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Entenda o que é Inteligência Artificial e como pode ser usada no atendimento

O uso de Inteligência Artificial está em alta, e sua empresa não pode ficar de fora dessa. Leia o post e saiba o que é e como usá-la no atendimento ao cliente.
3 min. de leitura
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inteligência artificial

Inteligência Artificial se refere tanto a uma área de estudo da Ciência da Computação quanto à capacidade das máquinas aprenderem com a experiência e tomarem decisões de forma plenamente autônoma, assim como os humanos são capazes de fazer. Ou seja, não é um software programado para seguir um passo a passo pré-determinado, ok?

Essa incrível tecnologia já foi adotada por 40% das empresas brasileiras dos mais variados segmentos do mercado, como financeiro, da educação, da saúde e do varejo, por exemplo, conforme pesquisa encomendada pela International Business Machines (IBM) e realizada pela Morning Consult.

Não é à toa que as empresas apostam cada vez mais na Inteligência Artificial. Segundo um estudo realizado pela McKinsey & Company, 70% dos executivos entrevistados observaram que esse recurso foi responsável por parte do aumento na receita de suas empresas. Interessante, né?

Quer aprender mais sobre o assunto e descobrir como oferecer uma melhor experiência de atendimento ao cliente? Confira o artigo!

Como funciona a Inteligência Artificial no atendimento?

A Inteligência Artificial toma decisões por meio da aplicação de regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis e experiência adquirida, assim como um humano faria, já que fazemos escolhas com base em nossas vivências e informações que temos acesso, não é mesmo?

Assim, a interface de atendimento consegue assimilar dúvidas e problemas dos usuários e oferecer respostas. Além disso, essas tecnologias são capazes de coletar informações sobre os leads e contribuir para as estratégias de marketing e vendas da empresa.

Para que a Inteligência Artificial consiga atender aos usuários, é preciso integrá-la às plataformas de comunicação da empresa, como WhatsApp, Facebook Messenger e chat do site, por exemplo, e às informações que precisa consultar para tomar decisões.

Como podemos usar Inteligência Artificial no atendimento?

A Inteligência Artificial pode ser utilizada de diferentes formas no atendimento ao público. Confira as principais a seguir:

  • Omnichannel: as ferramentas omnichannel podem ser feitas com Inteligência Artificial para identificar a linguagem e as regras de cada canal de comunicação utilizado pela empresa, a fim de adaptar as mensagens transmitidas a cada um deles.
  • Unidade de Resposta Audível (URA): chamada também de atendente eletrônica, a URA simula um atendente de call center por meio de áudio pré-gravado ou dinamicamente gerado. Essa tecnologia consegue reconhecer voz e os números digitados pelo cliente no dispositivo telefônico, sanar dúvidas, resolver problemas e transferir ligações, por exemplo.
  • Automatização de processos: a Inteligência Artificial pode ser utilizada também para automatizar diversos processos dentro de uma empresa, como responder e enviar e-mails ou responder e curtir seguidores nas redes sociais.
  • Chatbots: conhecidos também como assistentes virtuais ou interfaces de atendimento, os chatbots são softwares que podem ser plugados a plataformas de comunicação para disponibilizar atendimento ao cliente via mensagem de texto.

Quais as vantagens de adotar Inteligência Artificial no atendimento?

Saiba quais são as principais vantagens de implementar tecnologias com Inteligência Artificial na sua empresa:

1. Otimiza o atendimento 

A Inteligência Artificial consegue otimizar o atendimento por diversos motivos. Um deles é o fato da tecnologia conseguir atender a várias pessoas ao mesmo tempo, ou seja, os usuários não precisam esperar para serem atendidos.

Além disso, as respostas são dadas quase que imediatamente, pois essa tecnologia consulta e processa a informação de forma muito mais rápida se comparada a uma pessoa efetuando o mesmo processo. 

Outro fator que otimiza o atendimento é que a Inteligência Artificial fica disponível para prestar atendimento ao público 24 horas, sete dias por semana

2. Aumenta a satisfação do cliente

Como o tempo de atendimento é muito mais rápido e o público pode entrar em contato com a empresa a qualquer hora do dia e dia da semana, logo, percebe-se o aumento da satisfação dos clientes. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Business Insider, no primeiro semestre de 2021, revelou que 40% dos usuários preferem ser atendidos por um chatbot do que por uma pessoa.

3. Reduz custos

A Inteligência Artificial consegue proporcionar todos esses benefícios e ainda gerar economia para as empresas. Isso ocorre porque as despesas com a contratação de uma ampla equipe que atenda a todas as solicitações rapidamente e fique disponível 24 horas são reduzidas.

Para que você tenha uma noção, 62% das empresas adotaram ferramentas com Inteligência Artificial justamente para cortar gastos, conforme aponta o estudo Modernização de TI: do crítico à transformação digital, da empresa de pesquisa de tecnologias Vanson Bourne.

Como a Getbots pode me ajudar?

Viu como a Inteligência Artificial pode trazer grandes benefícios à sua empresa? Pois é, mas saiba que, para que isso ocorra, é preciso que esse recurso seja projetado de forma personalizada. Isso requer mais do que grandes volumes de dados e algoritmos inteligentes. 

Por esse motivo, é decisivo pensar em uma estratégia de ponta a ponta, isto é, considerando o perfil do cliente e o da empresa, para criar o conceito por trás da Inteligência Artificial e torná-la mais humanizada. E é justamente isso que a equipe da Getbots faz.

Entre em contato para conhecer nosso serviço de criação de interfaces conversacionais por meio de Inteligência Artificial e já aproveite para conhecer o nosso chatbot de atendimento e experimentar na prática a qualidade de nosso trabalho.

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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