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Por que sua empresa deveria adotar soluções de inteligência artificial agora mesmo?

Soluções de inteligência artificial trazem eficiência operacional para o seu negócio
5 min. de leitura
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Muito mais do que um hype: uma tendência que chegou para ficar no que diz respeito ao futuro das empresas. As soluções de inteligência artificial surgem, cada vez mais, como necessidades para os negócios se diferenciarem em diferentes áreas: desde o atendimento até a retenção.

Também é importante mencionar que, além do atual cenário empresarial, a velocidade das mudanças tecnológicas é exponencial e pode ser o ponteiro para o seu negócio ser um grande diferencial no mar de empresas e possibilidades que existem. 

Ao falar dessas novas possibilidades, a Inteligência Artificial (IA), no entanto, emerge como um catalisador poderoso para impulsionar a eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente e amplificar a capacidade de tomada de decisões informadas. 

Mas, ainda, nem todas as empresas pensam assim. Segundo um estudo da Linx, uma empresa do grupo StoneCo, cerca de 84% dos varejistas não utilizam IA em seus negócios. 

Um dos grandes motivadores para a baixa adoção de IA no setor varejista é a questão de entendimento e possibilidades das ferramentas, mas esse número também indica potenciais possibilidades futuras para a implementação, visto que diversos mitos sobre chatbots, por exemplo, já foram quebrados.

Neste texto, iremos explorar detalhadamente os motivos pelos quais sua empresa não pode mais adiar a adoção de soluções de Inteligência Artificial. Falaremos sobre uma das principais tecnologias e que a cada ano vêm ganhando força: os bots.

Também falaremos sobre a otimização de processos até o estímulo à inovação e como a IA pode ser um divisor de águas para a competitividade e o sucesso empresarial, mas sem se esquecer da humanização. 

Preparados para descobrir por que o futuro da sua empresa começa com a IA?

Como o chatbot é uma solução de inteligência artificial?

Os chatbots são soluções de inteligência artificial principalmente por conta da sua habilidade em imitar a interação humana e realizar tarefas de forma automatizada e ágil.

Basicamente, eles funcionam utilizando algoritmos avançados de processamento de linguagem natural (NLP). Esses sistemas conseguem compreender e responder a comandos ou perguntas dos usuários por meio de interfaces de texto ou voz.

Esses programas são capazes de interpretar a linguagem humana, analisando o contexto, as intenções do usuário e as palavras-chave presentes nas perguntas. Inclusive, é por isso que a Getbots se tornou um grande diferencial no País

Além disso, os chatbots são treinados com o uso de técnicas de machine learning, permitindo que melhorem suas respostas ao longo do tempo com base no feedback e nos dados históricos das interações.

Diferenciais de um chatbot de qualidade

Quando falamos dos diferenciais de soluções de inteligência artificial, como os chatbots, a capacidade de oferecer respostas automáticas e instantâneas, executar tarefas específicas e personalizar interações com os usuários são características que os destacam.

Segundo a mesma pesquisa realizada pela Linx, os 16% das empresas que já utilizam IA no varejo brasileiro relatam que as motivações se concentram em aprimorar a operação, facilitar processos de vendas e atendimento ao cliente, além de gerenciar de forma mais eficaz a estratégia de negócio.

As soluções de inteligência artificial podem ser integradas a diferentes sistemas, permitindo acesso a informações atualizadas e realização de várias tarefas, como suporte ao cliente, reservas ou compras, sem a necessidade de intervenção humana. Os bots para WhatsApp já se consolidam no mercado.

Os motivos pelos quais sua empresa deve adotar soluções de inteligência artificial 

Além disso, o fato da possibilidade das empresas conseguirem transformar o atendimento do cliente com IA, apoia a sua empresa começar a acreditar que a inteligência artificial pode ser o grande diferencial para alavancar negócios! 

