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Chatbot para Black Friday: saiba como usá-lo para impulsionar suas vendas

Mais do que oferecer ofertas imbatíveis na Black Friday, é preciso certificar-se de que sua empresa conseguirá dar conta da alta demanda gerada nessa data. Confira o conteúdo e saiba como um chatbot pode te ajudar!
3 min. de leitura
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café, teclado e letras formando as palavras Black Friday, simbolizando chatbot para Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano pelos consumidores, e em 2022 não será diferente. Como aponta estudo feito pelo Méliuz, 91,3% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday, o que corresponde a um aumento de 20% em comparação ao ano passado.

Além do maior número de brasileiros interessados em ir às compras na Black Friday, conforme o mesmo estudo, 39% estão dispostos a gastar mais este ano, e 26,6% não têm orçamento definido, o que demonstra que a inflação não irá desestimular as vendas. Inclusive, esse pode ser o motivo por trás desses dados tão animadores, pois será a oportunidade de a população realizar compras por um valor mais acessível.

Se você quer aproveitar para impulsionar as vendas nessa data, é importante dispor de um número suficiente de funcionários para atender, promover campanhas de marketing, efetuar vendas e fornecer suporte aos clientes, ou de um único chatbot para realizar todas essas tarefas de forma ágil e humanizada.

Quer saber como usar chatbot para Black Friday e otimizar suas vendas? Continue a leitura!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é a data na qual empresas de todo o mundo aproveitam para renovar o estoque, antes que o ano termine, por meio de promoções. Essa tradição foi iniciada nos Estados Unidos para marcar o início do período de compras de fim de ano. A data é definida a partir do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês) e sempre ocorre na 4ª sexta-feira do mês de novembro. No Brasil, a primeira edição da Black Friday aconteceu em 2010, desde então nunca deixou de ocorrer.

Como a sua empresa pode usar chatbot para Black Friday?

Os chatbots podem ser utilizados em diferentes frentes. Na Black Friday, é possível implementá-los para:

  • Atendimento simultâneo: a Black Friday incentiva o aumento das vendas e, consequentemente, de clientes a serem atendidos, resultando em demora. Essa é a oportunidade de destacar seu negócio perante o público consumidor oferecendo não apenas boas ofertas, mas também um atendimento ágil, pois um único bot é capaz de atender a muitas pessoas ao mesmo tempo.
  • Lançamento de campanhas de marketing: para se destacar em meio a uma série de ofertas, é preciso caprichar na estratégia de marketing, e um chatbot pode ajudá-lo nisso, porque automatiza o disparo de e-mail marketing, nutre os leads para que avancem no funil de vendas, curte e responde aos comentários em redes sociais, responde às mensagens enviadas via direct e publica campanhas de marketing de forma completamente independente.
  • Fechamento de vendas: as interfaces conversacionais podem ser integradas a todos os canais de comunicação da empresa, como WhatsApp, Instagram e Facebook, permitindo que os consumidores confiram catálogos de produtos, incluam os itens desejados em um carrinho de compras, informem os dados de entrega e efetuem o pagamento, contribuindo para o descongestionamento de pontos de venda físicos.
  • Fornecimento de suporte em tempo integral: o software fica disponível ao público 24 horas, sete dias por semana, ou seja, o atendimento não é encerrado no fim do horário comercial e em finais de semana e feriados. Assim você poderá fornecer suporte pós-venda de qualidade aos seus clientes mesmo que o número de vendas triplique.

Quais são as vantagens de usar chatbot para Black Friday?

O chatbot pode oferecer os seguintes benefícios à sua empresa:

  • Otimização do atendimento: um dos principais benefícios dos bots é a otimização de atendimento, pois, como visto acima, esses softwares conseguem atender simultaneamente a diversas pessoas e fazem isso 24 horas, sete dias por semana. 
  • Melhora na experiência do cliente: a otimização do tempo contribui para melhorar a experiência do cliente, mas não apenas isso. Atualmente, é possível desenvolver interfaces conversacionais com recursos de Inteligência Artificial, como machine learning e Processamento de Linguagem Natural (PLN). Enquanto o primeiro permite que o programa de computador aprenda e se aprimore a partir da própria experiência – ajudando no fornecimento de respostas cada vez melhores –, o segundo possibilita que o chatbot compreenda a fala e escrita livre do ser humano, ou seja, não interpreta que o número 1 significa a opção “sim” e que deve disparar a próxima mensagem indicada em seu código, mas, sim, assimila as frases que falamos ou escrevemos por extenso, mesmo com gírias, abreviações ou termos regionais. Esse avanço proporciona a criação de bots cada vez mais humanizados e personalizados, cativando o cliente.
  • Redução de custos: para que uma equipe interna conseguisse proporcionar os mesmos benefícios que um chatbot, seria necessário contar com profissionais que se revezassem para cobrir os turnos do dia, da tarde, da noite e da madrugada. Além disso, os atendentes teriam que ser muito bem treinados para oferecer as respostas rapidamente, tendo em vista que o tempo de consulta e resposta de um bot é instantâneo. Isso demandaria um grande investimento por parte da empresa em mão de obra.

Como a Getbots pode ajudar?

A Getbots é especialista quando o assunto é transformar seu chatbot em uma verdadeira plataforma de negócios. Contamos com tecnologia de última geração e um time de especialistas com ampla expertise, capazes de criar chatbots completamente personalizados, humanizados e com alta performance. Que tal ter um chatbot para Black Friday e impulsionar a capacidade do seu negócio de efetuar vendas? Vem falar com a gente!

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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