Duas das tecnologias mais promissoras no campo da inteligência artificial, são o Bard, desenvolvido pelo Google, e o Chat GPT, da OpenAI, e fizemos uma entrevista com os dois!
O que podemos afirmar, é que os dois são modelos poderosos que competem pela liderança na área de IA. Com a contínua inovação do Google e o desenvolvimento de outros modelos de IA, a competição no campo do processamento de linguagem natural provavelmente se tornará ainda mais desafiadora.
De um lado temos o Google com uma sólida base de conhecimento e recursos para continuar inovando e superando desafios. Por outro lado, o GPT é popular por ser lançado e aprimorado antecipadamente.
Será que eles vão concorrer ou trabalhar juntos? Isso, só o tempo dirá, mas por enquanto, podemos fazer testes e analisar as entrevistas realizadas para obter alguma conclusão.
Como as IA’s se apresentam quando questionadas sobre a entrevista
Bard: Se apresenta como um modelo de linguagem criado pela inteligência artificial do Google e traz alguns de seus benefícios.

GPT: Deixa claro não ser uma pessoa real, se tratando de um modelo de linguagem e ajudará na entrevista.

Quais as principais diferenças entre Bard e GPT
Bard: Aponta que ambos são grandes modelos de linguagem, informando alguns diferenciais, por exemplo, ao dizer que o Bard é melhor ao responder perguntas com conteúdo informativo (conhecido por sua abrangência e acesso à pesquisa Google, o que lhe dá uma gama mais ampla de conhecimento), enquanto o GPT é melhor nos quesitos: texto criativo, códigos, scripts, peças musicais, e-mails etc.

GPT: Aqui, o GPT frisa que seu conhecimento se limita a informações disponíveis até setembro de 2021 e diz não conhecer seu rival, o Bard. Mas, informa o que tem de conhecimento em sua base sobre o termo “Bard”, pedindo mais dados.
Quando explicamos sobre o Bard, ele reforça que seu conhecimento é limitado até 2021 e faz algumas sugestões.


Como a inteligência artificial pode ser integrada no dia a dia nas empresas?
Bard: Quando questionado sobre como a inteligência artificial pode ser integrada no dia a dia nas empresas, Bard é direto e reto, cita 4 maneiras com um texto mais sucinto.

GPT: Já o GPT faz o famoso textão! Dá diversas formas de como a IA pode ser utilizada nas empresas, trazendo uma lista com um total de 10 maneiras.


Quais são as limitações de cada inteligência artificial?
Bard: Reforça ser um grande modelo de linguagem, conhecido por ser uma IA conversacional ou chatbot treinado, ressaltando ser uma ferramenta poderosa. Após sua defesa, Bard diz que possui algumas limitações, e as cita de forma discreta, como ser tendencioso, por vezes, não ter acesso a informações do mundo real e finaliza dizendo ainda estar em desenvolvimento.

GPT: Senta que lá vem textão… Ao contrário do Bard, o Chat GPT já passa uma lista de suas limitações, dentre elas, o fato de não ter consciência, falta de empatia, compreensão emocional e claro, seu conhecimento limitado até setembro de 2021, fazendo que a IA não tenha acesso às informações após essa data.

Qual a porcentagem de assertividade de suas respostas?
Bard: Sobre a assertividade em suas respostas, Bard repete resposta anterior, fala sobre suas limitações e dá muitas voltas para dizer que não garante 100% de precisão em suas respostas.

GPT: O Chat GPT foca na questão da assertividade, deixa claro não poder fornecer informações precisas, mas afirma acertos em muitos casos.

Então, Bard e GPT podem fornecer “fake news”?
Bard: Mais uma vez repete respostas anteriores, foca em avisar que ainda está em desenvolvimento, mas garante que fará o seu melhor para não fornecer fake news.

GPT: Aqui, o GPT parece ser mais sensível, mesmo afirmando não ter emoções, diz que sua intenção não é de propagar fake news e explica como a inteligência artificial do GPT foi projetada, jogando discretamente a responsabilidade de conferir a veracidade das informações, para o usuário da IA.

