fbpx

Entenda o que é automatização do atendimento e por que sua empresa precisa disso

Você sabe o que é um atendimento automatizado? Confira, neste conteúdo, como essa possibilidade pode melhorar seu atendimento ao cliente e como fazer!
4 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Cliente satisfeito ao entrar em contato com uma empresa que utiliza automatização do atendimento.

Automatização do atendimento é um termo que tem ganhado cada vez mais destaque no mundo empresarial. Mas, afinal, o que é atendimento automatizado? Basicamente, trata-se de uma técnica que busca utilizar a tecnologia para simplificar e agilizar o processo de atendimento ao cliente.

Esse processo pode ser aplicado de diversas maneiras, desde o atendimento automatizado do WhatsApp Business até a criação de Unidade de Resposta Audível (URA) e o uso de chatbots. Mas por que automatizar o atendimento? Quais são as vantagens desse processo? Como fazer um atendimento automatizado? Neste artigo, respondemos a todas essas perguntas e muito mais. Venha com a gente!

O que é atendimento automatizado?

O atendimento automatizado consiste em utilizar recursos tecnológicos para tornar o processo de atendimento mais rápido e eficiente. A ideia é que o cliente possa solucionar suas dúvidas e problemas de maneira automatizada, ou seja, sem a necessidade de interação humana.

Por que apostar na automatização do atendimento?

Existem diversas vantagens em automatizar o atendimento. Uma delas é a geração de economia, já que o processo de atendimento automatizado reduz custos com mão de obra e infraestrutura, além de permitir que a empresa atenda um maior volume de clientes sem precisar aumentar a equipe.

Além disso, a automatização permite que a empresa ofereça um atendimento mais rápido e disponível 24 horas, 7 dias por semana, tendo em vista que o bot funciona ininterruptamente e é capaz de atender milhares de pessoas ao mesmo tempo, o que pode aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, as vendas.

Quais são as formas de fazer automação do atendimento?

Existem diversas formas de fazer a automatização do atendimento. As mais comuns são:

Atendimento automatizado WhatsApp Business

A versão corporativa do WhatsApp permite o disparo de mensagens automatizadas de saudação, ausência e também respostas rápidas quando um cliente ou potencial cliente entra em contato com a empresa via Whats. Alguns exemplos de mensagens automatizadas do WhatsApp Business são:

  • Olá! Seja bem-vindo. Estamos felizes em atendê-lo(a) e prontos para ajudar no que for necessário. Por favor, diga-nos como podemos ajudá-lo(a) e um de nossos agentes responderá o mais breve possível. Obrigado por entrar em contato conosco e tenha um ótimo dia!
  • Olá! Obrigado por entrar em contato conosco. Infelizmente, nossa equipe não está disponível no momento. Mas não se preocupe, retornaremos a sua mensagem assim que possível durante nosso horário de atendimento, que é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Obrigado pela compreensão e tenha um ótimo dia!

Unidade de Resposta Audível

Conhecido também pela sigla URA, trata-se do famoso “disque 1 para efetuar suas compras, 2 para saber o status da entrega, 3 para reclamações… ou aguarde na linha para falar com um de nossos atendentes”. Em outras palavras, corresponde a um serviço telefônico que oferece atendimento automático por meio de gravações de voz.

Chatbots

São robôs de atendimento que podem ser desenvolvidos com base em regras pré-programadas ou recursos avançados de inteligência artificial, como machine learning e processamento de linguagem natural para realizar o atendimento ao cliente de maneira mais eficiente e personalizada. 

É possível integrá-los ao WhatsApp e também a outros canais de comunicação para oferecer um atendimento automatizado com maior nível de personalização e performance. Há também os voicebots que nada mais são do que chatbots que se comunicam por voz, assim como as assistentes virtuais Alexa e Siri, as quais podem ser integradas aos canais de atendimento por voz via ligação telefônica.

Diferentemente das opções acima, por ter a opção de serem desenvolvidas com base em inteligência artificial, essas interfaces conversacionais são capazes de aprender conforme interagem com a gente e compreender mensagens de texto e de voz escritas e ditas livremente, ou seja, não compreendem as respostas apenas pelo número da opção selecionada, mas realmente interpretam a mensagem, permitindo um atendimento automatizado capaz de solucionar questões mais complexas sem depender de um agente humano.

Como fazer um atendimento automatizado?

Para fazer um atendimento automatizado eficiente, é importante seguir alguns passos. Veja abaixo:

  • Defina a brand persona: a brand persona é a personificação da marca e deve ser definida de acordo com seus valores e o perfil do público-alvo. Isso ajudará a personalizar o atendimento, definir o tom de voz ideal, estimular o sentimento de identificação entre marca e cliente e manter o estilo de comunicação entre todos os canais de atendimento da empresa.
  • Faça um levantamento sobre as dúvidas e problemas mais frequentes: assim, será possível programar o envio automático das respostas e orientações para as principais dúvidas e problemas dos usuários ou, no caso de uma inteligência artificial, treiná-la para saber quais são as prováveis perguntas que ela terá que responder inicialmente até que o recurso de machine learning interaja mais com os usuários e amplie seu conhecimento.
  • Realize testes: é importante testar o atendimento automatizado antes de colocá-lo em prática. Isso permitirá identificar possíveis falhas e ajustar o processo antes que ele seja utilizado pelos clientes.

Aprenda a como programar mensagem no whatsapp

Você já conhece a Getbots?

A Getbots é uma empresa especializada no desenvolvimento de chatbots para empresas de diversos segmentos. Com a nossa expertise, as empresas podem realizar a automatização do atendimento ao cliente de forma eficiente e personalizada, oferecendo respostas rápidas e precisas 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de diversos canais, como WhatsApp e Instagram.

Os chatbots desenvolvidos pela Getbots são customizados conforme as necessidades de cada empresa, desde a definição da brand persona até a escolha dos canais de atendimento e a integração com as ferramentas de gestão de clientes.

Além disso, a Getbots oferece suporte técnico e monitoramento contínuo dos chatbots desenvolvidos, garantindo a eficiência e qualidade do atendimento automatizado. Para saber mais sobre o nosso trabalho, entre em contato!

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Posts relacionados

importância dos emojis

Entenda a importância dos emojis na comunicação com os clientes

Pode parecer bobo à primeira vista, mas os emojis são importantes recursos de comunicação atualmente. Confira o post e entenda a relevância dos emojis para sua estratégia de comunicação, quais são os mais utilizados, algumas curiosidades sobre o assunto e em quais circunstâncias não usá-los!

Comentários

Faça uma busca no Blog: