fbpx

Passo a passo de como colocar mensagem automática no WhatsApp

Aprenda como colocar mensagem automática no WhatsApp para fornecer respostas rápidas e precisas aos seus clientes!
3 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Ilustração de diversos aplicativos do WhatsApp sintonizados para mandar mensagem automática.

Quem é um usuário fiel do WhatsApp já deve ter se deparado com mensagens automáticas, que – vamos combinar – são uma verdadeira mão na roda para otimizar atendimentos. 

Se você curte esse tipo de facilidade quando entra em contato com uma empresa e deseja oferecer essa experiência ao seu cliente, mas não sabe como, chega mais! No artigo de hoje vamos ensinar a como programar mensagem no WhatsApp de forma automática. Vamos lá?

O que são mensagens automáticas no WhatsApp?

Como o próprio nome sugere, são mensagens enviadas para os destinatários automaticamente, ou seja, sem que você precise mover um dedo sequer. Mas isso você já sabia, não é mesmo? A questão é: como isso acontece?

Basicamente, quando alguém entra em contato com uma empresa que faz uso desse recurso, a mensagem é encaminhada para o servidor da API do WhatsApp Business. Você deve estar pensando: ok, mas o que é essa tal de API? Vamos lá! 

API significa “Application Programming Interface” ou “Interface de Programação de Aplicativos” em português, e nada mais é do que um mecanismo que permite a comunicação entre diferentes sistemas de software – nesse caso, entre o perfil da empresa no Whats e o sistema de automatização de mensagens.

A partir daí, a API do WhatsApp Business “interpreta” a mensagem do usuário e aciona o fluxo de conversa que corresponde a essa mensagem, o qual guiará o usuário por meio de uma série de respostas rápidas para ajudá-lo a atingir seu objetivo.

Além disso, é possível programar o envio de mensagens automatizadas, o que é muito útil para as empresas avisarem sobre promoções, lançamentos, status de envio de um produto, confirmar consultas e outras informações de forma ágil e fácil.

Vale destacar que, além de utilizar o recurso de automatização do WhatsApp para responder os clientes fora do horário de atendimento, há a opção de usá-lo para informar que o usuário entrou em uma fila de espera e que logo será atendido por uma pessoa ou até mesmo integrar um chatbot baseado em Inteligência Artificial para oferecer uma experiência de atendimento personalizada, humanizada e com mais capacidade de ajudar o usuário a resolver seus problemas e sanar suas dúvidas.

Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

Antes de mais nada, caso a empresa ainda não tenha uma conta comercial, baixe o WhatsApp Business na Google Play ou App Store, abra o aplicativo e siga as instruções para configurar a conta comercial.

Já está com o perfil da empresa aberto aí na telinha do celular? Ok, antes de te ensinar a ativar o envio automático de mensagens, é importante que você saiba que há dois tipos: as mensagens de ausência e as mensagens rápidas. Veja como ativar cada uma delas:

Mensagem de ausência

  • Abra o app WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos localizado no canto superior direito;
  • Em seguida, clique em “Ferramentas comerciais”, “Mensagem de ausência” e ative a opção “Enviar mensagem de ausência”;
  • Depois, toque na mensagem para editá-la, escreva a mensagem que deseja que seja enviada automaticamente e selecione a opção “Ok”;
  • Toque em “Horário” para programar sua mensagem de ausência e escolha “Horário programado” ou ”Fora do horário de atendimento”, lembrando que a última opção só estará disponível se já estiver configurado o horário de atendimento no perfil comercial;
  • Toque em “Destinatários” para definir os contatos que receberão sua mensagem de ausência, escolha a opção desejada e clique em “Salvar”.

Mensagens rápidas

  • Abra o app WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos localizado no canto superior direito;
  • Em seguida, clique em “Ferramentas comerciais”, “Respostas rápidas” e toque em “Adicionar”;
  • Clique em “Mensagem” e crie uma lista de mensagens que possam ser enviadas para responder a perguntas comuns dos clientes. Lembre-se de que você pode salvar no máximo 50 respostas rápidas, entendido?

Depois de configurar a mensagem automática, ela será enviada automaticamente para os clientes sempre que você estiver ausente ou não puder responder às mensagens imediatamente. Isso pode ajudar a garantir que seus clientes recebam respostas rápidas e precisas, mesmo quando você não estiver disponível.

Como um chatbot pode melhorar o atendimento da sua empresa via WhatsApp?

Agora que você já sabe como colocar mensagem automática WhatsApp, que tal ir além e oferecer um atendimento ainda mais completo aos seus clientes com a ajuda de um chatbot?

Esse tipo de tecnologia pode ajudar a sua empresa a melhorar a experiência dos usuários no atendimento ao cliente, permitindo que eles obtenham respostas imediatas, precisas e personalizadas para perguntas complexas, as quais apenas a API do WhatsApp não é capaz de oferecer.

Se você deseja implementar um chatbot no WhatsApp da sua empresa, conte com a Getbots e nossa expertise em desenvolver interfaces conversacionais para diversas plataformas, inclusive para o WhatsApp.

Para saber mais sobre os nossos serviços e como os chatbots podem ajudar o seu negócio, navegue pelo site e entre em contato com a equipe de atendimento. Não perca mais tempo e dê o primeiro passo para melhorar o atendimento da sua empresa hoje mesmo!

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Posts relacionados

Como funcionam os chatbots para WhatsApp?

Cada vez mais indispensável para a comunicação cliente-empresa, os chatbots para WhatsApp estão evoluindo e hoje possuem diferentes funcionalidades

GPT no WhatsApp

GPT no WhatsApp: transforme o atendimento ao cliente com IA

Imagine oferecer um atendimento excepcional ao cliente, disponível 24/7 no WhatsApp, com integração ao GPT. Parece um sonho? Mas é realidade! Transforme sua comunicação e impulsione resultados incríveis para o seu negócio com essa combinação revolucionária. Neste artigo, exploraremos o

Comentários

Faça uma busca no Blog: