A cada ano, e com o avanço cada vez mais significativo da tecnologia, as empresas do País e do mundo têm apostado cada vez mais nos chatbots para WhatsApp Business como ferramenta de venda. Conectar marcas e consumidores de forma eficiente e personalizada é essencial, além disso, com cada vez mais personalizações à disposição, as empresas precisam pensar e analisar os consumidores em toda a jornada de consumo.
Para se ter uma noção, um estudo realizado pela Yalo com dados da IDC, divulgada em matéria da Olhar Digital, revela que o WhatsApp é a plataforma de comunicação preferida de empresas e clientes. Dados mostram que entre novembro de 2022 e junho de 2023, a rede social de mensagens da Meta foi utilizada por 95% das companhias. Ou seja, se a sua empresa ainda não usa chatbots para WhatsApp com o intuito de aproveitar ainda a experiência do cliente, é melhor começar a repensar!
Para se ter noção da abrangência que o WhatsApp pode ter, segundo uma pesquisa, realizada pela agência We Are Social, revela que cerca de 93,4% da população brasileira conta com uma conta no aplicativo de mensagens da Meta.
Por que oferecer chatbots para WhatsApp?
Mas, qual é o grande motivador de oferecer chatbots para WhatsApp? Além manter-se competitivo em um mercado que está oferecendo isso – como sobrevivência, e não como diferencial – investir em chatbots para o WhatsApp é uma maneira de criar relações únicas com o cliente, além de aumentar o número de vendas e o engajamento de sua marca.
Para saber como os chatbots para WhatsApp funcionam e entender mais sobre as vantagens para o seu negócio, continue a leitura!
Pensando em investir em chatbots para personalizar o atendimento por WhatsApp da sua empresa? A Getbots é uma empresa que consegue reunir ideias humanas e poder computacional para criar experiências inesquecíveis entre marcas e seus consumidores. Entre em contato para saber todas as possibilidades.
Chatbots para WhatsApp: mais do que moda, uma realidade
Muitos gestores e profissionais podem entender a importância do WhatsApp nos dias de hoje, entretanto, é preciso compreender a fundo a potência do aplicativo de mensagens para sua empresa.
De acordo com uma pesquisa da Panorama de Marketing, divulgada na Varejo S.A mostra que mais de 60% das empresas utilizam a ferramenta para estratégias de vendas. A pesquisa, além disso, aponta 72% desses usos são voltados no atendimento comercial e no fechamento de vendas e uma parcela menor para o pós-venda. Ainda na mesma matéria, foi possível identificar que chatbots para WhatsApp, segundo a RD Station, são os preferidos do Varejo, seguido pelo Mercado Imobiliário, Saúde e Estética e Software e Cloud. Por isso que, quem tem e-commerce, é preciso ter uma boa integração com a sua plataforma.
Mas, existem alguns motivos importantes que levam o cliente a contatar empresas pelo WhatsApp, como:
- Tirar dúvidas;
- Receber suporte técnico;
- Fazer o processo do Pós-Vendas;
- Inteirar-se sobre promoções;
- Adquirir produtos e serviços.
Assim, investir em tecnologias que irão permitir melhor atendimento ao consumidor, que poderá dialogar com a marca e obter respostas mais rápidas, é essencial para o sucesso de sua empresa. Para isso, os chatbots para WhatsApp são ideais.
Como funcionam os chatbots para WhatsApp
Chatbots para WhatsApp são softwares específicos para o aplicativo que permitem que o usuário tenha interações e se comunique por meio do chat, como se estivesse falando com um outro ser humano.
Com base em ferramentas de Inteligência Artificial, o chatbot consegue identificar termos específicos da mensagem e compreender o sentido da frase enviada pelo cliente. A partir disso, o programa oferece uma resposta coerente para auxiliar a pessoa da melhor maneira.
Por exemplo, alguém pode perguntar “quanto custa o produto X?” – “quanto” e “custa” são palavras do léxico português que indicam perguntas sobre o preço de determinado objeto ou serviço. O produto X está catalogado no sistema e pode ser acessado pelo software. O resultado é: “O produto X custa R$ Y”.
Entretanto, os avanços tecnológicos têm tornado a ferramenta cada vez mais evoluída, fazendo com que ela já consiga replicar gírias, piadas e incorporar verdadeiramente a forma humana de se comunicar. Portanto, muitas vezes, a diferença entre um atendente e um chatbot pode ser até imperceptível.
Para instalar um chatbot em sua conta no WhatsApp é preciso usar a API do WhatsApp Business. Para isso, o aplicativo irá demandar algumas informações como: nome da empresa, site e dados do representante.
Vantagens dos chatbots para WhatsApp
Compreender cada benefício de investir nessa ferramenta é uma forma de estar à frente da concorrência e aproveitar ao máximo cada um dos pontos fortes que a ferramenta tem a oferecer.
É uma ferramenta bastante conhecida
Um grande benefício dos chatbots para WhatsApp é que ele já é conhecido por grande parte da população brasileira. Apesar do nível de intimidade com a rede social variar, é fato que o canal faz parte da rotina de milhões de pessoas e, por isso, firmar a presença de sua marca nesse terreno é tão importante.
