fbpx

Entenda como funciona o chatbot para call center e suas vantagens

Os chatbots podem auxiliar em diversos setores do seu negócio, sendo um deles o call center. Confira este artigo para entender como funciona e quais são as vantagens de implementar essa tecnologia no seu call center.
4 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Robô trabalhando com notebook e fone de ouvido, representando chatbot para call center

O uso de chatbots vem crescendo cada vez mais no Brasil. Conforme aponta o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, houve um aumento de 46,76% na criação de chatbots no período entre 2021 e agosto de 2022.

Um dos setores que se destacam na implementação de interfaces conversacionais são as centrais de atendimento. Por isso, continue a leitura e saiba mais sobre os chatbots para call center, suas vantagens e como aplicá-los no seu negócio.

Eleve os padrões do seu atendimento com um chatbot. A Getbots é uma empresa que desenvolve chatbots personalizados para call center usando inteligência artificial. Clique aqui e saiba mais.

O que é chatbot para call center?

O termo chatbot é resultado da junção das palavras “chat” (conversa) e “bot” (abreviatura de “robot”, ou seja, robô). Sendo assim, o chatbot nada mais é do que um software de conversação, mas vale destacar que sua ideia é simular um diálogo entre pessoas.

dois tipos de chatbots: os programados para atuar de acordo com um conjunto de regras preestabelecidas e os dotados de recursos avançados de Inteligência Artificial (IA), como machine learning (aprendizagem de máquina) e Natural Language Processing (NLP) – ou Processamento de Linguagem Natural.

O primeiro tipo é mais limitado, pois é capaz de conversar apenas sobre os assuntos previstos por quem o programou. Por exemplo: ao entrar em contato com o bot, ele lista as dúvidas e problemas que consegue resolver, e você digita o número da opção que corresponde à sua demanda. Caso ela não seja contemplada por nenhuma das alternativas citadas, você é encaminhado para o atendimento com um colaborador da empresa.

No entanto, se o sistema for dotado de recursos avançados de Inteligência Artificial, o diálogo é mais livre, uma vez que a interface de conversação interpreta o que é dito ou escrito por meio de NLP (que permite que o programa interprete a linguagem humana a partir da identificação das partes mais relevantes da mensagem, da relação entre elas e do contexto que o conteúdo escrito ou falado está inserido) e machine learning (que possibilita que o bot aprimore sua capacidade cognitiva de forma autônoma por meio da experiência).

Assim, os chatbots podem ser integrados às mais diversas plataformas de comunicação e utilizados em vários processos conversacionais, como apoio ao back-office, vendas, cobrança, marketing e, claro, atendimento ao cliente por meio de call centers. Portanto, o chatbot para call center é projetado especificamente para operar em centrais de atendimento.

Quais são as vantagens de um chatbot para call center?

Confira os principais benefícios proporcionados pelos chatbots para os call centers:

  • Atendimento em tempo integral: um dos principais benefícios de contar com um bot para call center é a possibilidade de oferecer atendimento 24h por dia, sete dias por semana.
  • Otimização das atividades: o atendimento em tempo integral contribui para a otimização das atividades, assim como o fato de o chatbot conseguir atender uma série de pessoas ao mesmo tempo e oferecer respostas instantâneas.
  • Baixa incidência de erro: desde que projetado corretamente, o software não está submetido ao cansaço e à falha humana, diminuindo a incidência de erro, como fornecimento de informações equivocadas ou desatualizadas.
  • Aumento na satisfação do cliente: como o cliente pode entrar em contato com a empresa no horário e dia mais conveniente, ele não precisa esperar para ser atendido e recebe as informações solicitadas rapidamente, sem risco de conter erros. Sendo assim, ele se sente mais satisfeito com o atendimento da empresa.
  • Redução de custos: um único bot pode atender toda a demanda de atendimento de uma empresa em tempo integral, diminuindo a necessidade de uma ampla equipe de atendimento e, consequentemente, reduzindo custos. Conforme aponta o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, os chatbots contribuíram para a redução de custos em 81% dos casos analisados.
  • Aumento nas vendas: conforme o mesmo estudo citado, além de reduzir custos, as interfaces de conversação foram capazes de aumentar as vendas em 62% dos casos observados.

Como implementar um chatbot no seu call center?

Para oferecer o atendimento via chatbot na sua central de atendimento, é preciso:

Criar o conceito por trás do bot

O primeiro passo para implementar o chatbot é criar o conceito por trás dele. Para isso, é preciso identificar a brand persona da marca e pesquisar o perfil do público-alvo, a fim de identificar qual é o tom de voz adequado ao bot, quais são as barreiras que o público-alvo deve superar para efetuar uma compra e em quais circunstâncias demandará suporte da empresa.

Mapear todos os fluxos e processos realizados

O segundo passo é mapear todos os fluxos e processos realizados pela empresa, com o intuito de definir quais serão executados pela interface de conversação.

Desenvolver ou avaliar o banco de dados

Assim como um atendente humano, o chatbot também precisa consultar o banco de dados para fornecer informações. Portanto, crie-o ou o avalie para verificar se não é preciso efetuar algum ajuste.

Treinar a Inteligência Artificial

Para projetar um chatbot com capacidade de aprender de maneira autônoma, é preciso treiná-lo – e há duas formas de fazer isso: a supervisionada ou a não supervisionada. 

Na supervisionada, são informados aos algoritmos do programa dados previamente classificados. Por exemplo: o sistema aprende o que é o produto X da empresa, uma vez que seu nome é mostrado a ele diversas vezes. 

Já na não supervisionada, o próprio programa aprende a classificar os dados por meio da identificação de padrões – ou seja, o produto X é mostrado diversas vezes ao software até ele detectar os padrões por conta própria e classificá-lo como produto X.

Monitorar o chatbot

Para garantir a boa performance do chatbot, é fundamental monitorá-lo após sua implementação. Assim, é possível identificar qualquer erro rapidamente e resolvê-lo.

Conheça a Getbots

A Getbots desenvolve chatbots completamente personalizados, pois atua em cada etapa do processo de desenvolvimento – desde a criação do conceito por trás do chatbot até seu monitoramento. Para isso, a equipe de Get Members conta com uma poderosa ferramenta de criação personalizada de conteúdo (a Getbot Studio) e recursos avançados de Inteligência Artificial.

Quer dispor de um chatbot para call center ou outras plataformas de comunicação com o cliente? Entre em contato com a Getbots e conheça mais sobre nossa metodologia de trabalho!

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Posts relacionados

Como funcionam os chatbots para WhatsApp?

Cada vez mais indispensável para a comunicação cliente-empresa, os chatbots para WhatsApp estão evoluindo e hoje possuem diferentes funcionalidades

Comentários

Faça uma busca no Blog: