fbpx

Mitos e Verdades sobre Inteligência Artificial

Separamos dez afirmações sobre a Inteligência Artificial e explicamos se são verdadeiras ou infundadas. Confira mitos e verdades no blog da Getbots!
5 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Robô em estacionamento. Mitos e Verdades sobre Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA), ou do inglês artificial intelligence (AI), ainda gera muitas dúvidas e curiosidades. Com a presença cada vez maior da tecnologia no nosso dia a dia, o assunto torna-se mais frequente no ambiente de trabalho, em casa e nas conversas com os amigos. Mas diante de tanta informação, como saber o que procede e o que é inverídico?

O Brasil ampliou o uso Inteligência Artificial nas empresas durante o ano passado, segundo levantamento da International Business Machines Corporation (IBM) em parceria com a Morning Consult. De acordo com o estudo, 40% dos profissionais de tecnologia da informação afirmaram que os locais onde trabalham adotaram aplicações inteligentes ao longo de 2020. Na pesquisa anterior, realizada em 2019, o percentual era de 14%.

Paralelo ao aumento do uso da Inteligência Artificial pelas empresas, a sociedade como um todo mantém olhares curiosos para aplicações inteligentes que possibilitam o que há algum tempo era considerado inimaginável. Como exemplo, temos os carros sem motoristas utilizados no ano passado, em caráter de teste, para transporte de passageiros e serviços de delivery nos Estados Unidos. A inovação, ao mesmo tempo que despertou a curiosidade, acionou a preocupação sobre o futuro de determinadas funções e ampliou as discussões sobre a possibilidade das máquinas substituírem a mão de obra humana.

Ventilador controle remoto de baixo ruído
Foto: NeONBRAND/Unsplash

As casas inteligentes são outro exemplo. Um ambiente com dispositivos conectados à rede sem fio obedecendo comandos de voz, geladeiras que informam o que falta na lista do supermercado e fechaduras que funcionam por meio de biometria parecem o cenário do desenho animado Os Jetsons, mas existem no mundo real. Isso, graças à associação entre a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT), do inglês Internet of Things.

Num misto entre o que é realidade, imaginação e possibilidade, muitas informações são disseminadas. Por isso, é importante desmistificar algumas questões e aprofundar o conhecimento sobre outras para compreender o que é a Inteligência Artificial e quais são os seus impactos em diferentes aspectos.

Conheça mitos e verdades sobre o tema

1. A Inteligência Artificial surgiu nos anos 2000.

MITO. O termo foi utilizado pela primeira vez na década de 1950, pelo professor de matemática americano John McCarthy, para referir-se à capacidade de máquinas solucionarem problemas que, até então, exigiam o esforço humano. A expressão foi utilizada durante um evento acadêmico realizado na Universidade de Dartmouth, em New Hampshire, nos Estados Unidos.

O primeiro chatbot do mundo foi criado em 1964 e já apostava em inteligência artificial para seu funcionamento. Denominado Eliza, o robô tinha a tarefa de realizar conversas automáticas, conforme dados e algoritmos, a fim de simular o atendimento de um psicanalista.

O ano 2000 marca o fim do século XX e, também, do milênio. Por isso, é considerado um marco temporal. Nas últimas duas décadas, a sociedade passou por diferentes transformações, o que incluiu o avanço e o maior acesso às novas tecnologias. A associação desses fatos pode confundir as pessoas, que imaginam que a Inteligência Artificial é algo que surgiu nos últimos 20 anos quando, na verdade, o assunto já vem sendo tratado desde a segunda metade do século passado.

2. A Inteligência Artificial permite que sistemas tomem decisões de forma independente.

VERDADE. Isto é possível com o apoio de dados digitais. Assim, as aplicações inteligentes são capazes de decidir qual caminho seguir com base em informações racionais. 

Essa capacidade é possível graças à tecnologia de machine learning, um processo de aprendizado de máquina que aperfeiçoa a inteligência artificial, a partir do armazenamento de novos dados obtidos ao longo da interação com humanos.

Imagem com a frase: Data has a better idea
Foto: Franki Chamaki/Unsplash

3. A Inteligência Artificial vai aumentar a taxa de desemprego.

MITO. Esses comentários costumam ser alarmistas. O uso de Inteligência Artificial nas empresas é um diferencial competitivo capaz de aumentar a longevidade dos negócios e até mesmo gerar novos empregos. Por meio dela, é possível otimizar processos, tomar decisões assertivas e aumentar a produtividade. Além disso, essas capacidades não excluem a necessidade de envolvimento humano nas tarefas. 

