fbpx

Por que chatbots revolucionam sua experiência de marca? (com cases de sucesso)

Chatbots alteraram de vez a experiência dos clientes com suas marcas preferidas. Entenda quais as vantagens da tecnologia e confira dois cases de sucesso.
6 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Aperto de mão entre robô e humano - Chatbots revolucionam sua experiência de marca

Empresas de diferentes portes e segmentos estão se familiarizando com o poder dos chatbots. De acordo com levantamento realizado pelo site Statista, a previsão é que o mercado internacional da tecnologia movimente U$ 1,25 bilhão até 2025 – superando, com folga, o montante de U$ 190 milhões, arrecadado em 2016.

Esse é um dos dados que comprovam que chatbots vão além de tendências tecnológicas temporárias, tornando-se ferramentas-chave para o desenvolvimento de muitos negócios

A pesquisa “Chatbots Are Here To Stay”, organizada pela Accenture em 2017, já apontava para isso. O estudo diz que 56% dos gestores afirmam que chatbots são base de grandes mudanças corporativas, ao passo que 43% dos concorrentes dos entrevistados já apostavam na tecnologia naquela época. 

Dentre as maiores vantagens está a construção de um relacionamento positivo e memorável com o usuário. Além da ferramenta agilizar atendimentos e fornecer informações importantes, os chatbots são fundamentais para revolucionar a experiência de marca de sua empresa.

Atendimentos rápidos e eficientes são essenciais para impactar a audiência. Mas a ferramenta também cria experiências que o cliente não espera e consegue surpreender positivamente. Acolhimento para situações da rotina do consumidor, que fujam do aspecto prático, é fundamental”, afirma o CEO da Getbots, Luiz Tardelli.

Neste artigo vamos falar sobre as principais funcionalidades dos chatbots, que permitem a construção de um relacionamento único com o cliente, além de citar cases de sucesso da Getbots para exemplificar a estratégia. 

Para conferir todos os detalhes, continue lendo!

Mulher usa smartphone para interagir com Chatbot que revoluciona experiência de marca
(Foto: Canva)

Engajamento de usuários

A pesquisa “Chatbots Are Here To Stay” também apontou quais serão os aspectos mais relevantes para robôs inteligentes nos próximos anos. De acordo com 57% dos gestores, a principal vantagem é a capacidade de oferecer atenção personalizada aos clientes e de construir uma relação de maior comunicação com os visitantes de sites.

Chatbots não são como robôs impessoais, com interações frias. Pelo contrário: quando se fala em branding e construção de marca, são ferramentas valiosas. Além de atuar como um funcionário real, auxiliando o cliente em todo seu percurso, a tecnologia permite um relacionamento mais próximo com o usuário a longo prazo.

Também são integralmente personalizáveis, podendo adotar um ar mais amigável ou profissional. Tudo vai depender do perfil da empresa em que o bot está inserido e o propósito da ferramenta dentro do negócio.

Chatbots permitem ações exclusivas, criando experiências que o usuário não vai encontrar em outros canais da marca. A mídia, então, é usada para encantar, transmitir emoções, conhecimentos e conteúdos”, afirma Luiz Tardelli.

O CEO também aponta avanços nas tecnologias e nas inteligências, que abriram espaço para a maior inclusão de usuários. Por exemplo, chatbots atualmente podem ser inseridos em diferentes plataformas – como nos sites oficiais das empresas, Facebook Messenger e WhatsApp. 

Além disso, há uma preocupação quanto à diversidade e à acessibilidade. Para isso, começa-se a pensar em linguagens neutras, para usuários de diversos gêneros, linguagem não capacitista,além de maneiras de incluir clientes com deficiências e que podem ter dificuldades na troca de mensagens de texto com chatbots, por exemplo. 

Fortalecimento da marca

Chatbots incorporam os valores, os princípios e as missões da empresa na qual estão inseridos. Isso se dá através de uma persona.

A Brand Persona que irá se comunicar com o seu público através do chatbot carrega toda a mensagem que sua marca deseja passar. Ao definir um tom de voz, estilo da fala, funções executadas, entre outros aspectos do assistente, a empresa estará fortalecendo todo o posicionamento da marca. Por isso é necessário estarem homogêneos.  

Ao interagir com o bot, o usuário também pode conhecer mais sobre a instituição – seu tom de voz e como se mostra ao mundo. Isso é essencial para oferecer unidade à marca e evitar erros de posicionamento ou falas que não se enquadram no perfil desejado.

Por serem personalizáveis, é preciso levar em conta as diversas facetas que os chatbots podem apresentar, a fim de optar por características que fazem sentido tanto para a empresa, quanto para o cliente.

Por fim, campanhas realizadas a partir de chatbots têm o potencial de viralizar, alcançando público ainda mais amplo, difundindo a imagem da marca.

Com chatbot você tem nas mãos potencial de alcançar público mais amplo e difundir a imagem da marca
(Foto: Canva)

Maior conhecimento sobre o público

Sabemos que o sucesso de estratégias de marketing depende muito do quanto se conhece do público – quais são suas dores, como se comporta no mundo real e no digital. 

Essa é outra missão que pode ser facilitada com a inserção de chatbots no seu negócio – principalmente quando são integrados a sistemas CRM da empresa. Por estarem em constante contato com os usuários e terem a capacidade de registrar dados e informações, armazenados com a autorização do cliente, entender as necessidades e os hábitos do público se torna mais fácil.

