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CRM integrado com WhatsApp: por que e como fazer?

Confira o artigo da Getbots e descubra como ter um CRM integrado com WhatsApp para aumentar a eficiência do atendimento ao cliente.
3 min. de leitura
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Profissional explicando as vantagens de ter CRM integrado com WhatsApp.

O uso de aplicativos de mensagens como o WhatsApp se tornou uma forma comum de comunicação entre empresas e clientes. Isso porque é uma maneira rápida e fácil de fornecer suporte e solucionar problemas. E o que já era bom pode ficar ainda melhor, já que é possível ter um CRM integrado com WhatsApp.

Quer saber mais sobre o que é um CRM integrado com o WhatsApp e como ter um? Fique tranquilo, nós vamos contar tudo para você neste artigo!

O que é um CRM?

CRM significa “Customer Relationship Management” ou, em português, “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, que nada mais é do que uma estratégia empresarial que tem como objetivo gerenciar as interações entre a empresa e seus clientes, buscando aprimorar a qualidade do atendimento e aumentar a fidelização.

Como a tecnologia tomou conta dos ambientes corporativos, é claro que já há uma série de softwares para auxiliar no gerenciamento dessas interações, os quais também chamamos de CRM e que podem ser integrados aos canais de comunicação e base de dados já existentes na empresa, a fim de reunir todas as interações feitas com cada cliente em diferentes canais em um único local.

Quais são as vantagens de ter um CRM integrado com WhatsApp?

Ao integrar um sistema CRM ao WhatsApp, a empresa pode ter acesso a diversas vantagens, como:

  • Centralização de informações: é possível ter acesso a todas as informações de um cliente em um único lugar, facilitando o atendimento e o tornando mais ágil.
  • Automação de tarefas: a integração entre o CRM e o WhatsApp pode automatizar tarefas repetitivas, como envio de mensagens de boas-vindas ou confirmação de agendamento de atendimentos, permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais complexas.
  • Personalização do atendimento: com as informações centralizadas em um único lugar, é possível personalizar o atendimento ao cliente, criando uma experiência única e diferenciada.
  • Melhoria no fluxo de trabalho: a integração permite que o atendimento seja realizado de forma mais eficiente e organizada, melhorando o fluxo de trabalho da empresa.

Como tornar o CRM integrado ao WhatsApp?

Existem diversas formas de realizar a integração do CRM ao WhatsApp. Uma das maneiras mais simples é por meio do uso de API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos, em português), que permite a comunicação entre diferentes sistemas, mesmo que eles tenham sido criados em linguagens de programação distintas e armazenem dados em outros formatos. Para isso, é necessário que a empresa conte com uma equipe de desenvolvedores capazes de realizar essa integração.

Outra opção é utilizar ferramentas de terceiros que já oferecem integração entre o CRM e o WhatsApp. Essas ferramentas podem ser encontradas em plataformas especializadas em automação de marketing e vendas.

Como um chatbot pode contribuir com a integração entre CRM e WhatsApp?

Já ouviu falar em chatbot? Então, chatbots são softwares que utilizam inteligência artificial para conversar com outras pessoas de forma automática, simulando uma conversa humana. Legal, não é mesmo?

E sabe o que é melhor ainda? Eles podem ser integrados ao WhatsApp, e assim ajudar a agilizar o atendimento ao cliente. Além disso, o chatbot pode coletar informações, como nome e e-mail, e inseri-las diretamente no CRM, facilitando o processo e diminuindo a ocorrência de erros na coleta de dados.

Com essa integração, é possível automatizar diversas tarefas, facilitar o atendimento ao cliente, diminuir a ocorrência de erros na coleta de dados e melhorar a eficiência do fluxo de trabalho e a experiência do cliente com a empresa.

Se você quer integrar o seu CRM ao WhatsApp e implementar um chatbot personalizado, pode contar com a ajuda da Getbots! Oferecemos soluções de automação de atendimento para diversos canais, incluindo o WhatsApp, e temos uma equipe especializada na criação de chatbots personalizados para atender às necessidades de cada negócio.

Não perca mais tempo e comece agora mesmo a aproveitar todos os benefícios que um CRM integrado com WhatsApp pode trazer para a sua empresa! Entre em contato com a Getbots e descubra como a automação de atendimento pode revolucionar o seu negócio. Estamos aqui para te ajudar!

Confira: Mensagem automática WhatsApp: para que serve e como usar

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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