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Como um chatbot para logística pode ajudar a sua empresa?

Chatbots podem auxiliar em diferentes departamentos de uma empresa, e o logístico é um deles. Confira o post e saiba como um bot para logística pode ajudá-lo!
3 min. de leitura
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mulher satisfeita com suas compras após se comunicar com um chatbot para logística

Logística é a especialidade da Administração responsável por prover os meios necessários para que a empresa execute suas atividades conforme o planejado. Sendo assim, esse processo engloba desde a compra de matérias-primas até a distribuição das mercadorias fabricadas.

Para que as operações logísticas atuem corretamente, é indispensável a utilização de recursos que facilitem a gestão da informação e o cumprimento de prazos, dois fatores que podem ser otimizados com o auxílio de um chatbot para logística.

Quer saber como isso é possível? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

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Como o chatbot para logística pode ajudar sua empresa?

Interfaces conversacionais dotadas de Inteligência Artificial conseguem processar grandes bancos de dados rapidamente, permitindo:

  • Integração de dados entre os diferentes sistemas de gestão;
  • Geração de relatórios com indicadores de desempenho das operações;
  • Detecção e notificação de problemas no sistema;
  • Gerenciamento dos inventários da empresa;
  • Processamento de ordens de serviço, pedidos e demais operações da empresa;
  • Monitoramento de entregas;
  • Aviso sobre o status da entrega em tempo real;
  • Redução da fila de atendimento;
  • Funcionamento em tempo integral;
  • Controle de estoque.

A otimização desses processos contribui para a diminuição de custos operacionais, falhas humanas e da necessidade de retrabalho, além de aumentar a produtividade do negócio.

Como pode ser utilizado no atendimento ao cliente?

O chatbot para logística pode ser aplicado aos mais diversos processos de atendimento ao cliente, como:

  • Alteração de pedido: se o cliente precisar modificar alguma das informações prestadas anteriormente ou perceber que digitou um dado errado, ele pode entrar em contato com a interface de conversação da empresa e solicitar a alteração do pedido sem precisar aguardar na fila de espera, já que o bot consegue atender a inúmeras demandas ao mesmo tempo e fornece respostas instantaneamente.
  • Resolução de dúvidas e problemas: o sistema de conversação pode auxiliar sanando dúvidas e solucionando problemas que o cliente encontre ao longo do processo de compra e recebimento do pedido, sem a necessidade de intervenção humana.
  • Informações sobre a entrega: o chatbot pode ser programado para indicar a localização do veículo de transporte e notificar o cliente sobre o status de entrega em tempo real. O programa pode ser integrado à plataforma de comunicação que melhor se adapta ao perfil do cliente, como WhatsApp, e-mail ou SMS, por exemplo, para enviar a notificação. Para obter essa informação, é preciso realizar um levantamento de dados sobre o perfil dos clientes.

E como pode contribuir para os processos internos da empresa?

Além de auxiliar no atendimento ao cliente, o chatbot para logística pode contribuir para os seguintes processos internos:

  • Processamento de pedidos: a interface de comunicação é capaz de coletar as informações necessárias para o processamento do pedido, como nome do cliente, endereço de entrega e confirmação de pagamento, e solicitar aos colaboradores a separação e envio do pedido de forma completamente autônoma.
  • Rastreamento de frota: o programa indica a localização dos veículos em tempo real, garantindo a segurança da frota e fácil verificação de quais meios de transporte estão efetuando entregas, passando por manutenção ou disponíveis para realizar entregas, além de auxiliar no monitoramento do trajeto realizado pelos motoristas.
  • Controle de estoque: como o bot lida com a solicitação de pedidos e rastreamento de entregas, logo tem acesso a dados fundamentais para controle de estoque, podendo auxiliar os colaboradores e os gestores no monitoramento da quantidade de cada mercadoria armazenada, dos produtos que precisam ser repostos, de quais itens estão saindo para entrega, entre outras informações relevantes.

Conte com a Getbots

A Getbots conta com tecnologia robusta que permite grande flexibilidade de personalização de interfaces conversacionais e criação de narrativas únicas e de acordo com o contexto da conversa, oferecendo uma experiência de atendimento mais humanizada e eficiente para seus clientes.

Pensamos na sua estratégia de comunicação ponta a ponta, ou seja, desde a criação do conceito por trás do bot até o processo de monitoramento. Assim, garantimos a unidade e a coesão do projeto ao longo de todo o desenvolvimento da tecnologia.

Se você está pensando em introduzir um chatbot para logística na sua empresa e busca alta personalização e uniformidade no projeto, conte com a Getbots!

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