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Muito além de uma sexta-feira: como a Getbots ajuda a sua empresa na data mais esperada do varejo

Chatbots é uma maneira eficaz de melhorar a experiência do cliente e aumentar as conversões na Black Friday
4 min. de leitura
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chatbot na black friday

O período mais aguardado do varejo brasileiro, e por que não mundial, chegou! A Black Friday pode mudar o ponteiro do seu negócio no final do ano, por isso, aproveitar todas as oportunidades é essencial para ter uma data de sucesso!  

Mas, antes de falarmos sobre todas as possibilidades que a Getbots pode te ajudar, damos um recado: ainda é tempo de montar uma estratégia com chatbots para a data!

Segundo a Panorama Mobile Time, 62% das marcas que participaram da pesquisa contaram que tiveram aumento de vendas graças ao uso de bots. Mais do que isso, cerca de 81% afirmam que os bots reduzem custos, além de aumentar a satisfação do cliente. Ou seja: é o momento certo para aproveitar todas as tecnologias e alavancar vendas.

Não é segredo para ninguém que chatbot para a Black Friday pode ser uma oportunidade crucial das empresas atraírem mais clientes, impulsionarem as vendas e, é claro, fazer um excelente trabalho de fidelização, pensando em toda a jornada. 

Além disso, a Black Friday é um período extremamente chamativo e, por que não dizer, emocional. Segundo dados internos do Google, no terceiro trimestre de 2023, as buscas relacionadas à data cresceram 114% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso indica uma grande propensão de aumento de vendas também. 

Mas para isso, é preciso estar atento às oportunidades. Carrinho abandonado, por exemplo, é uma dificuldade latente para os varejistas na Black Friday, mas que podem ser recuperados por meio de uma estratégia de chatbot

Por meio dessa estratégia, inclusive, a Getbots consegue aumentar em até 60% o fechamento de pedidos. Agora imagine a quantidade de lucro que a empresa pode estar deixando na mesa ao não usar uma estratégia efetiva de chatbot?  

Continue lendo o nosso artigo e descubra como integrar chatbots em sua estratégia pode ser uma maneira eficaz de melhorar a experiência do cliente e aumentar as conversões na Black Friday!

Análise tendências de consumo e mercado para a Black Friday

Uma coisa é certa: ninguém mais quer ver uma “Black Fraude”. No cenário atual, onde existem diversos comparadores de preço, por exemplo, os consumidores têm o hábito de iniciar suas pesquisas online muito antes e explorar uma ampla variedade de produtos, com o intuito de comparar as melhores ofertas disponíveis. 

Empresas que compreendem essa dinâmica têm a oportunidade de destacar seus produtos e ofertas de maneira estratégica, atendendo às intenções de compra dos consumidores. 

De acordo com um levantamento da Méliuz, os brasileiros devem gastar 62% a mais nessa Black Friday se comparado a 2022, quando o ticket médio foi de R$618. Além disso, 95% dos brasileiros querem aproveitar o dia 24 de novembro para comprar alguma coisa. Com tantas oportunidades batendo à porta, preparar-se para potencializar as vendas é determinante! 

A Getbots já consegue auxiliar as marcas, pois, com a descoberta de intenções de compras, é possível iniciar uma jornada de comunicação baseada nos produtos pesquisados, sempre com atenção a descontos e promoções atraentes. 

Os bots para WhatsApp vêm crescendo muito e sendo bastante assertivos nas comunicações, já que é a rede social mais usada pelos brasileiros.

Fases da jornada que a Getbots te ajuda

Como falamos, ainda é tempo de pensar e executar uma estratégia de sucesso. Por isso, a Getbots separou três etapas cruciais que consegue te ajudar reunindo ideias humanas e poder computacional para criar experiências inesquecíveis aos seus clientes! 

Está esperando o que para ter uma Black Friday fora da curva? Entre em contato agora com a gente pelo WhatsApp e descubra um mundo de possibilidades.

Descoberta de intenções de compras

Nesta primeira etapa, no que podemos chamar de pré-Black Friday, por meio da 

descoberta de intenções de compras em ramos voltados ao seu negócio, conseguimos criar personalizações incríveis e experiências bastante disruptivas.

Aqui já é uma forma altamente relevante para aumentar o engajamento com os seus clientes. Na atuação Pré-Black Friday há diversos tipos de ativações que podem ser realizadas, por exemplo: enviar uma mensagem personalizada para a sua base

de clientes, convidando-os a acessar uma landing page especial, um webinar, um podcast, uma live commerce etc.

Por meio dessa mensagem também será possível afunilar o interesse e conhecer quais produtos as pessoas têm interesse em comprar por meio de enquetes específicas. 

Apresentação de ofertas

Aqui, provavelmente, o período mais crucial: as datas mais próximas da Black Friday ou mesmo a própria sexta-feira. Neste momento, é possível enviar mensagens ativas durante os dias mais “quentes”, que tendem a ser sexta e começo de sábado.

A depender da estratégia da sua empresa, é possível personalizar um lembrete para que as pessoas se cadastrem em sua landing page, atrair audiência para seu webinar ou podcast, participar da live commerce etc. Tudo vai depender do plano que foi traçado.

Além disso, também é possível, por meio da descoberta de interesse no produto, que foi realizado na etapa anterior, ofertar com muito mais assertividade um desconto ou mesmo condições de pagamento especiais. Dessa forma, você impulsiona vendas com chatbot.

De acordo com dados do E-commerce Brasil, quando existe personalização no varejo digital, o valor dos pedidos pode aumentar até 10%.

Pós Black Friday

Não é só porque você vendeu que vai esquecer o seu cliente e deixá-lo de lado, né? Assim, todo o trabalho construído nas etapas anteriores será perdido.

Por isso, é muito importante atuar no Pós Black Friday. Mas como que a Getbots pode me ajudar aqui? Trazendo muito mais informação e acompanhamento para o seu cliente! 

Na última etapa da jornada, pensando no período de Black Friday, é possível ter uma atuação ativa em diversas frentes. Independentemente do canal escolhido, os seus clientes podem, por exemplo, consultar o status do pedido. É uma forma de deixá-lo sempre informado e minimizar a ocupação de tempo do seu time de atendimento para outras questões.

Também é possível preparar uma estratégia de upsell para ofertar novos produtos ou, simplesmente, deixar disponível que o cliente questione se há novas ofertas! 

Com a proximidade de datas relevantes para o e-commerce, como a Black Friday, Cyber Monday e Natal, manter uma estratégia de comunicação e fidelização forte, fará o seu negócio crescer. Vamos criar essa estratégia juntos?

Esta publicação te ajudou? Confira essa e outras explicações sobre chatbots e tecnologia no blog da Getbots

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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