Entre alguns aspectos relevantes que podem ser coletados por chatbots e que fazem a diferença na hora de planejar estratégias essão: 

  • Frequência e horários em que o usuário utiliza a plataforma;
  • Dificuldades que encontra nas etapas do processo;
  • Quais termos são associados ao produto, serviço ou experiência ofertado; Como as perguntas são feitas;
  • Tempo de duração de cada interação ;

Dessa forma, a tecnologia se torna peça importante para pesquisa de mercado e pode, ainda, comparar históricos de compra de outros consumidores, a fim de ofertar produtos semelhantes para outros clientes com o mesmo perfil

Qualificação de leads pelos chatbots

Durante uma estratégia de marketing, é preciso qualificar e nutrir os chamados leads – ou seja, consumidores em potencial que já forneceram seus dados de contato à empresa. Esse trabalho também é facilitado por meio das interações com os chatbots. Para a qualificação de determinado lead, a ferramenta utiliza informações oferecidas pelo usuário para compreender em qual etapa do funil ele se encontra. 

A partir dessa constatação, é possível determinar o desafio do usuário, quais são seus objetivos com determinado negócio e quais os próximos passos na interação com a marca. Em quais tipos de conteúdos, produtos e informações o lead pode atuar e como fazer para oferecer exatamente o que ele precisa. Não só atender, como ir além: quais oportunidades podem ser geradas neste contato.

É nesse momento também em que se inicia a etapa de nutrição de leads. Uma vez que chatbots permitem diálogos mais íntimos e versáteis, uma de suas finalidades é enviar mensagens em momentos estratégicos para o lead – a fim de levá-lo para a próxima etapa do funil.

Para compreender, na prática, como chatbots podem revolucionar sua experiência de marca, vamos a dois exemplos da Getbots!

Cases de sucesso da Getbots

Para oferecer soluções tecnológicas que fazem sentido para o seu negócio, a Getbots realiza um longo processo de pesquisa e planejamento. Para isso, são feitos testes, análises de valores e tom de voz da marca e estudos sobre dados demográficos do público-alvo.

Na etapa de research também é preciso compreender qual é o objetivo do cliente para o chatbot, a fim de determinar aspectos relevantes do bot para oferecer a melhor alternativa possível.

Vamos falar de dois cases de sucesso, realizados pela Getbots: a divulgação do programa Mestre do Sabor, da Seara, e a campanha Melhor Pra Mim, da Bayer.

Mestre do Sabor (Seara)

O primeiro reality-show de culinária na TV aberta brasileira era considerado um marco importante. Diante da responsabilidade, representantes da Seara, encarregados de fazer o “Mestre do Sabor” acontecer, em conjunto com a agência SunsetDDB, desejavam ampliar a divulgação do programa

Para isso, havia o plano de criar um WhatsApp do Claude – chefe de cozinha que liderava o reality – para mobilizar a audiência e oferecer receitas que fossem mostradas ao longo da exibição, assistida por milhões de telespectadores.

Como resultado, milhares de pessoas utilizaram o WhatsApp para se comunicar com o chefe, foram trocadas mais de um milhão de mensagens e mais de dez mil receitas foram enviadas pelo aplicativo.

A ação chegou a 12 estados do país e ainda arrecadou menções orgânicas em diversos veículos jornalísticos de relevância. 

Melhor Pra Mim (Bayer)

Em julho de 2019, a farmacêutica Bayer tinha um desafio específico em mãos: divulgar a campanha “Melhor Pra Mim”, sem citar nomes de marcas ou produtos. O objetivo da ação era conscientizar mulheres do país sobre os fatores importantes na hora de escolher o método anticoncepcional, valorizando sempre o acompanhamento médico.

Para estrelar a campanha, a cantora Ludmilla foi convidada. Além disso, uma música foi lançada  , ainda, os usuários poderiam conversar com a artista   por meio de chatbot disponibilizado no Facebook Messenger – responsabilidade da Getbots.

Para isso, foram criadas mais de 350 experiências, 120 intenções possíveis para o usuário e 450 respostas programadas. Nesse momento, foi preciso prestar atenção estratégica na personagem, Ludmilla, no tipo de tom de voz e no vocabulário que poderia ser usado nas interações.

Ao final da ação de âmbito nacional milhares de mulheres conversaram com “Ludmilla”, criou-se uma base de dados sólida sobre o público-alvo, as mensagens trocadas chegaram a casa do milhão.

Para saber como a Getbots pode ajudar a revolucionar sua experiência de marca, fale com a gente.

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Posts relacionados

Como funcionam os chatbots para WhatsApp?

Cada vez mais indispensável para a comunicação cliente-empresa, os chatbots para WhatsApp estão evoluindo e hoje possuem diferentes funcionalidades

Como a Getbots se tornou referência em chatbots no Brasil

Descubra como a Getbots se tornou referência no mercado de chatbots do Brasil, criando e desenvolvendo bots e assistentes virtuais como ferramenta de negócio capazes de revolucionar o relacionamento entre marcas e consumidores.  Que a tecnologia tem avançado de forma

Comentários

Faça uma busca no Blog: