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Passo a passo de como colocar mensagem automática no WhatsApp

Aprenda como colocar mensagem automática no WhatsApp para fornecer respostas rápidas e precisas aos seus clientes!
3 min. de leitura
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Ilustração de diversos aplicativos do WhatsApp sintonizados para mandar mensagem automática.

Quem é um usuário fiel do WhatsApp já deve ter se deparado com mensagens automáticas, que – vamos combinar – são uma verdadeira mão na roda para otimizar atendimentos. 

Se você curte esse tipo de facilidade quando entra em contato com uma empresa e deseja oferecer essa experiência ao seu cliente, mas não sabe como, chega mais! No artigo de hoje vamos ensinar a como programar mensagem no WhatsApp de forma automática. Vamos lá?

O que são mensagens automáticas no WhatsApp?

Como o próprio nome sugere, são mensagens enviadas para os destinatários automaticamente, ou seja, sem que você precise mover um dedo sequer. Mas isso você já sabia, não é mesmo? A questão é: como isso acontece?

Basicamente, quando alguém entra em contato com uma empresa que faz uso desse recurso, a mensagem é encaminhada para o servidor da API do WhatsApp Business. Você deve estar pensando: ok, mas o que é essa tal de API? Vamos lá! 

API significa “Application Programming Interface” ou “Interface de Programação de Aplicativos” em português, e nada mais é do que um mecanismo que permite a comunicação entre diferentes sistemas de software – nesse caso, entre o perfil da empresa no Whats e o sistema de automatização de mensagens.

A partir daí, a API do WhatsApp Business “interpreta” a mensagem do usuário e aciona o fluxo de conversa que corresponde a essa mensagem, o qual guiará o usuário por meio de uma série de respostas rápidas para ajudá-lo a atingir seu objetivo.

Além disso, é possível programar o envio de mensagens automatizadas, o que é muito útil para as empresas avisarem sobre promoções, lançamentos, status de envio de um produto, confirmar consultas e outras informações de forma ágil e fácil.

Vale destacar que, além de utilizar o recurso de automatização do WhatsApp para responder os clientes fora do horário de atendimento, há a opção de usá-lo para informar que o usuário entrou em uma fila de espera e que logo será atendido por uma pessoa ou até mesmo integrar um chatbot baseado em Inteligência Artificial para oferecer uma experiência de atendimento personalizada, humanizada e com mais capacidade de ajudar o usuário a resolver seus problemas e sanar suas dúvidas.

Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

Antes de mais nada, caso a empresa ainda não tenha uma conta comercial, baixe o WhatsApp Business na Google Play ou App Store, abra o aplicativo e siga as instruções para configurar a conta comercial.

Já está com o perfil da empresa aberto aí na telinha do celular? Ok, antes de te ensinar a ativar o envio automático de mensagens, é importante que você saiba que há dois tipos: as mensagens de ausência e as mensagens rápidas. Veja como ativar cada uma delas:

Mensagem de ausência

  • Abra o app WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos localizado no canto superior direito;
  • Em seguida, clique em “Ferramentas comerciais”, “Mensagem de ausência” e ative a opção “Enviar mensagem de ausência”;
  • Depois, toque na mensagem para editá-la, escreva a mensagem que deseja que seja enviada automaticamente e selecione a opção “Ok”;
  • Toque em “Horário” para programar sua mensagem de ausência e escolha “Horário programado” ou ”Fora do horário de atendimento”, lembrando que a última opção só estará disponível se já estiver configurado o horário de atendimento no perfil comercial;
  • Toque em “Destinatários” para definir os contatos que receberão sua mensagem de ausência, escolha a opção desejada e clique em “Salvar”.

Mensagens rápidas

  • Abra o app WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos localizado no canto superior direito;
  • Em seguida, clique em “Ferramentas comerciais”, “Respostas rápidas” e toque em “Adicionar”;
  • Clique em “Mensagem” e crie uma lista de mensagens que possam ser enviadas para responder a perguntas comuns dos clientes. Lembre-se de que você pode salvar no máximo 50 respostas rápidas, entendido?

Depois de configurar a mensagem automática, ela será enviada automaticamente para os clientes sempre que você estiver ausente ou não puder responder às mensagens imediatamente. Isso pode ajudar a garantir que seus clientes recebam respostas rápidas e precisas, mesmo quando você não estiver disponível.

Como um chatbot pode melhorar o atendimento da sua empresa via WhatsApp?

Agora que você já sabe como colocar mensagem automática WhatsApp, que tal ir além e oferecer um atendimento ainda mais completo aos seus clientes com a ajuda de um chatbot?

Esse tipo de tecnologia pode ajudar a sua empresa a melhorar a experiência dos usuários no atendimento ao cliente, permitindo que eles obtenham respostas imediatas, precisas e personalizadas para perguntas complexas, as quais apenas a API do WhatsApp não é capaz de oferecer.

Se você deseja implementar um chatbot no WhatsApp da sua empresa, conte com a Getbots e nossa expertise em desenvolver interfaces conversacionais para diversas plataformas, inclusive para o WhatsApp.

Para saber mais sobre os nossos serviços e como os chatbots podem ajudar o seu negócio, navegue pelo site e entre em contato com a equipe de atendimento. Não perca mais tempo e dê o primeiro passo para melhorar o atendimento da sua empresa hoje mesmo!

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