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SAC Digital no WhatsApp: tudo o que você precisa saber para integrá-lo ao seu chatbot

Entenda o que muda com a nova lei de serviço de atendimento ao consumidor, o que é SAC digital WhatsApp, as vantagens de usá-lo, como um chatbot pode contribuir com sua performance e como a Getbots pode ajudar você a aplicar essa novidade no seu negócio!
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pessoa usando o WhatsApp para aprender o que é sac digital

Você sabia que é possível oferecer Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por plataformas digitais, e não apenas por contato telefônico? E mais! Sabia que pode usar o próprio WhatsApp da sua empresa para isso?

Com a aprovação do decreto 11034/2022, que regula e altera o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as empresas passam a ter direito de escolher o canal de SAC, que deverá funcionar 24 horas, sete dias por semana. 

Ou seja, caiu a obrigatoriedade de que o atendimento ininterrupto seja exclusivamente por telefone. Mas não pense que já pode dar adeus ao 0800. Passa a ser obrigatório que as empresas forneçam atendimento via ligação telefônica pelo menos 8 horas por dia, ok?

O objetivo da nova lei do SAC é otimizar e modernizar a comunicação entre empresas e consumidores, pois as regras anteriores datavam lá de 2008. Como você bem sabe, muita coisa mudou de lá para cá. 

Uma delas foi o surgimento do atendimento omnichannel, que disponibiliza diversos canais de comunicação integrados, para oferecer maior comodidade aos consumidores, já que assim poderão escolher o canal pelo qual preferem ser atendidos.

O decreto prevê que as empresas devem oferecer o serviço de atendimento ao consumidor via telefone e mais outro canal no mínimo, sendo o WhatsApp uma das opções disponíveis.

Se você se interessou pelo assunto, entenda agora o que é SAC digital e como usá-lo no WhatsApp integrado a um chatbot.

O que é SAC digital WhatsApp?

O SAC digital WhatsApp é o serviço de atendimento ao consumidor oferecido via WhatsApp. Segundo a lei, cabe ao SAC atender demandas de esclarecimento de dúvidas, recebimento de reclamações ou contestações e realização de suspensão ou cancelamento de serviços. 

Isto é, o contato de serviço de atendimento ao consumidor não pode incluir contratação ou oferta de produtos, ou serviços. Então, nada de encaminhar campanhas de promoções e lançamentos para sua lista de clientes, entendido?

Mesmo que sua organização não seja obrigada por lei a disponibilizar o SAC, vale a pena considerar seu uso, pois, por mais cada processo seja organizado e monitorado pela empresa, problemas podem acontecer. Por isso, oferecer um SAC para que o cliente possa tirar suas dúvidas e solucionar seus problemas de forma simples é uma boa forma de mantê-lo fidelizado.

Qual a vantagem de apostar no SAC digital WhatsApp?

A plataforma WhatsApp Business permite a criação de contas empresariais usando o próprio número de telefone fixo da empresa. Isso se torna uma grande vantagem, pois a nova lei do SAC determina que o atendimento não pode gerar ônus ao consumidor

Ou seja, não será mais possível disponibilizar números de contatos telefônicos que iniciem com os prefixos 4003 e 4004 – conhecidos como Números Únicos Nacionais (NUN), – que permitem o atendimento de chamadas em todo o território brasileiro pelo custo de uma ligação local, o qual é dividido entre empresa e consumidor.

Com o SAC digital WhatsApp, o consumidor conseguirá entrar em contato com a empresa gratuitamente e sem gerar despesas para o negócio, como ocorre no caso do 0800, contribuindo para a redução de custos.

Como um chatbot pode contribuir para o SAC?

Os chatbots podem ser integrados a diversas plataformas, e uma delas é o WhatsApp. Ao unir essas duas tecnologias, é possível promover ainda mais benefícios para seu SAC digital WhatsApp. Conheça alguns, a seguir:

1. Atendimento ininterrupto

Como os chatbots são softwares programados para operar de forma autônoma, é possível mantê-los funcionando ininterruptamente. Assim, fica mais fácil e economicamente viável oferecer o atendimento 24 horas, sete dias por semana, exigido por lei. Isso porque você poderá contar com uma equipe menor de atendentes, já que muitas das demandas poderão ser resolvidas pela interface conversacional.

2. Sem fila de espera

Um único chatbot consegue atender milhares de pessoas simultaneamente, otimizando o tempo de atendimento e aumentando a satisfação dos clientes.

3. Registro de informações otimizado

Com a nova lei do SAC, os atendentes passam a ter de registrar as solicitações dos consumidores, para que, caso seja transferido para outro setor ou a ligação caia, não precise explicar novamente toda a situação.

Com o uso de chatbots, é possível otimizar o processo de registro, pois, conforme o bot recebe as informações, já pode criar um relatório de atendimento que poderá ser enviado para o colaborador que concluirá o atendimento, caso isso seja necessário.

Saiba mais sobre o que significa SAC

Como a Getbots pode me ajudar?

A Getbots é especializada na criação de interfaces conversacionais altamente personalizadas e humanizadas. Para isso, nossa equipe pensa no projeto ponta a ponta, garantindo a unidade e a coesão do projeto ao longo de todo o seu desenvolvimento.

Buscamos compreender sua brand persona, objetivos, desafios e o perfil do seu público-alvo, para criar todo o conceito que envolve o chatbot, a fim de que atenda ao posicionamento da marca e dialogue com o mesmo tom de voz que os potenciais clientes, gerando empatia entre o público.

Para que o projeto saia do papel, exatamente como planejamos, a Getbot Studio é uma poderosa ferramenta a qual podemos recorrer, para conteúdos personalizados, por diferentes tecnologias de Inteligência Artificial, como Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural.

Após concluir a etapa de planejamento, apresentamos o projeto e, após ser aprovado, executamos. Para garantir a total qualidade do chatbot, incluímos, ainda, a etapa de monitoramento de performance do bot.

Agora que você conhece as vantagens de usar chatbots para SAC digital WhatsApp, por que não aproveitar já esses benefícios no seu negócio? Entre em contato com a gente!

Leia também: Mensagens automáticas no Whatsapp: para que serve e como usar

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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