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Mensagem automática no WhatsApp: para que serve e como usar

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pessoa configurando uma mensagem automática WhatsApp para clientes

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, e o envio de mensagens automáticas pelo app pode te ajudar a gerar ainda mais vendas. Saiba mais!

Como o próprio nome sugere, a mensagem automática no WhatsApp é um recurso que permite automatizar o envio de mensagens. Essa funcionalidade está disponível de forma gratuita na versão Business do aplicativo e tem como proposta otimizar o atendimento ao cliente.

Essa função tem recebido destaque nos últimos anos. E não é por menos! Segundo pesquisa realizada pela Infobip, Opinion Box e Mobile Time, 80% dos brasileiros usam o WhatsApp para entrar em contato com as empresas, seja para obter informações, suporte técnico ou realizar compras. 

Diante desse cenário, contar com um recurso que auxilia no atendimento é uma grande oportunidade para conquistar clientes. Então, que tal aprender a ativar a mensagem automática no WhatsApp para clientes e não deixar escapar nenhuma chance de aumentar sua cartela de clientes, hein?

Para que serve e por que usar as mensagens automáticas no WhatsApp

A mensagem automática WhatsApp serve para responder aos potenciais e atuais clientes que possam entrar em contato com a empresa em um momento que não tenha ninguém disponível para atender. Alguns exemplos de respostas são:

  • Mensagem de saudação e boas-vindas: cumprimenta o consumidor e deseja boas-vindas;
  • Mensagem de ausência: informa que a empresa está fechada no momento e solicita que o consumidor aguarde para ser atendido;
  • Mensagem de desculpas ou resolução de problemas: pede desculpas pelo inconveniente e informa como o cliente pode solucionar o problema;
  • Mensagem de agradecimento: normalmente usada para agradecer pelo contato, por ter respondido a alguma pesquisa de satisfação ou por escolher a empresa para realizar compras;
  • Mensagem de despedida: indica que o atendimento foi encerrado.

Como configurar mensagem automática no WhatsApp?

Para configurar uma mensagem automática no WhatsApp, veja o passo a passo abaixo:

  1. Obtenha um número de telefone com suporte para WhatsApp Business. 
  2. Baixe e instale o aplicativo WhatsApp Business em seu celular. O app está disponível para iOS e Android.
  3. Configure sua conta e verifique seu número de telefone: preencha as informações de contato da sua empresa, como nome, endereço e horário de funcionamento.
  4. Crie uma mensagem automática de boas-vindas para ser enviada aos novos contatos. Essa mensagem pode ser variada, você pode usá-la para apresentar sua empresa, fornecer informações de contato, assim como informações sobre o funcionamento do negócio e muito mais.
  5. Ative o envio automático de mensagens nas configurações do aplicativo. Isso pode ser feito nas configurações de “Mensagens de saudação” ou “Mensagem de ausência”.
  6. Configure as regras de envio automático, como horário e frequência. Isso pode ser feito clicando em “Regras” nas configurações de mensagens automáticas.
  7. Teste sua mensagem automática enviando uma mensagem para o seu número de WhatsApp Business. Isso te ajudará a entender como a mensagem será exibida para seus clientes.
  8. Não se esqueça de atualizar ou modificar sua mensagem automática sempre que necessário. Veja se ela está sempre atualizada e relevante para seus clientes.

Leia também: Como usar a lista de transmissão do WhatsApp na sua empresa

Vantagens de fazer atendimento ao cliente por WhatsApp

Ao ativar a função de mensagem automática no WhatsApp, você obterá os seguintes benefícios:

  • Maior comodidade ao consumidor: essa funcionalidade oferece maior comodidade ao consumidor, porque ele poderá entrar em contato com a empresa por meio de um canal que ele já está habituado a usar;
  • Mais agilidade no atendimento: a pessoa usuária poderá obter informações 24 horas, sete dias por semana, e ser respondida instantaneamente;
  • Atendimento em diferentes formatos: as mensagens podem ser no formato de áudio, vídeo, imagem e texto, tornando o atendimento mais personalizado e eficiente. Por exemplo, para fornecer suporte sobre como usar um produto, nada melhor do que um vídeo explicativo, não é mesmo?;
  • Contribui para a tomada de decisão: o WhatsApp Business fornece dados sobre os atendimentos, contribuindo para uma tomada de decisão mais eficiente;
  • Promoção de vendas: atualmente, é possível visualizar produtos, consultar preços e efetuar pagamentos via WhatsApp, promovendo a geração de vendas. 

Conheça a Getbots

A Getbots é uma empresa especializada no desenvolvimento de interfaces conversacionais, como chatbots e assistentes virtuais, que tem como objetivo a criação de soluções que reúnam ideias humanas ao poder computacional para oferecer experiências inesquecíveis entre marcas e consumidores.

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