Qual a importância de profissionais competentes para disparar comandos para ambas inteligências artificiais, fazendo a validação de suas respostas?
Bard: Quando formulada uma questão mais séria sobre como devemos nos comportar perante suas informações, o Bard confirma que profissionais competentes por trás dos comandos para a IA são importantes. Passando uma lista de como podemos fazer para ajudá-lo.

GPT: O GPT também traz uma lista, mas dessa vez é informando como esses profissionais podem prevenir de propagar conteúdos duvidosos da IA.

Vamos fazer um teste para ver se as IA’s são espertinhas
Resolvemos mudar um pouco de assunto e perguntamos: o Brasil já ganhou algum Oscar?
A resposta certa, é que, oficialmente, o Brasil nunca ganhou um Oscar, mas já chegou perto algumas vezes, tendo várias produções indicadas.
Vamos ver o que nossas inteligências artificiais responderam:
Bard: O Bard surpreendeu aqui, hein! Além de afirmar que o Brasil já ganhou vários Oscars, continua afirmando quando indagamos se seriam apenas indicações ou ganhadores mesmo do prêmio.


GPT: E não é que o GPT também se confundiu com a nossa pergunta! Pois é. Afirma que o Brasil já ganhou mais de uma vez o prêmio mais cobiçado do cinema. Porém, quando questionamos se foram mesmo ganhadores ou indicações, ele volta, admite o erro, pede desculpas, mas continua errando ao dizer que alguns filmes foram indicados e levaram a estatueta para casa.


Agora que descobrimos um ponto fraco em comum, vamos pegar mais pesado?
Perguntamos o que aconteceu após a descoberta do Brasil feita por Colombo em 1500. Essa não precisamos nem pensar muito para responder, hein…
Bard: Pedro Álvares Cabral está se debatendo em seu túmulo neste momento com a resposta do Bard, que afirma que o Brasil foi descoberto por Colombo.

GPT: Olha só! O queridinho GPT, já diz que existe uma confusão em nossa questão e reforça dizendo que Colombo não descobriu o Brasil e sim, o português Pedro Álvares Cabral. Ainda conta um pouquinho dessa chegada dos portugueses em terras brasileiras.

A inteligência artificial irá superar a inteligência humana?
Para finalizar, agradecemos pela entrevista e encerramos com uma última pergunta sobre o futuro da inteligência artificial e humana.
Bard: A IA do Google vai direto ao ponto dizendo que essa questão é complexa e controversa. Mostra opiniões de especialistas e afirma que a inteligência artificial é uma tecnologia com potencial de mudar o mundo.

GPT: A IA da OpenAI, se mostra mais cortês, solícita, mas não deixa claro sua opinião sobre o assunto. Mostra as habilidades de cada inteligência e finaliza dizendo que, independente do rumo que as coisas tomem, o importante é a tecnologia se desenvolver com responsabilidade, levando em consideração os impactos em nossa sociedade, economia e no bem-estar das pessoas.

O que podemos concluir da entrevista com Bard e Chat GPT
Embora ambos possam ser usados para oferecer informações e responder a perguntas, eles são projetados para atender a objetivos diferentes. Portanto, é possível que eles possam complementar-se, e não necessariamente concorrer. É importante lembrar que a Inteligência Artificial é uma área em constante evolução, sendo possível que surjam novas tecnologias que possam competir ou trabalhar em conjunto com o Bard e o GPT no futuro.
De acordo com nossa entrevista, o GPT levou uma pequena vantagem, mesmo tendo seus conhecimentos limitados a 2021, mas devemos lembrar que o Bard continua em desenvolvimento e promete ser uma ferramenta poderosa que continua a melhorar com o tempo.
Gostou do nosso artigo?
A Getbots está disposta a te ajudar, e podemos conversar sobre a possibilidade de você também implementar uma IA na sua empresa ou negócio. Fale com nosso bot e sinta a experiência!
Portanto, aproveite para seguir nossas redes sociais e continue aprendendo conosco.