Logística é a especialidade da Administração responsável por prover os meios necessários para que a empresa execute suas atividades conforme o planejado. Sendo assim, esse processo engloba desde a compra de matérias-primas até a distribuição das mercadorias fabricadas.
Para que as operações logísticas atuem corretamente, é indispensável a utilização de recursos que facilitem a gestão da informação e o cumprimento de prazos, dois fatores que podem ser otimizados com o auxílio de um chatbot para logística.
Quer saber como isso é possível? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
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Como o chatbot para logística pode ajudar sua empresa?
Interfaces conversacionais dotadas de Inteligência Artificial conseguem processar grandes bancos de dados rapidamente, permitindo:
- Integração de dados entre os diferentes sistemas de gestão;
- Geração de relatórios com indicadores de desempenho das operações;
- Detecção e notificação de problemas no sistema;
- Gerenciamento dos inventários da empresa;
- Processamento de ordens de serviço, pedidos e demais operações da empresa;
- Monitoramento de entregas;
- Aviso sobre o status da entrega em tempo real;
- Redução da fila de atendimento;
- Funcionamento em tempo integral;
- Controle de estoque.
A otimização desses processos contribui para a diminuição de custos operacionais, falhas humanas e da necessidade de retrabalho, além de aumentar a produtividade do negócio.
Como pode ser utilizado no atendimento ao cliente?
O chatbot para logística pode ser aplicado aos mais diversos processos de atendimento ao cliente, como:
- Alteração de pedido: se o cliente precisar modificar alguma das informações prestadas anteriormente ou perceber que digitou um dado errado, ele pode entrar em contato com a interface de conversação da empresa e solicitar a alteração do pedido sem precisar aguardar na fila de espera, já que o bot consegue atender a inúmeras demandas ao mesmo tempo e fornece respostas instantaneamente.
- Resolução de dúvidas e problemas: o sistema de conversação pode auxiliar sanando dúvidas e solucionando problemas que o cliente encontre ao longo do processo de compra e recebimento do pedido, sem a necessidade de intervenção humana.
- Informações sobre a entrega: o chatbot pode ser programado para indicar a localização do veículo de transporte e notificar o cliente sobre o status de entrega em tempo real. O programa pode ser integrado à plataforma de comunicação que melhor se adapta ao perfil do cliente, como WhatsApp, e-mail ou SMS, por exemplo, para enviar a notificação. Para obter essa informação, é preciso realizar um levantamento de dados sobre o perfil dos clientes.
E como pode contribuir para os processos internos da empresa?
Além de auxiliar no atendimento ao cliente, o chatbot para logística pode contribuir para os seguintes processos internos:
- Processamento de pedidos: a interface de comunicação é capaz de coletar as informações necessárias para o processamento do pedido, como nome do cliente, endereço de entrega e confirmação de pagamento, e solicitar aos colaboradores a separação e envio do pedido de forma completamente autônoma.
- Rastreamento de frota: o programa indica a localização dos veículos em tempo real, garantindo a segurança da frota e fácil verificação de quais meios de transporte estão efetuando entregas, passando por manutenção ou disponíveis para realizar entregas, além de auxiliar no monitoramento do trajeto realizado pelos motoristas.
- Controle de estoque: como o bot lida com a solicitação de pedidos e rastreamento de entregas, logo tem acesso a dados fundamentais para controle de estoque, podendo auxiliar os colaboradores e os gestores no monitoramento da quantidade de cada mercadoria armazenada, dos produtos que precisam ser repostos, de quais itens estão saindo para entrega, entre outras informações relevantes.
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