder aos potenciais e atuais clientes que possam entrar em contato com a empresa em um momento que não tenha ninguém disponível para atender. Alguns exemplos de respostas são:
- Mensagem de saudação e boas-vindas: cumprimenta o consumidor e deseja boas-vindas;
- Mensagem de ausência: informa que a empresa está fechada no momento e solicita que o consumidor aguarde para ser atendido;
- Mensagem de desculpas ou resolução de problemas: pede desculpas pelo inconveniente e informa como o cliente pode solucionar o problema;
- Mensagem de agradecimento: normalmente usada para agradecer pelo contato, por ter respondido a alguma pesquisa de satisfação ou por escolher a empresa para realizar compras;
- Mensagem de despedida: indica que o atendimento foi encerrado.
Como configurar mensagem automática no WhatsApp?
Para configurar uma mensagem automática no WhatsApp, veja o passo a passo abaixo:
- Obtenha um número de telefone com suporte para WhatsApp Business.
- Baixe e instale o aplicativo WhatsApp Business em seu celular. O app está disponível para iOS e Android.
- Configure sua conta e verifique seu número de telefone: preencha as informações de contato da sua empresa, como nome, endereço e horário de funcionamento.
- Crie uma mensagem automática de boas-vindas para ser enviada aos novos contatos. Essa mensagem pode ser variada, você pode usá-la para apresentar sua empresa, fornecer informações de contato, assim como informações sobre o funcionamento do negócio e muito mais.
- Ative o envio automático de mensagens nas configurações do aplicativo. Isso pode ser feito nas configurações de “Mensagens de saudação” ou “Mensagem de ausência”.
- Configure as regras de envio automático, como horário e frequência. Isso pode ser feito clicando em “Regras” nas configurações de mensagens automáticas.
- Teste sua mensagem automática enviando uma mensagem para o seu número de WhatsApp Business. Isso te ajudará a entender como a mensagem será exibida para seus clientes.
- Não se esqueça de atualizar ou modificar sua mensagem automática sempre que necessário. Veja se ela está sempre atualizada e relevante para seus clientes.
Leia também: Como usar a lista de transmissão do WhatsApp na sua empresa
Vantagens de fazer atendimento ao cliente por WhatsApp
Ao ativar a função de mensagem automática no WhatsApp, você obterá os seguintes benefícios:
- Maior comodidade ao consumidor: essa funcionalidade oferece maior comodidade ao consumidor, porque ele poderá entrar em contato com a empresa por meio de um canal que ele já está habituado a usar;
- Mais agilidade no atendimento: a pessoa usuária poderá obter informações 24 horas, sete dias por semana, e ser respondida instantaneamente;
- Atendimento em diferentes formatos: as mensagens podem ser no formato de áudio, vídeo, imagem e texto, tornando o atendimento mais personalizado e eficiente. Por exemplo, para fornecer suporte sobre como usar um produto, nada melhor do que um vídeo explicativo, não é mesmo?;
- Contribui para a tomada de decisão: o WhatsApp Business fornece dados sobre os atendimentos, contribuindo para uma tomada de decisão mais eficiente;
- Promoção de vendas: atualmente, é possível visualizar produtos, consultar preços e efetuar pagamentos via WhatsApp, promovendo a geração de vendas.
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