fbpx

Saiba como impulsionar suas vendas com chatbot

Os chatbots são softwares dotados de Inteligência Artificial utilizados para interpretar e responder perguntas de forma automatizada e sem interferência de agentes humanos. Essa tecnologia pode ser utilizada em diversas frentes, como na estratégia de vendas.
4 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Vendedor comemorando ao impulsionar suas vendas com chatbot.

Os chatbots são softwares dotados de Inteligência Artificial utilizados para interpretar e responder perguntas de forma automatizada e sem interferência de agentes humanos. Essa tecnologia pode ser utilizada em diversas frentes, como na estratégia de vendas. 

Pensando em investir em chatbots para aumentar as vendas da sua empresa? Conheça a Getbots, empresa que desenvolve chatbots personalizados para o setor de vendas usando inteligência artificial. Clique aqui e saiba mais.

Confira este artigo para saber como impulsionar suas vendas com chatbot e faça seu negócio crescer ainda mais!

De que forma os chatbots ajudam nas vendas?

Atraindo mais atenção do usuário

Ao acessar um site, o que mais chama a sua atenção: um formulário ou um chatbot? Certamente, a segunda opção. Sendo assim, o bot pode ser um interessante artifício para captar a atenção dos potenciais clientes e mantê-los na sua página, a fim de que avancem na jornada de compra.

Possibilitando mais personalização

O chatbot consegue coletar dados dos usuários, interpretá-los e fornecer calls to action (CTAs) (ou chamadas para a ação, em português) mais personalizadas, contribuindo para as vendas. Por exemplo: se um lead já visitou uma página sua que contém um determinado produto e acessa seu site novamente, a interface de conversação pode exibi-lo para incentivar a venda.

Facilitando a captação de dados

Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor, é preciso solicitar a permissão dos usuários para coletar seus dados. Isso pode implicar barreiras para obter leads (potenciais clientes que já forneceram seus dados), mas a presença de um chatbot de atendimento em seu site pode resolver isso. 

O bot consegue estabelecer uma conexão e oferece instantaneamente as informações de que o potencial cliente precisa, facilitando o engajamento no preenchimento de dados, já que há uma troca imediata.

Contribuindo com o avanço do lead na jornada de compra

Como dito, a interface de conversação coleta dados do usuário e faz isso com mais facilidade. Assim, é possível compreender em que estágio do funil de vendas o lead está e qualificá-lo com os conteúdos certos e no momento certo, auxiliando o potencial cliente a avançar na jornada de compra.

Viabilizando uma melhor análise de dados

Quando se opta por formulários estáticos, é possível identificar apenas o número de desistências, não sendo possível saber em que ponto da interação o usuário desiste de seguir com as ações sugeridas.

Já com uma interface de conversação, você consegue perceber exatamente em qual parte do diálogo com o chatbot o lead decide interromper a conversa, o que ajuda a identificar o que deve ser melhorado na estratégia de comunicação.

Oferecendo atendimento em tempo integral

Outro fator que possibilita que os bots ajudem nas vendas é que eles ficam disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana. Assim, você não perde a chance de fechar uma venda fora do horário comercial e aos finais de semana e feriados. 

Por exemplo: se a sua empresa não oferece atendimento aos sábados e há uma pessoa procurando exatamente um produto ou serviço que você comercializa, ela acabará o obtendo na concorrência. Porém, se você contar com um bot, é possível captar esse potencial cliente.

Estando presentes em múltiplos canais

Vale destacar, ainda, que as interfaces de atendimento impulsionam as vendas, pois podem ser integradas aos mais diversos canais de atendimento, tudo ao mesmo tempo. Assim, o potencial cliente pode entrar em contato com a sua empresa pelo canal que ele está habituado a usar.

Como impulsionar suas vendas com chatbot?

Com carrinho abandonado

Há pessoas que desistem de concluir uma compra porque tiveram alguma dúvida ao longo do processo. Esses carrinhos abandonados podem ser revertidos se você disponibilizar um chatbot de atendimento aos seus potenciais clientes 24h por dia, sete dias por semana. Assim, eles poderão sanar suas dúvidas instantaneamente e fechar a compra com mais segurança.

Com novas oportunidades de vendas

Os bots permitem gerar up-selling e cross-selling. O up-selling corresponde às vendas adicionais provenientes da oferta de produtos ou serviços semelhantes aos que estão sendo adquiridos pelo cliente. 

Já o cross-selling se refere às vendas resultantes da oferta de produtos ou serviços complementares aos que estão sendo comprados. A interface de conversação consegue fazer isso porque coleta e interpreta dados de perfil e comportamento dos potenciais clientes.

Com pós-venda

O processo de venda não termina após o cliente pagar pelo produto ou serviço, pois se houver um impedimento na entrega do item, ou o cliente não obter o suporte necessário para utilizá-lo, ele poderá desistir da mercadoria e solicitar seu dinheiro de volta. 

Ao contar com um chatbot, você oferece ao cliente atendimento integral para sanar qualquer tipo de dúvida e resolver qualquer eventual problema que possa ocorrer no pós-venda.

Com pesquisa de satisfação

Esse item também consta no pós-venda e é um passo importante para a fidelização do cliente, dado que o feedback de quem está concluindo um ciclo da jornada de compra pode oferecer muitos insights para melhorar ainda mais esse processo. 

Uma forma de engajar os clientes a responderem o questionário da pesquisa de satisfação é aplicá-lo por meio de um bot, uma vez que essa tecnologia também permite a realização de levantamento de dados junto aos clientes.

Com recompra

Determinados produtos têm um prazo de uso previsível, como, por exemplo, medicamentos. Também é possível estimar quando o produto vai terminar com base em uma média obtida por meio de testes e até mesmo análise da frequência de compra do produto pelo cliente. 

Com esses dados, o bot pode identificar o melhor momento para entrar em contato com o cliente e avisá-lo de que o item está próximo de acabar, impulsionando a efetuação da compra novamente.

Conheça o chatbot da Getbots

A Getbots é especializada no desenvolvimento de chatbots altamente personalizáveis. Isso é possível graças à nossa metodologia de trabalho e às tecnologias que empregamos na realização de nossos projetos.

Entre em contato com o chatbot da Getbots para conhecer nosso trabalho de criação de chatbots para vendas e aproveite para testar na prática o resultado do nosso trabalho.

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Posts relacionados

Como usar as integrações dos Chatbots

Integrações dos Chatbots: revolucione seu negócio

Quer saber como aumentar suas vendas e dominar seu CRM? Expanda seus horizontes com as integrações que os chatbots podem te proporcionar.

Exploramos as integrações que os chatbots podem fazer e queremos te contar.

Vantagens dos chatbots no e-commerce

Atendimento manual? Sobrecarga e demora do atendimento? Falta de mensuração de resultados? Confira as vantagens dos chatbots no e-commerce.

Comentários

Faça uma busca no Blog: