fbpx

ChatGPT ganha concorrente: conheça o Bard, IA do Google

Conheça o Bard, IA do Google e concorrente do ChatGPT!
3 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Foto ChatGPT ilustrando um bate-papo com um homem de IA

O ChatGPT é um dos assuntos do momento. Para quem ainda não sabe do que se trata, o chat é um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pela OpenAI, sendo um modelo de aprendizado profundo para o processamento de linguagem natural.

Com ele é possível gerar conteúdos diversos, organizar listas, realizar tradução automática, responder a e-mails, buscar informações educacionais, links úteis e respostas precisas para questões relacionadas a um determinado assunto, outras tarefas de compreensão de linguagem e, até mesmo, escrever um livro!

Um texto elaborado pelo ChatGPT é produzido por um algoritmo de Inteligência Artificial, que aprendeu com uma grande quantidade de dados anteriores, para produzir respostas prontas a determinados assuntos. O ChatGPT consegue gerar textos que são intuitivos e geralmente bem escritos, mas costumam ser superficiais.

E isso tudo começou no final de 2022. No dia 5 de dezembro, a marca já havia batido 1 milhão de usuários, segundo o CEO da OpenAI, Sam Altman. 

Mas como era o mundo das buscas por conteúdos antes do ChatGPT? 

Pelo Google, claro! 

O tema Inteligência Artificial é o foco principal no universo da tecnologia neste começo de ano, especialmente devido à popularização do ChatGPT. Através dessa importante jornada da Inteligência Artificial, o Google lançou as primeiras informações sobre o Bard, sua ferramenta de Inteligência Artificial.

Ainda em processo de experimentação, o serviço de Inteligência Artificial conversacional é alimentado pela ferramenta Language Model for Dialogue Applications (LaMDA), sobre a qual o Google trabalha há dois anos, sendo chamado de Bard. Antes de tornar o projeto disponível ao público, Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, garante que todos os testes estão sendo realizados para garantir confiabilidade aos usuários.

De acordo com Sundar Pichai, o Bard busca unir a vastidão do conhecimento global com a força, a inteligência e a criatividade dos avançados modelos de linguagem do Google. Ele se baseia em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade. O Bard pode ser uma saída para a criatividade e um ponto de partida para a curiosidade, ajudando a explicar as recentes descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos ou aprender mais sobre os melhores atacantes de futebol atualmente e, em seguida, obter exercícios para aprimorar suas habilidades.

A definição para o Bard, neste momento, conforme Sundar, é: ousado e responsável. 

Em 2018, o Google foi uma das primeiras empresas a estabelecer uma série de princípios de Inteligência Artificial, e, desde então, continuam imersos em aplicar novas descobertas em modelos de Inteligência Artificial. 

O que podemos esperar do Bard

O Bard é uma Inteligência Artificial que tem como objetivo melhorar a interação humano-computador, tornando-a mais natural e intuitiva. O esperado é que ele seja capaz de responder às perguntas de forma mais precisa e eficiente, oferecendo informações relevantes e certeiras. Além disso, o Bard também pode ser utilizado para melhorar a interação com outros sistemas, tornando-os mais fáceis de serem usados por humanos. 

Explorando o Universo do ChatGPT

Qual a diferença entre o Bard e o ChatGPT?

Duas das tecnologias mais promissoras nesse campo são o Bard, desenvolvido pelo Google, e o GPT, da OpenAI.

O Bard e o GPT são dois tipos diferentes de tecnologias de Inteligência Artificial. O GPT é uma arquitetura de modelo de linguagem treinada a partir de enormes quantidades de texto, o que lhe permite gerar respostas coerentes e convincentes para perguntas ou tarefas específicas. 

Já o Bard é uma Inteligência Artificial projetada para melhorar a interação humano-computador. Embora ambos possam ser usados para oferecer informações e responder a perguntas, eles são projetados para atender a objetivos diferentes. Portanto é possível que eles possam complementar-se, e não necessariamente concorrer. É importante lembrar que a Inteligência Artificial é uma área em constante evolução, por isso é possível que surjam novas tecnologias que possam competir ou trabalhar em conjunto com o Bard e o GPT no futuro.

Então, qual desses dois gigantes da Inteligência Artificial é o melhor? Será que eles vão concorrer ou trabalhar juntos? Enquanto isso, ficaremos de olho neles por aqui. 

Gostou do nosso artigo?

A Getbots está disposta a te ajudar, e podemos conversar sobre a possibilidade de você implementar um chatbot humanizado e personalizado. Fale com nosso bot e sinta a experiência!

Aproveite para seguir nossas redes sociais e continue aprendendo conosco.

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Posts relacionados

Comentários

Faça uma busca no Blog: