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Quais são as principais tendências de chatbots atualmente?

O mercado de chatbots (ou assistentes virtuais) não para de crescer com a constante evolução dos recursos de inteligência artificial. E se você quer que sua empresa se beneficie com esse avanço, é indispensável ficar por dentro das principais tendências de chatbots. Então, não perca a oportunidade de conferir as principais novidades do mundo dos bots neste artigo!
3 min. de leitura
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Mulher conferindo qual é a principal tendência de chatbot.

Os chatbots estão cada vez mais presentes em nossas vidas, seja para atendimento ao cliente, suporte técnico ou até mesmo para entretenimento. Isso é resultado direto da constante evolução do mercado de bots. E se liga só! Se você não se atentar às principais tendências de chatbots, seu negócio pode ficar pra trás, viu?

Então não fique de fora dessa e confira este artigo para saber os principais destaques no mundo dos bots!

C-commerce se alia aos chatbots

Calma lá, não é erro de digitação não! É “c-commerce” mesmo, mas o conceito não vai muito longe do e-commerce que a gente já conhece. O c-commerce vem de “colaborative commerce”, que no bom e velho português significa o mesmo que comércio colaborativo. 

Talvez você não saiba o que isso quer dizer, mas certamente já ouviu falar em algum c-commerce ou até mesmo já comprou em um. Esse é o caso de plataformas online como Enjoei e Get Ninjas, que reúnem em um mesmo local compradores e vendedores para que possam fechar negócio.

Ok, e onde entra o chatbot nesta história? Pois bem, por meio dos dados e histórico de compra dos usuários, o bot pode sugerir a compra de novos produtos ou serviços e mostrar promoções e lançamentos que possam interessar o cliente. 

E não para por aí! O robozinho pode, ainda, tirar dúvidas e processar o pagamento dos produtos, tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já deu pra entender por que o c-commerce, aliado aos chatbots, é uma tendência forte, né?

Chatbots invadem o Instagram

Você já percebeu que o Instagram está cheio de chatbots? Isso ocorreu porque lá em 2021 o Insta liberou o uso de bots para que empresas pudessem conversar com seus clientes via direct. Isso impulsiona o mercado de chatbots, que de 2021 a 2022 teve um salto de 26% para 55% na proporção de desenvolvedores brasileiros que projetaram interfaces conversacionais para a rede social. 

É tanta gente fazendo chatbot para o Instagram que atualmente o canal atingiu a sexta posição no ranking de plataformas com maior demanda para criação de chatbots, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time: Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots.

E sabe por que os chatbots estão invadindo o Instagram? Fique sabendo que o Brasil é o segundo país que mais usa o canal. Só perde pro Tio Sam. E o mais engraçado é que, segundo pesquisa feita pela Opinion Box, a popularidade da rede social só cresce! 

Atualmente, 92% dos usuários entram no Insta pelo menos uma vez por dia. Dessa porcentagem, 53% alegam entrar várias vezes. E ainda tem aqueles que sequer desgrudam do aplicativo, deixando-o aberto o dia inteirinho.

E não é só pra passar o tempo, não! A galera acredita que o Instagram aproxima pessoas e empresas (79% concordam), tanto que 44% afirmaram à Opinion Box que já usam o app pra conversar com companhias. E aí, você está nessa estatística?

Isso tem impulsionado o uso de interfaces conversacionais no Instagram com o objetivo de tirar dúvidas, ajudar os clientes a encontrar o que procuram e até mesmo processar pedidos diretamente no Instagram, tornando a experiência do cliente muito mais fluida e fácil e podendo aumentar a conversão de vendas para as empresas.

Chatbots cheios de personalidade

Com a quantidade cada vez maior de chatbots disponíveis, é essencial que eles sejam personalizados e únicos. Mas não apenas por isso. Os próprios clientes demandam a disponibilização de bots mais humanos e personalizados. 

Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela LivePerson que indica que 61% dos consumidores têm opinião positiva em relação à comunicação com bots, mas 41% dizem sentir falta de um toque humano nos bots, enquanto 36% apontam a falta de personalização como um problema.

Isso significa que os bots precisam ser projetados conforme as necessidades específicas dos negócios e as preferências dos usuários. Chatbots personalizados podem oferecer experiências mais agradáveis ​​e envolventes, o que pode levar a um aumento nas vendas e na satisfação do cliente. 

Então nada de colocar chatbot sem graça por aí, viu? Se você realmente quer aproveitar todos os benefícios que um bot pode proporcionar para seu negócio, é bom que o robozinho tenha personalidade de sobra.

Conte com a Getbots para ficar por dentro das tendências de chatbots

Os chatbots estão mudando a forma como as empresas interagem com os clientes. As tendências de chatbots estão evoluindo rapidamente, e as empresas precisam estar atentas a essas mudanças para permanecerem competitivas.

Toda semana a Getbots traz uma série de conteúdos sobre chatbot. Então, acesse o nosso site para saber mais sobre o assunto e entender como o nosso time de experts pode ajudar a sua empresa a decolar!

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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