WhatsApp lança novas funcionalidades para facilitar e agilizar conversas entre clientes e marcas. As empresas que possuem chatbots oficiais têm novos recursos de mensagens e contam com uma alteração na janela de respostas.
Estes novos recursos são maneiras diferentes de interagir com o bot (como fazer bot no whatsapp), que agora podem ser através de menus e botões disponíveis durante a conversa. Além da usabilidade, o tempo da janela de interação também mudou.
O atendimento automatizado está em alta. A razão é que as empresas buscam formas de escalar o atendimento, estar disponível 24 horas e entregar uma experiência única e padronizada a cada interação. E com o chatbot para Whatsapp é possível ter tudo isso.
De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time, Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots de agosto de 2021, 94% das empresas usam chatbot para WhatsApp. Com essas atualizações, podemos perceber que o WhatsApp busca melhorar as interações a cada dia facilitando a comunicação entre os negócios e clientes.
Como funcionam os novos recursos do WhatsApp para Chatbots?
Agora em chatbots é possível criar menus com até 10 opções para selecionar. Ao selecionar um item do menu, o chatbot oferece aos usuários as respostas pré definidas na conversa. Saiba mais sobre como funciona Whatsapp para chatbot.
De forma similar, o WhatsApp também libera botões de respostas. Esses botões de respostas podem ter até 3 opções e permitem que o usuário escolha a alternativa com um toque rápido.
A outra novidade é o envio de informações adicionais. Os usuários podem autorizar o envio de alertas pela marca. Antes, as empresas só podiam enviar notificações pelo WhatsApp para seus usuários dentro de uma janela de atendimento de 24 horas. Essa opção dificultava a comunicação com os usuários fora desse período.
Diante disso, o WhatsApp oferece mais tipos de mensagens para as empresas enviarem fora da janela de 24 horas, como informar aos clientes quando um produto está disponível novamente.
Com essa atualização foram implementadas políticas de controle para garantir uma experiência valiosa para o usuário. Para uma empresa enviar mensagem, é necessário que o usuário inicie a conversa ou autorize que a empresa entre em contato pelo WhatsApp.
E para garantir que o usuário esteja no controle, existe a possibilidade deles informarem por que bloquearam uma empresa. Isso ajudará o Whatsapp a entender e oferecer ao usuário uma experiência positiva com o uso do chatbot.
Leia também: Como funcionam os chatbots para WhatsApp
Menus e botões do WhatsApp na prática
O menu com até 10 opções e os botões de respostas podem ser usados para diversas finalidades. O vídeo abaixo é um exemplo de chatbot para WhatsApp híbrido que combina Regras e NLP. Ele foi desenvolvido para atender clientes Seara por todo o Brasil.
Os novos recursos de mensagens disponibilizado pelo WhatsApp são baseados em Regras e você pode ver como funciona neste vídeo:
Vantagens das novas funcionalidades
Uma das vantagens das novas funcionalidades é a facilidade dos usuários dizerem o que querem. Com as opções menu ou botões, não é necessário digitar uma resposta, além de navegar no conteúdo de forma mais interativa.
A outra vantagem é a agilidade e a aproximação da marca com o cliente. Pois os usuários podem receber informações adicionais fora da janela de atendimento de 24 horas por meio do WhatsApp automatizado com o uso do chatbot.
Quer saber como implementar essas novas funcionalidades? Entre em contato com a Getbots e conheça as nossas soluções.