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Como os chatbots ajudam na Experiência do Cliente?

Muito mais do que atendimentos automatizados, saiba como os chatbots permitem proporcionar experiências incríveis para o seu cliente.
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Como os chatbots ajudam na Experiência do Cliente

Os chatbots são programas que simulam uma conversa entre humanos. Mais do que responder perguntas, os chatbots melhoraram a experiência dos clientes em diversos momentos.

Ele permite automatizar o atendimento com fluxos de conversas, interações personalizadas e serviços sem interrupção. 

Por que oferecer uma melhor experiência dos clientes?

Hoje os clientes não querem apenas comprar produtos ou serviços, eles querem uma experiência incrível, se relacionar com as marcas e precisam ter tudo isso no momento que eles querem.

Os chatbots, alinhados aos objetivos e estratégias da empresa, são ótimos aliados para proporcionar esse relacionamento e experiências inesquecíveis que vão muito além.

Como melhorar a experiência do cliente com chatbot?

Para você que quer melhorar a experiência do cliente com chatbot e não sabe como, listamos algumas dicas:

Atendimento personalizado e humanizado

Quem acha que o uso de chatbot torna a comunicação fria e distante está enganado. 

O chatbot baseado em Inteligência Artificial é treinado e oferece uma conversa natural e fluida para o usuário. E dependendo do negócio até um chatbot baseado em fluxo pode promover uma ótima experiência para o usuário.

O importante é trabalhar a humanização do chatbot. Onde devemos considerar a perspectiva do usuário, os objetivos da empresa e trabalhar em um processo de melhoria contínua.

Além disso, traçar a personalidade do bot tornará ele ainda mais humano. Para ajudar a traçar a brand persona utilize nossa calculadora e saiba como seu negócio pode se comunicar de forma natural.

Retorno em tempo real

Através do chatbot é possível oferecer uma resposta no momento da solicitação do cliente. Então, dependendo do caso, não é necessário aguardar um atendimento humano.

Na Sofia, chatbot da Seara, é possível pedir para ser cliente, solicitar segunda via de boleto, nota fiscal e outros, sempre no momento em que o cliente procura. Dessa forma, nos adaptamos para atendê-lo sempre no momento que ele tem necessidade.

Aumentar o engajamento

O uso de chatbot tem como foco ampliar o engajamento do público que se relaciona com a marca. Através de uma experiência exclusiva podemos aumentar esse engajamento.

Esse foi o objetivo do projeto do Prêmio E-Commerce Brasil. Onde através de um chatbot via WhatsApp <https://getbots.com.br/blog/chatbots-para-whatsapp/> foi criada uma experiência que fosse capaz de transmitir ao público a grandeza do trabalho de cada finalista da Premiação.

A conversa era bem diferenciada, prática e fluida. E utilizou diversos recursos disponíveis no WhatsApp, como: Lista suspensa, botões, imagens, textos, mas sempre pensando na experiência do usuário ao consumir o produto.

Através desse chatbot, a marca deixou de lado os tradicionais formulários  para criar uma experiência incrível. 

Conheça seu cliente, saiba suas dores e necessidades, e com isso, proporcione para ele um atendimento exclusivo e personalizado.

Facilitar Onboarding 

Assim que o cliente adquire um produto / serviço os primeiros passos são cruciais para a experiência do cliente.  Ele precisa ter autonomia para começar a usar a solução o mais rápido possível.

Vídeos, Podcasts, artigos e materiais que ajudem o cliente nos primeiros passos são muito importantes. Nesse momento o chatbot pode funcionar como um catálogo de conteúdo e oferecer o material correto para cada fase. Ele pode ainda antecipar os problemas e já oferecer materiais antes mesmo que o usuário perceba que tenha um.

Com isso, é possível que o cliente dê os primeiros passos de forma autônoma, rápida e tranquila. E sempre que ele tiver dúvidas terá um suporte no horário que precisar. 

Melhorar experiência através dos dados 

Por fim, após implementar o chatbot, através da curadoria e dos dados gerados é possível criar um processo de melhoria contínua para proporcionar uma experiência incrível para o cliente.

O chatbot é um recurso essencial para escalar atendimento, otimizar processos e facilitar a comunicação e interação dos clientes com a marca. Com isso, a empresa diminui a rotatividade, cria um público fiel e satisfeito com as soluções oferecidas.

Quer saber como melhorar a experiência dos seus clientes com chatbot? Entre em contato com a Getbots e conheça as nossas soluções.

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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