Em uma pesquisa da Access Partnership com a Amazon Web Services (AWS), 97% de todos os empregadores planejam usar soluções baseadas em IA até o ano de 2028. Não é você que ficará de fora, certo?

Abaixo, veja alguns motivos para adotar soluções de inteligência artificial.

Eficiência operacional aprimorada

A inteligência artificial permite a automatização de tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, liberando tempo para os colaboradores se concentrarem em atividades mais estratégicas.

Além disso, essas soluções de IA podem otimizar e aprimorar fluxos de trabalho complexos, identificando gargalos e propondo melhorias para aumentar a eficiência operacional.

Tomada de decisões baseada em dados

As soluções de IA têm a capacidade de analisar grandes volumes de dados para prever tendências futuras, identificar oportunidades e oferecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. 

Sem contar que a Inteligência Artificial pode fornecer recomendações precisas, baseadas em dados, para auxiliar gestores na definição de estratégias e ações, minimizando riscos e maximizando oportunidades. Parar de tomar decisões em achismos pode fazer o seu negócio disparar.

Melhor experiência do cliente

A inteligência artificial pode ser usada para transformar e personalizar a experiência do cliente, oferecendo recomendações sob medida, suporte 24/7 e interações mais personalizadas.

Chatbots e assistentes virtuais também podem ser empregados para resolver consultas dos clientes de forma rápida e eficiente, melhorando a satisfação, fidelização e retenção.

Inovação e competitividade

Empresas que implementam soluções de inteligência artificial saem na frente em termos de inovação, adaptando-se às mudanças tecnológicas e ganhando vantagem competitiva no mercado. Isso, inclusive, pode ser um fator preponderante no fechamento de um negócio.

Inclusive, de acordo com um relatório da Gartner, cerca de 75% das empresas planejam investir em IA. O mercado global de IA está previsto para crescer de US$ 58 bilhões em 2021 para US$ 309,6 bilhões em 2026.

Redução de custos e aumento da receita

A implementação de soluções de IA pode reduzir custos operacionais, aumentando a eficiência e, consequentemente, melhorando a margem de lucro.Ela também pode identificar oportunidades de negócios, melhorar a eficácia de campanhas de marketing e impulsionar o desenvolvimento de produtos, gerando novas fontes de receita.

Tendências em soluções de inteligência artificial

Que tal aproveitar para conhecer algumas tendências em soluções artificial que podem te ajudar a considerar o uso o quanto antes?

IA Explicável (Explainable AI – XAI)

A transparência nas decisões tomadas por algoritmos de IA tornou-se crucial. 

XAI visa criar modelos de IA compreensíveis e transparentes, permitindo que os usuários entendam como e por que um sistema de IA chegou a uma determinada decisão.

Geração de Linguagem Natural (NLG)

A capacidade de gerar texto humano como respostas, redações ou conteúdo, decerto, é uma área crescente. Essa tecnologia permite que os sistemas de IA criem automaticamente textos coerentes e informativos.

A importância da humanização com chatbots ganha força. Para quem está interessado em reunir ideias humanas e poder computacional para criar experiências inesquecíveis entre marcas e seus consumidores, fale com a Getbots.

IA Conversacional Avançada

A evolução dos chatbots para assistentes virtuais mais sofisticados. Eles são capazes de compreender e responder de maneira mais natural e contextualizada, usando não apenas texto, mas também voz e gestos.

Aprendizado Federado (Federated Learning)

Um modelo de aprendizado colaborativo! Os algoritmos de IA são treinados em vários dispositivos locais sem transferir dados brutos para um servidor central, no entanto, conseguem preservar a privacidade.

Sistemas de Recomendação Aumentada (Augmented Recommendation Systems)

Estes sistemas combinam IA com análises comportamentais avançadas para oferecer recomendações altamente personalizadas, aumentando a eficiência do marketing e melhorando a experiência do usuário.

Esta publicação te ajudou? Confira essa e outras explicações sobre chatbots e tecnologia no blog da Getbots.

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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