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Cinco motivos para usar um chatbot na sua empresa

Chatbots podem auxiliar em diversas áreas do seu negócio - do SAC até a realização de vendas. Confira cinco razões para investir na tecnologia.
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Em 2016, a Disney lançou um chatbot, por meio do Facebook Messenger, para divulgar seu novo filme: “Zootopia”. Por meio dele, usuários conversavam com a personagem principal do longa, a policial Judy Hopps, com o objetivo de ajudá-la a resolver crimes. A empreitada foi bem-sucedida e, segundo a Chatbots Magazine, a duração média de conversa por pessoa era de 10 minutos – um tempo longo levando em conta a rapidez com que a atenção é perdida atualmente.

O caso foi um verdadeiro sucesso e comprovou, mais uma vez, o poder que os chatbots têm de engajar usuários e divulgar lançamentos e marcas. Não à toa, a ferramenta é uma das grandes promessas tecnológicas. 

De acordo com o Inside Intercom, em 2021, 74% dos consumidores esperam interagir com chatbots em sites de empresas. Portanto, investir nesse tipo de comunicação é uma forma de atender às demandas do público.

Mais que isso, contar com chatbots em seu negócio proporciona diversas vantagens. Além de representar significativa redução de custos, o uso de robôs está relacionado ao crescimento da satisfação do cliente e podem aumentar o número de vendas. 

Por fim, chatbots são ferramentas versáteis, que auxiliam na consolidação de sua marca, fortalecendo-a e criando um diferencial competitivo no mercado.

Neste artigo, vamos falar mais sobre cada um desses benefícios do chatbot. Acompanhe a seguir!

1. Clientes mais satisfeitos

Cada vez mais, gestores focam em oferecer o melhor atendimento possível ao cliente. Não é para menos: o Customer Experience Trends de 2021 aponta que 81% dos consumidores dão preferência a marcas que já tiveram uma experiência positiva anteriormente. Portanto, além de ser positivo para a imagem de sua empresa, é uma forma segura de fidelizar clientes e captar novos leads. 

E o que isso tem a ver com chatbots? Tudo! Os robôs, além de poderem funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano, têm a capacidade de atender a diversos usuários ao mesmo tempo, diminuindo o tempo para resolução dos problemas e acabando com a lista de espera. Além disso, com os avanços da Inteligência Artificial, as interações são cada vez mais íntimas e realistas, acolhendo o cliente da melhor forma possível.

Portanto, satisfação de clientes e chatbots são assuntos que devem sempre andar juntos. Pesquisa divulgada pela Tech Republic afirma que, em comparação com equipes que não utilizam chatbots, as empresas que apostam na tecnologia possuem 60% a mais de chances de diminuir o tempo de resolução do problema do usuário e estão 30% mais propensas a observar aumentos na satisfação do cliente

2. Redução de custos

Investir em chatbots pode representar uma redução significativa de custos para o seu caixa. De acordo com a Chatbot Magazine, empresas estadunidenses que apostam na tecnologia conseguem economizar até 30% em investimentos na área de serviço ao cliente. Em todo o país, a porcentagem chega a representar uma economia superior a US $23 bilhões.

Isso acontece por várias razões. Uma delas é que, a partir do momento que chatbots conseguem responder diversas dúvidas de clientes, a demanda da equipe de atendimento diminui, possibilitando que os funcionários se concentrem em serviços mais específicos, que realmente necessitam de intervenção humana. Assim, há uma reorganização do fluxo produtivo, oferecendo também otimização de tempo e gastos com equipes.

3. Aumento de vendas

Com melhor atendimento aos clientes, tirando dúvidas e ainda sugerindo produtos que tenham a ver com o perfil do consumidor – baseado em seu histórico de compra – não é de se surpreender que os chatbots também estão relacionados a números de venda mais animadores. 

Segundo levantamento do Inside Intercom, nos Estados Unidos, gestores viram suas vendas dispararem 67% após a implementação da ferramenta. Do total de negociações, mais de 25% foram iniciadas a partir de interações com chatbots. A tecnologia está intrinsecamente ligada ao Marketing, uma vez que pode participar de todo o funil de vendas – desde encantar o cliente, definir leads valiosos até se certificar da qualidade do processo no pós-venda. 

Portanto, apostar em chatbots é algo que impacta diretamente em seu lucro, intensificando vendas e fidelizando clientes. A satisfação dos clientes é tão importante que, de acordo com a Mckinsey, marcas que apresentam melhores avaliações de consumidores têm também maiores receitas e menos gastos com serviços focados em atendimento – provando que é mais uma questão de como investir e não quanto investir.

Mulher usa chatbot para aumento de vendas
(Fonte: Canva)

4. Versatilidade da ferramenta 

Até aqui, falamos muito sobre chatbots em e-commerces, trabalhando principalmente na área de atendimento ao cliente. Porém, apesar dessa função receber grande destaque, está longe de ser seu único objetivo. A ferramenta é extremamente versátil, podendo ser inserida nos principais canais de comunicação, integrados a diferentes sistemas e, ainda, com funcionalidades específicas. 

Por exemplo, você pode criar seu chatbot para sites, Whatsapp, Facebook Messenger, Google Assistant e muitos outros. Inclusive, apostar na tecnologia para o Whatsapp é uma grande tendência no momento. Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots de 2020, 88% dos chatbots desenvolvidos no país são voltados para o aplicativo de mensagem, em segundo lugar, estão os para sites na web (81%).

Ainda de acordo com o estudo, o Serviço de Atendimento ao Cliente representa grande parte das atividades realizadas pelos robôs. Entretanto, também é possível usar a ferramenta para vendas, coleta de informações para a equipe de marketing, agilizar procedimentos de reservas e agendamento de consultas etc. 

Por fim, pela variedade de funções, graças aos avanços tecnológicos importantes, o chatbot pode estar integrado a sistemas estratégicos para sua empresa. A ferramenta consegue, por exemplo, acessar agendas eletrônicas para verificar disponibilidade de datas, cruzar dados de sistemas de CRM e ERP e muito mais.

5. Consolidação de sua marca

Aumentar o engajamento, criar relações únicas entre usuários e empresas e disseminar a imagem da marca são também papéis do chatbot. Na hora de desenvolver sua própria ferramenta, gestores podem definir diversos padrões como tom de voz, nível de informalidade etc. 

Assim, a empresa consegue escolher entre manter um contato mais profissional com seus clientes ou ter uma relação mais íntima, com direito a piadas e gírias. Para isso, é preciso levar em conta a imagem que sua marca deseja passar e, principalmente, a preferência do público-alvo.

Independente do caminho escolhido, contar com chatbots é uma forma de consolidar sua marca como relevante, de personalidade própria e ainda se manter ativo no dia a dia do cliente, disseminando seus valores e visões.

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