Você sabia que 40% dos usuários preferem ser atendidos por um chatbot do que por uma pessoa? É o que aponta a pesquisa realizada pela plataforma Business Insider no primeiro semestre de 2021.
Provavelmente, isso se deve às vantagens que essa tecnologia proporciona ao público atendido. Mas os consumidores não são os únicos a se beneficiar, pois a ferramenta contribui – e muito – para o mundo dos negócios, principalmente para o setor de marketing, e não apenas pelo atendimento por chatbot ser a preferência de parcela considerável das pessoas atendidas.
Acompanhe o artigo e saiba para que serve um chatbot para marketing e suas vantagens. Vamos lá?
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Para que serve um chatbot?
Antes de conhecer as vantagens do chatbot para marketing, é importante que você saiba exatamente para que ele serve. O chatbot – também conhecido como assistente virtual – é um software utilizado em plataformas e canais de comunicação com a finalidade de simular uma interação com um humano.
Essa característica permite que tal tecnologia sirva para diferentes funções, como:
- Oferecer atendimento: o chatbot pode oferecer atendimento tanto no pré-venda quanto no pós-venda, isso porque é capaz de fornecer mais informações sobre o produto que o potencial cliente deseja comprar, sanar dúvidas técnicas sobre o item adquirido, disponibilizar o rastreio do pedido ou as políticas de troca ou cancelamento de mercadorias, emitir uma 2ª via do boleto ou nota fiscal, entre outros;
- Captar leads: a ferramenta consegue capturar dados assim que o usuário acessa o site e permite o compartilhamento de suas informações, conforme previsto na LGPD, mas, além disso, é possível captar dados quando o visitante solicita atendimento ao chatbot, pois nesse momento são solicitadas algumas informações, como nome, e-mail e número de telefone, por exemplo;
- Nutrir leads: com as informações coletadas, é possível compreender o perfil do público-alvo, fornecendo insights à criação de conteúdos para qualificar os consumidores e fazer com que eles avancem na jornada de compra;
- Aplicar ações de remarketing e retargeting: além de dados como nome e e-mail, o software é capaz de rastrear o comportamento dos leads e clientes no site e aplicar ações de remarketing e retargeting, como enviar um e-mail avisando que o usuário esqueceu de finalizar uma compra em seu e-commerce ou mostrar um anúncio com a promoção de um produto que o usuário pesquisou em seu site previamente;
- Efetuar pesquisas de mercado: outra forma de obter dados do público-alvo com a ajuda de bots é por meio de pesquisas de mercado, já que é possível enviar questionários a um grande número de pessoas em pouquíssimo tempo;
- Engajar leads e clientes nas redes sociais: a partir de gatilhos programados, a ferramenta pode interagir respondendo e curtindo comentários em suas postagens, o que aumenta o engajamento das pessoas e aproxima a marca de seu público-alvo.
Quais as vantagens do chatbot para marketing?
A seguir, confira os principais benefícios de um chatbot para o setor de marketing:
- Diminui o tempo de espera: o chatbot responde às solicitações de uma série de usuários ao mesmo tempo e de modo imediato, diminuindo o tempo de espera e qualquer outro transtorno relacionado a isso e, consequentemente, aumentando a satisfação dos leads e clientes;
- Reduz custos: segundo pesquisa realizada pela Capgemini em 2019, em torno de 70% das organizações que utilizam bots para atendimento reduziram mais de 20% dos custos com serviços de atendimento ao consumidor, uma vez que a ferramenta dispensa a necessidade de uma ampla equipe de atendentes;
- Disponibilidade em tempo integral: a ferramenta fica à disposição do público sete dias por semana, 24 horas, o que também aumenta a satisfação do cliente ou lead, já que não será preciso esperar o horário comercial ou os dias úteis da semana para sanar uma dúvida ou resolver um problema.
Como a Getbots pode me ajudar?
Como você pôde perceber, o chatbot para marketing oferece vantagens que impactam diretamente a satisfação dos clientes e a economia da empresa, mas não basta aplicar qualquer bot. Sabe por quê?
Consta no relatório Navegando na Experiência do Cliente Pós-pandemia, divulgado pela Infobip, que 74% dos entrevistados precisam de mais personalização no atendimento e 60% se sentiriam insatisfeitos se descobrissem que estão interagindo com máquinas de Inteligência Artificial.
Esses dados ressaltam a importância de investir em chatbots que priorizem a humanização, que é o lema da Getbots: We Speak Human. Nos destacamos no mercado justamente por revolucionar o modo como os bots de atendimento se comunicam, ou seja, substituindo o diálogo engessado por uma abordagem mais humanizada e personalizada.
Isso é possível graças às ferramentas e ao método de trabalho adotado pela equipe, que inclui planejamento da estratégia ponta a ponta e criação de todo o conceito por trás do chatbot.
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