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Por que usar atendimento automático na sua empresa?

4 min. de leitura
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Mão robótica operando um tablet, representando atendimento automático

Quer descobrir como o atendimento automático pode ajudar a sua empresa a melhorar a experiência do cliente e reduzir os custos operacionais? Leia o artigo e descubra como essa tecnologia pode revolucionar a forma como você se relaciona com seus clientes!

Com a evolução dos canais digitais e das redes sociais, os consumidores desenvolveram um novo hábito: eles se comunicam com as empresas que fazem parte do seu cotidiano. Seja por meio das mídias sociais ou outro canal de atendimento, as pessoas estão mais engajadas em interagir e compartilhar suas opiniões sobre produtos e serviços.

Nesse contexto, as empresas precisam oferecer um atendimento rápido, eficiente e centrado na experiência do cliente. É aí que o atendimento automático se apresenta como uma alternativa. Ou seja, com essa tecnologia, as empresas conseguem resolver as solicitações dos clientes de forma mais ágil, contribuindo fortemente para a fidelização de seus consumidores.

Se sua empresa ainda não aplica essa tecnologia, fique esperto: você pode estar perdendo muitos negócios, por não oferecer essa comodidade ao seu cliente.

Então, cola com a gente, para entender melhor o que é atendimento automático e como pode impactar positivamente seu negócio. É hora de botar essa tecnologia para rodar e turbinar o atendimento da sua empresa!

O que é atendimento automático?


Sobretudo, o atendimento automatizado é uma tecnologia que ajuda as empresas a se comunicarem com seus clientes de maneira automática, sem depender de intervenção humana em todas as etapas do atendimento. Para isso, você pode apostar em diferentes tecnologias.

  • Chatbots baseados em regras pré-programadas, inteligência artificial ou baseados em ambas as tecnologias (híbridos);
  • Voicebots baseados em inteligência artificial;
  • Unidade de Resposta Audível (URA).

Contudo, os chatbots baseados em regras pré-programadas seguem um script predefinido de mensagem de atendimento automático. Ou seja, só conseguem responder a perguntas para as quais foram programados previamente. 

Um exemplo de chatbot baseado em regras pré-programadas é aquele que você encontra no perfil de atendimento automático WhatsApp Business das empresas. Eles listam uma série de perguntas e respostas, e você tem de torcer para que sua dúvida ou demanda esteja listada ali.

Por outro lado, os chatbots baseados em inteligência artificial funcionam por algoritmos de aprendizado de máquina, para aprenderem com as interações dos clientes e fornecerem respostas mais precisas e personalizadas, como é o caso do ChatGPT.

Os voicebots, por sua vez, são um chatbot que se comunica especificamente por voz, como as assistentes virtuais Alexa, Siri e Cortana.

Por fim, a URA é um robô usado para atender chamadas automaticamente. Ela interage com o cliente por meio de gravações de voz, e pode direcionar a chamada para o setor ou atendente correto, ou fornecer respostas automáticas para perguntas frequentes. Você certamente já esbarrou com essa tecnologia ao entrar em contato com um call center. 

Por que priorizar tecnologias baseadas em inteligência artificial?

Os chatbots e voicebots baseados em inteligência artificial possuem algumas vantagens em relação aos chatbots baseados em regras pré-programadas e URA.

Em primeiro lugar, os chatbots e voicebots por inteligência artificial aprendem com as interações dos clientes. Isso significa que podem fornecer respostas mais precisas e personalizadas. 

Isso ocorre porque esses chatbots são alimentados por algoritmos de aprendizado de máquina, que permitem que analisem significativas quantidades de dados e aprendam com eles ao longo do tempo.

Além disso, os chatbots e voicebots baseados em inteligência artificial são mais flexíveis em relação às perguntas que podem responder e não são limitados por um conjunto fixo de regras pré-programadas. Assim, podem lidar com uma ampla variedade de solicitações e perguntas dos clientes.

Vale destacar que os chatbots híbridos também são opções interessantes, já que determinadas demandas são mais fáceis e rápidas de serem resolvidas via perguntas e respostas pré-programadas. Com isso, o usuário não tem de escrever toda a sua dúvida ou resposta.

Como as tecnologias baseadas em inteligência artificial contribuem com o atendimento automático?

A inteligência artificial garante uma automatização mais completa e efetiva do atendimento ao cliente. Saiba por quê!

1. Redução de custos

Sabia que com o atendimento automático baseado em inteligência artificial você pode economizar uma baita grana na sua empresa? Isso mesmo! Sem precisar contratar uma equipe gigantesca para lidar com as solicitações dos clientes, é possível automatizar o atendimento e atender um monte de gente ao mesmo tempo, 24 horas, sete dias por semana.

2. Experiência do cliente

Como dissemos, com o atendimento automático baseado em inteligência artificial, os clientes podem ser atendidos de forma simultânea e por tempo integral. Além disso, os bots baseados em inteligência artificial permitem a personalização do atendimento conforme o perfil do público-alvo. Eles fazem qualquer um esquecer que está conversando com um software. Isso garante uma resposta rápida, eficiente e uma melhoria significativa da experiência do cliente.

3. Aumento da produtividade

Já imaginou como seria ótimo se seus funcionários pudessem se concentrar em outras atividades importantes, ao invés de ficarem presos no atendimento ao cliente? Com a automatização do atendimento com base em inteligência artificial, isso é possível! Os bots podem lidar com as solicitações dos clientes. Enquanto os funcionários humanos se concentram em tarefas mais complexas e estratégicas para o crescimento da empresa.

Como automatizar o atendimento com chatbot

Para colocar um bot para trabalhar no atendimento ao cliente, é preciso seguir algumas etapas. Dá só uma olhada:

  • Entender as necessidades do cliente: antes de tudo, é importante saber quais são as principais demandas dos clientes. Ou seja, perguntas frequentes, solicitações de serviços e problemas comuns;
  • Criar o conceito por trás do bot: para que o cliente se surpreenda com o atendimento recebido, é fundamental humanizar seu bot. Para isso, é preciso criar o conceito que envolve a interface conversacional. Isso é feito com base no estudo de perfil do público-alvo e compreensão da estratégia de branding da marca;
  • Criar um roteiro de conversação: é preciso criar um roteiro para o chatbot, definindo as perguntas que serão feitas e as respostas que serão dadas. Como dissemos, os chatbots baseados em inteligência artificial podem usar algoritmos de aprendizado de máquina para melhorarem com o tempo;
  • Testar e ajustar: antes de lançar o chatbot para o público, é importante testá-lo e fazer ajustes se necessário. Podem-se realizar testes com um grupo seleto de clientes ou com uma amostra aleatória de usuários;
  • Lançar e monitorar: após lançar o chatbot, é importante monitorar seu desempenho e fazer ajustes conforme necessário. Coletar feedback dos clientes pode ajudar a identificar pontos de melhoria e atualizar o roteiro de conversação.

Conte com a Getbots

Assim, a Getbots é especializada no desenvolvimento de chatbots baseados em inteligência artificial, tanto híbridos quanto 100% artificialmente inteligentes. Portanto, navegue pelo nosso site para saber mais sobre como os chatbots podem transformar a experiência do seu cliente e contribuir para o crescimento do seu negócio. Invista no atendimento automático e leve seu negócio a outro patamar!

Aproveite para seguir nossas redes sociais e continue aprendendo conosco.

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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