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Entenda a importância dos emojis na comunicação com os clientes

Pode parecer bobo à primeira vista, mas os emojis são importantes recursos de comunicação atualmente. Confira o post e entenda a relevância dos emojis para sua estratégia de comunicação, quais são os mais utilizados, algumas curiosidades sobre o assunto e em quais circunstâncias não usá-los!
3 min. de leitura
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importância dos emojis
Young woman watching a live stream

Os emojis são representações gráficas comumente utilizadas em mensagens, comentários e posts nas redes sociais. A palavra surgiu a partir da junção dos termos em japonês “e” (絵 “imagem”) e “moji” (文字 “letra”). Ou seja, os emojis são recursos utilizados na comunicação escrita para transmitir a personalidade, o tom de voz e as emoções presentes no diálogo, o que não seria possível apenas por meio de palavras.

Esses pictogramas estão presentes nas mensagens que enviamos a amigos e familiares, mas recentemente empresas também estão adotando em suas estratégias de comunicação com o objetivo de se aproximar mais do público, gerar engajamento e conexão.

Se você deseja personalizar a comunicação entre a sua marca e o público-alvo, acompanhe o artigo de hoje e entenda a importância dos emojis na comunicação com o cliente!

Qual a importância dos emojis na comunicação com os clientes?

Uma boa estratégia de comunicação considera o perfil do público-alvo com o objetivo de identificar o tom de voz, os valores e as preferências dos potenciais clientes. Assim é possível criar uma brand persona (personificação dos valores de uma marca) com características alinhadas às qualidades do público-alvo.

Conforme aponta um estudo feito em 2021 pela Unicode Consortium – organização que padroniza os códigos dos emojis –, 92% dos internautas usam essas representações gráficas para se comunicar na web. Um número bem significativo, diga-se de passagem, o que nos leva a pensar que grande parte do seu público-alvo está dentro dessa estatística.

Entre março e abril de 2022, a Adobe realizou uma pesquisa sobre emojis, revelando os seguintes resultados:

  • 91% dos entrevistados afirmaram que os emojis facilitam a sua expressão no espaço virtual;
  • 88% alegaram ser mais provável ter empatia por alguém que usa emojis;
  • 73% responderam que consideram amigáveis as pessoas que usam emojis para se comunicar.

Ora, conquistar empatia e ser considerado amigável pelo público é tudo que uma marca deseja para gerar conexão, engajamento e converter clientes. Portanto, se o público-alvo da sua empresa utiliza emojis para dialogar, logo a sua estratégia de comunicação deve considerar explorar esse recurso.

Entenda o significado dos emojis

Conheça os emojis mais utilizados e seus respectivos significados:

😃 Alegre;

😳 Envergonhado;

❤️ Afetuoso;

😍 Apaixonado ou fascinado por algo;

😧 Boquiaberto;

😱 Assustado;

😪 Triste ou magoado;

😂 Chorando de rir;

🤐 Mantendo um segredo;

🤔 Pensativo;

👏 Parabenizando alguém;

👍 Estar de acordo com algo;

🤞 Desejando sorte ou fazendo uma promessa;

🙌 Comemorando algo.

Curiosidades sobre emojis

O responsável por criar os primeiros emojis foi o designer de interface japonês Shigetaka Kurita, em 1999. Os mangás foram sua principal inspiração para criar os pictogramas.

Naquela época, o designer atuava em uma companhia telefônica que tinha o objetivo de aumentar sua popularidade entre o público jovem.

Além desse propósito, cabe dizer que os emojis foram uma verdadeira mão na roda em um cenário no qual o sistema de internet móvel acabava de surgir, e os e-mails podiam conter apenas 250 caracteres (menos que um tweet!). Assim era possível substituir uma palavra inteira ou uma emoção por apenas um emoji.

Outra curiosidade sobre emojis é que, no dia 17 de julho, comemora-se o Dia Mundial dos Emojis. Sim, isso mesmo que você leu! A data corresponde ao dia em que a Apple anunciou seu aplicativo de calendário iCal na Macworld Expo de 2002. Você deve estar se perguntando agora: “Mas o que um app de calendário tem a ver com emojis?”. 

Pois bem, quando a Apple criou o emoji de calendário, era necessário indicar uma data nele, e a multinacional americana optou pelo dia em que anunciou o iCal. Ainda sobre a Apple, vale destacar que ela foi a primeira grande empresa de tecnologia a apostar em emojis e a responsável por popularizá-los em todo o mundo.

Outro fato curioso sobre os emojis é que os 176 primeiros pictogramas criados por Kurita estão em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York desde 2016. E se você também tem vontade de criar emojis, saiba que isso é plenamente possível. Basta enviar o protótipo do emoji para o Unicode Consortium.

Para que a proposta seja aprovada, é preciso que atender a determinados pré-requisitos, como:

  • Conter evidências de que há demanda para a figura;
  • Não estar relacionado à marcas e divindades religiosas;
  • Não possuir conteúdo ofensivo, entre outros.

Mas não tenha pressa para ver seu emoji sendo usado, pois o processo de autorização e disponibilização pode levar até um ano e meio, viu?

Como os emojis não devem ser utilizados?

Os emojis são recursos de comunicação que caem muito bem em mensagens com um tom mais descontraído, mas, se usados excessivamente, podem comprometer a fluidez da mensagem. Sendo assim, é fundamental ter o timing perfeito para usá-los.

Convém mencionar, ainda, que não se deve utilizar emojis em momentos inadequados, como em conteúdos que apresentam assuntos sérios ou sensíveis, por exemplo, em canais de comunicação destinados especificamente para receber críticas.

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Agora que você já conhece a importância dos emojis para a estratégia de comunicação da empresa, continue nos acompanhando para saber mais sobre o uso de chatbot para redes sociais!

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