Por ser muito conhecido, o WhatsApp também traz uma sensação de confiança ao usuário. O app, que conta com tecnologias para criptografar as mensagens trocadas, é intuitivo e possui alta taxa de aprovação. Portanto, promover interações com seus clientes nesse contexto é positivo para sua empresa.
Atendimento rápido ao cliente
Uma das desvantagens do atendimento humano é sua limitação, já que é impossível que um mesmo funcionário atenda a diversas pessoas ao mesmo tempo. Por isso, muitas vezes, é inevitável que haja demora entre o primeiro contato com o atendente e a resposta ao usuário. Esse, porém, não é um problema para o chatbot. Além de funcionar 24 horas por dia, as respostas são automáticas e imediatas, acelerando todo o processo de vendas ou retirada de dúvidas.
Esse aspecto é positivo também para os atendentes que, com a diminuição da demanda, têm mais tempo para resolver questões complexas, que não podem ser atendidas somente pelo chatbot.
Mais engajamento com a marca
Ter contato mais próximo com o cliente por meio de uma rede social utilizada com tanta frequência é importante para difundir a imagem de sua marca. Além disso, o WhatsApp consegue passar uma sensação de intimidade e aproximação que, muitas vezes, sites e trocas de e-mail não conseguem.
Portanto, incorporar chatbots para manter o diálogo com o usuário é ideal para construir uma relação baseada em confiança e lealdade. Além de ser rapidamente atendida, a pessoa saberá que pode contar com sua empresa.
Outro benefício da ferramenta é o fato de ser possível personalizá-la de acordo com sua preferência. Assim, os chatbots para WhatsApp poderão ter falas e expressões características da marca que representa, variando entre um tom de voz despojado ou mais formal.
Por fim, a tecnologia permite que sua empresa lance mão de ações específicas, expandindo o funcionamento do chatbot para além das vendas.
Você pode, por exemplo, trabalhar na divulgação de um lançamento. Assim, a partir de cada mensagem enviada, o robô constrói um diálogo criativo e acolhedor para apresentar o produto ou divulgar determinado serviço.
Chatbots facilitam a venda
Já demorou para responder algum cliente, acarretando na desistência da compra? Isso pode acontecer por vários motivos, como distração, poucos funcionários no atendimento ou, ainda, uma demanda que chega durante feriado ou fora do horário comercial.
Mais uma vez, essa não é uma questão para o chatbot, que responde ao usuário a todo e qualquer momento, sem tempo de espera necessário. Ao acelerar o atendimento, é comum que o processo de compra também seja mais rápido, aumentando o número de vendas.
Além disso, os chatbots têm a função de auxiliar no momento pós-venda, confirmando se o cliente está satisfeito e se deu tudo certo com sua compra. Isso é uma forma de demonstrar preocupação com o usuário, além de permitir que a empresa conte com avaliações frequentes e possa, assim, otimizar seus serviços.
Melhores práticas para implementação de chatbots para WhatsApp
Para garantir que o chatbot da sua empresa e a utilização no WhatsApp seja eficaz, considere as seguintes melhores práticas:
- Definição clara de objetivos: estabeleça o que você deseja alcançar com chatbots para WhatsApp, seja melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas ou automatizar processos internos.
- Personalização e humanização: utilize a linguagem e o tom da marca para criar interações mais humanas e engajadas. A Getbots é uma empresa que pode te ajudar nesse processo
- Feedback e aprendizado contínuo: recolha feedback dos usuários e ajuste o chatbot conforme necessário para melhorar continuamente a experiência do usuário.
- Segurança e privacidade: garanta que os dados dos usuários sejam tratados com a máxima segurança, seguindo todas as regulamentações de privacidade aplicáveis.
O futuro dos chatbots para WhatsApp são conversas naturais e uma gama de possibilidades
O futuro dos chatbots para WhatsApp é promissor e com um futuro cada vez mais conversacional! Com avanços constantes em inteligência artificial e processamento de linguagem natura, é possível prever que os chatbots se tornarão ainda mais inteligentes, capazes de entender contextos complexos e oferecer interações quase indistinguíveis das humanas. Na Getbots, estamos empolgados para continuar inovando e proporcionando experiências excepcionais entre marcas e consumidores.
Luiz Tardelli, CEO da Getbots, inclusive compartilhou no mês de Junho de 2024, uma novidade incrível para chatbots no WhatsApp: pagamento dentro da plataforma! A Getbots implementou no chatbot do Fórum E-Commerce Brasil 2024, todos os recursos mais robustos e modernos que o WhatsApp pode oferecer em sua arquitetura. No canal, é possível encontrar árvores de conversas, Inteligência Artificial (NLP e Generativa), Catálogo, Flows, API, API Gateway. Um show de revolução! Chatbots para eventos, inclusive, é uma grande tendência para os próximos anos! Acesse o post da Getbots e veja mais sobre o caso.
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