Os impactos da Inteligência Artificial para o mercado de trabalho estão direcionados à transformação das oportunidades, a partir da criação de funções que exigem qualificação técnica mais complexa. Com o aumento produtividade, novas funções surgirão ou serão adaptadas. Tudo aponta para uma revolução na forma como se trabalhar.

4. Com o auxílio da Inteligência Artificial é possível prever se uma pessoa será criminosa.

MITO. A informação de que softwares de análise facial podem identificar feições que indicariam uma pessoa ser criminosa não só foi refutada, como também é bastante criticada por estudiosos, pois pode trazer enviesamento de dados, perpetuar esteriótipos e a discriminação 

5. A Inteligência Artificial permite que concursos públicos sejam realizados de casa.

VERDADE. A empresa brasileira Iaris criou uma plataforma para autenticação de candidatos e monitoramento da realização de provas, que pode ser usada tanto por instituições de ensino, quanto em concursos públicos. 

A tecnologia combina a Inteligência Artificial com a análise humana. Na prática, é feito o reconhecimento facial do aluno, o bloqueio de tela, o monitoramento por áudio e vídeo durante a realização do exame e a inspeção humana em tempo real.

Inspeção humana em tempo real para que a AI permita que concursos públicos sejam realizados de casa
Foto: goffkein/Freepik

6. Inteligência Artificial pode identificar endividados.

VERDADE. Um programa adotado pela Secretaria da Fazenda da cidade de Barcelona, na Espanha, consegue identificar pessoas que estão endividadas e em processo de falência. A ferramenta foi adotada em 2020 a fim de combater fraudes em pedidos de insolvência civil, quando há a declaração de que as dívidas são superiores ao patrimônio.

A tecnologia usa um algoritmo especializado que compara dados, identificando dívidas com o município e checando documentos enviados. Quando uma irregularidade ou uma incoerência é detectada, o processo junto à prefeitura é interrompido pela máquina e passa a ser gerido por um profissional humano.

7. Inteligência Artificial é livre de preconceito.

MITO. Por ser baseada em dados e informações fornecidas por seres humanos, as soluções tecnológicas também podem trazer preconceitos. Para especialistas, a forma de combater esse desvio é garantir a diversidade das equipes.

8. O meio ambiente pode ser prejudicado pelo uso da Inteligência Artificial.

MITO. A realidade é, exatamente, o contrário. O uso de Inteligência Artificial em determinados setores pode contribuir para o enfrentamento de problemas socioambientais. Há aplicações inteligentes que permitem realizar o monitoramento e a fiscalização ambiental; prever com precisão o acontecimento de desastres naturais e planejar a melhor solução frente a esse tipo de situação; facilitar o acesso às redes limpas de energia; melhorar os processos e os sistemas da agricultura, dentre outras aplicações.

Pessoa segura celular. A AI contribui para o enfrentamento de problemas socioambientais
Foto: Rodion Kutsaev/Unsplash

9. As aplicações inteligentes já fazem parte do cotidiano.

VERDADE Se há exemplos de aplicações inteligentes que parecem distantes ou inacessíveis, como os carros que trafegam sem motorista e as casas inteligentes, há algumas bem mais usuais, como os resultados de busca no Google, os aplicativos de rota, as assistentes virtuais, os chatbots, dentre outros.

10. Todas as empresas precisam de uma estratégia de Inteligência Artificial.

VERDADE. Há diferentes formas de aplicar a Inteligência Artificial e a expectativa é que cada vez mais empresas adotem algum tipo de estratégia. Por isso, os negócios que não se adaptarem a essa realidade perdem em competitividade.

Dentre as possibilidades estão o uso de chatbots, softwares para gestão de processos e de pessoas, assistente pessoal para marcação de reuniões e atividades, drones para monitoramento de estoque, aplicações de combate à fraude, dentre outros.

A Getbots possui diversas soluções de alta tecnologia para seu negócio. Para aprimorar suas estratégias em Inteligência Artificial, fale com a gente!

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo

Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça uma busca no Blog: