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Entenda o que é automatização do atendimento e por que sua empresa precisa disso

Você sabe o que é um atendimento automatizado? Confira, neste conteúdo, como essa possibilidade pode melhorar seu atendimento ao cliente e como fazer!
4 min. de leitura
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Cliente satisfeito ao entrar em contato com uma empresa que utiliza automatização do atendimento.

Automatização do atendimento é um termo que tem ganhado cada vez mais destaque no mundo empresarial. Mas, afinal, o que é atendimento automatizado? Basicamente, trata-se de uma técnica que busca utilizar a tecnologia para simplificar e agilizar o processo de atendimento ao cliente.

Esse processo pode ser aplicado de diversas maneiras, desde o atendimento automatizado do WhatsApp Business até a criação de Unidade de Resposta Audível (URA) e o uso de chatbots. Mas por que automatizar o atendimento? Quais são as vantagens desse processo? Como fazer um atendimento automatizado? Neste artigo, respondemos a todas essas perguntas e muito mais. Venha com a gente!

O que é atendimento automatizado?

O atendimento automatizado consiste em utilizar recursos tecnológicos para tornar o processo de atendimento mais rápido e eficiente. A ideia é que o cliente possa solucionar suas dúvidas e problemas de maneira automatizada, ou seja, sem a necessidade de interação humana.

Por que apostar na automatização do atendimento?

Existem diversas vantagens em automatizar o atendimento. Uma delas é a geração de economia, já que o processo de atendimento automatizado reduz custos com mão de obra e infraestrutura, além de permitir que a empresa atenda um maior volume de clientes sem precisar aumentar a equipe.

Além disso, a automatização permite que a empresa ofereça um atendimento mais rápido e disponível 24 horas, 7 dias por semana, tendo em vista que o bot funciona ininterruptamente e é capaz de atender milhares de pessoas ao mesmo tempo, o que pode aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, as vendas.

Quais são as formas de fazer automação do atendimento?

Existem diversas formas de fazer a automatização do atendimento. As mais comuns são:

Atendimento automatizado WhatsApp Business

A versão corporativa do WhatsApp permite o disparo de mensagens automatizadas de saudação, ausência e também respostas rápidas quando um cliente ou potencial cliente entra em contato com a empresa via Whats. Alguns exemplos de mensagens automatizadas do WhatsApp Business são:

  • Olá! Seja bem-vindo. Estamos felizes em atendê-lo(a) e prontos para ajudar no que for necessário. Por favor, diga-nos como podemos ajudá-lo(a) e um de nossos agentes responderá o mais breve possível. Obrigado por entrar em contato conosco e tenha um ótimo dia!
  • Olá! Obrigado por entrar em contato conosco. Infelizmente, nossa equipe não está disponível no momento. Mas não se preocupe, retornaremos a sua mensagem assim que possível durante nosso horário de atendimento, que é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Obrigado pela compreensão e tenha um ótimo dia!

Unidade de Resposta Audível

Conhecido também pela sigla URA, trata-se do famoso “disque 1 para efetuar suas compras, 2 para saber o status da entrega, 3 para reclamações… ou aguarde na linha para falar com um de nossos atendentes”. Em outras palavras, corresponde a um serviço telefônico que oferece atendimento automático por meio de gravações de voz.

Chatbots

São robôs de atendimento que podem ser desenvolvidos com base em regras pré-programadas ou recursos avançados de inteligência artificial, como machine learning e processamento de linguagem natural para realizar o atendimento ao cliente de maneira mais eficiente e personalizada. 

É possível integrá-los ao WhatsApp e também a outros canais de comunicação para oferecer um atendimento automatizado com maior nível de personalização e performance. Há também os voicebots que nada mais são do que chatbots que se comunicam por voz, assim como as assistentes virtuais Alexa e Siri, as quais podem ser integradas aos canais de atendimento por voz via ligação telefônica.

Diferentemente das opções acima, por ter a opção de serem desenvolvidas com base em inteligência artificial, essas interfaces conversacionais são capazes de aprender conforme interagem com a gente e compreender mensagens de texto e de voz escritas e ditas livremente, ou seja, não compreendem as respostas apenas pelo número da opção selecionada, mas realmente interpretam a mensagem, permitindo um atendimento automatizado capaz de solucionar questões mais complexas sem depender de um agente humano.

Como fazer um atendimento automatizado?

Para fazer um atendimento automatizado eficiente, é importante seguir alguns passos. Veja abaixo:

  • Defina a brand persona: a brand persona é a personificação da marca e deve ser definida de acordo com seus valores e o perfil do público-alvo. Isso ajudará a personalizar o atendimento, definir o tom de voz ideal, estimular o sentimento de identificação entre marca e cliente e manter o estilo de comunicação entre todos os canais de atendimento da empresa.
  • Faça um levantamento sobre as dúvidas e problemas mais frequentes: assim, será possível programar o envio automático das respostas e orientações para as principais dúvidas e problemas dos usuários ou, no caso de uma inteligência artificial, treiná-la para saber quais são as prováveis perguntas que ela terá que responder inicialmente até que o recurso de machine learning interaja mais com os usuários e amplie seu conhecimento.
  • Realize testes: é importante testar o atendimento automatizado antes de colocá-lo em prática. Isso permitirá identificar possíveis falhas e ajustar o processo antes que ele seja utilizado pelos clientes.

Aprenda a como programar mensagem no whatsapp

Você já conhece a Getbots?

A Getbots é uma empresa especializada no desenvolvimento de chatbots para empresas de diversos segmentos. Com a nossa expertise, as empresas podem realizar a automatização do atendimento ao cliente de forma eficiente e personalizada, oferecendo respostas rápidas e precisas 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de diversos canais, como WhatsApp e Instagram.

Os chatbots desenvolvidos pela Getbots são customizados conforme as necessidades de cada empresa, desde a definição da brand persona até a escolha dos canais de atendimento e a integração com as ferramentas de gestão de clientes.

Além disso, a Getbots oferece suporte técnico e monitoramento contínuo dos chatbots desenvolvidos, garantindo a eficiência e qualidade do atendimento automatizado. Para saber mais sobre o nosso trabalho, entre em contato!

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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