Um estudo feito pela empresa de pesquisa Opinion Box em parceria com o site de notícias Mobile Time – revela que 80% dos usuários do WhatsApp utilizam a plataforma para se comunicar com empresas. Desse total, 82% dos entrevistados entram em contato com as empresas para obter informações; 68%, suporte técnico; e 57% para realizar compras de produtos e contratação de serviços.
Esses dados demonstram que o WhatsApp é terreno fértil para estreitar a relação com leads e clientes, bem como divulgar lançamentos, promoções e outras ações de marketing, e um dos recursos da própria rede social pode ajudá-lo a otimizar essas tarefas: a lista de transmissão do WhatsApp.
Essa ferramenta permite que o remetente envie uma mesma mensagem em uma transmissão no Whatsapp para até 256 contatos simultaneamente, mas de modo que cada um receba a informação individualmente. Uma mão na roda, não é mesmo?
Se você ficou interessado no assunto, confira o post e saiba por que utilizar uma lista de transmissão no WhatsApp, qual a diferença entre ela e um grupo no aplicativo, como a lista pode contribuir para as suas vendas e algumas dicas de como utilizá-la. Vem com a gente!
Por que utilizar lista de transmissão no WhatsApp?
Optar pelo uso de listas de transmissão pode ser útil pelos seguintes motivos:
- Praticidade: uma das principais vantagens de utilizar uma lista de transmissão é não precisar selecionar os mesmos contatos novamente toda vez que for enviar uma mensagem padrão;
- Comodidade: há quem opte pela criação de grupos no WhatsApp para se comunicar com leads e clientes, mas essa opção pode ser incômoda, pois, cada vez que um destinatário responder, os demais irão receber uma notificação que pode não ser do interesse deles. Além disso, as mensagens enviadas pela empresa podem ficar perdidas em meio a uma série de comentários, fazendo com que muitos contatos fiquem sem disposição para acompanhar o grupo;
- Privacidade: como a lista de transmissão permite enviar uma mesma mensagem a cada um dos destinatários individualmente, os contatos podem se dirigir à empresa para tratar de assuntos mais específicos com mais privacidade.
Acesse: Tudo sobre mensagem automática WhatsApp para clientes
Qual a diferença entre usar uma lista de transmissão e um grupo no WhatsApp?
Como você pôde notar no tópico anterior, uma das principais diferenças entre a lista de transmissão e o grupo no WhatsApp é que a lista permite encaminhar simultaneamente mensagens para os contatos em modo privado, assim como seria se o remetente chamasse diretamente o destinatário para conversar. Já o grupo equivale a uma sala de bate-papo na qual as mensagens são compartilhadas com todos os integrantes do grupo.
4 dicas para utilizar lista de transmissão no WhatsApp
Para que você crie uma boa estratégia de comunicação com o uso da lista de transmissão do WhatsApp, siga as seguintes orientações:
1. Não entre em contato sem prévia autorização do destinatário
O envio de mensagens com conteúdo publicitário sem prévia autorização do destinatário é classificado como propaganda abusiva, segundo o Código de Defesa do Consumidor, e ilegal, conforme prevê o Marco Civil da Internet (lei 12.965/2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) (lei 13.709/2018). Além disso, sua conta no WhatsApp poderá ser penalizada se receber muitas denúncias de usuários por meio do aplicativo.
Para que os leads e clientes aceitem receber mensagens da sua empresa através da lista de transmissão do WhatsApp, aposte em estratégias que despertem o interesse do público, como um clube para clientes que permita acesso a vantagens exclusivas. Que tal?
2. Garanta que os contatos tenham seu número salvo
Fique sabendo que, se o lead ou cliente não tiver seu contato salvo no telefone, a mensagem enviada por meio da lista de transmissão WhatsApp não será encaminhada. Então, ao divulgar seu clube para clientes, por exemplo, deixe bem claro que, para participar, é preciso salvar o contato da empresa para validar o cadastro, ok?
3. Segmente a lista de contatos
Disparar uma mesma mensagem para um grande número de pessoas é uma excelente forma de otimizar a comunicação da sua empresa, mas lembre-se que, para construir uma boa relação com seus clientes, é preciso personalizar as mensagens. Uma forma de fazer isso sem deixar de lado a agilidade proporcionada pela lista de transmissão do Whatsapp é segmentar os contatos.
Você pode classificar seu público-alvo em clientes e leads (pessoas interessadas em seu produto ou serviço, mas que ainda não se tornaram clientes) ou por gênero, faixa etária e localização geográfica, por exemplo.
4. Planeje
Não adianta investir em uma boa ferramenta se você não planejar suas estratégias. Portanto, organize as ações que pretende promover, faça um cronograma, crie o conteúdo das mensagens que você fará a transmissão no Whatsapp com antecedência e não se esqueça de segmentar os contatos, como dito acima.
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