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O que é transmídia e quais suas vantagens?

Entenda quais as vantagens do chatbot para marketing e saiba onde essa tecnologia pode ser aplicada. Confira aqui!
3 min. de leitura
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jovem usando o computador pesquisando sobre transmídia

O termo transmídia foi citado pela primeira vez em 1991 pela professora Marsha Kinder, mas foi apenas em 2003 que ganhou popularidade em meio a um mundo cada vez mais conectado. Passadas quase duas décadas, há pessoas que ainda não conhecem tal conceito, porém que certamente convivem diariamente com diversas estratégias de transmídia sem saber.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e como inovar a comunicação de sua empresa!

O que é transmídia?

Transmídia é uma estratégia que recorre a diferentes meios para transmitir conteúdos que pertencem a um mesmo universo e que se complementam entre si. Há pessoas que confundem transmídia com crossmedia, mas, enquanto a primeira utiliza diversos canais para desenvolver mais a mensagem ou história narrada para manter o público engajado, a segunda usa diferentes canais para transmitir um mesmo conteúdo.

Ficou confuso? Então vamos a um exemplo! 

A franquia Matrix deu origem a uma coleção de curtas-metragens de animação (denominada Animatrix), HQs e diversos jogos de videogame. Cada uma dessas mídias compartilha de um mesmo universo ficcional, porém explora novas tramas.

Foi isso que o professor Henry Jenkins, do Massachusetts Institute of Technology, percebeu em 2003 quando publicou um artigo na revista Technology Review. Mais tarde, Jenkins publicou o livro Cultura da Convergência, no qual definiu o conceito de transmídia, que se popularizou e deu início a vários estudos na área da Comunicação e do Marketing.

Para o autor, a cultura da convergência está relacionada a três fenômenos: 

  • Convergência dos meios de comunicação: as mídias se complementam;
  • Cultura participativa: o público não é mais um receptor passivo, passando a interagir com o conteúdo consumido e a se sentir dono dele (ex.: fanfics, expectativa do público indica novos caminhos para o produtor do conteúdo explorar);
  • Inteligência coletiva: o consumo é um processo coletivo, pois, diante do grande número de informações disseminadas atualmente, nenhum de nós detém o conhecimento de forma absoluta, sendo necessário interagir com a comunidade por meio de diferentes canais para se informar (ex.: Wikipédia).

São essas características da nossa sociedade que promovem o sucesso das estratégias de transmídia.

Quais as vantagens da transmídia?

Vimos o que é transmídia e como esse conceito surgiu. Mas você consegue imaginar as principais vantagens que ela pode proporcionar para seu negócio?

Veja só:

  • Aproximar-se do público-alvo: como dito antes, a transmídia é resultado de uma sociedade caracterizada pela presença de uma cultura participativa e inteligência coletiva, o que permite identificar os anseios do público e criar conteúdos alinhados com eles, facilitando o processo de identificação das pessoas com a marca e promovendo maior engajamento;
  • Atingir um maior público: segundo pesquisa da NordVPN, realizada em janeiro de 2022, estima-se que os internautas passam mais de 41 anos acessando a internet, o que equivale a 54% do tempo de vida médio da população. Portanto, considerando apenas os canais de comunicação disponíveis na web, já é possível atingir um grande número de pessoas ao adotar uma estratégia transmídia, ainda mais se sua marca tem diferentes perfis de cliente em distintos meios de comunicação;
  • Expressar seu posicionamento no mercado: com a maior facilidade para atingir um maior público e se aproximar dele, fica mais fácil expressar as ideias e os valores de sua marca e, consequentemente, reforçar o posicionamento dela perante o mercado.

Venha criar sua estratégia de transmídia com a Getbots

A Getbots é a empresa que ajuda você a criar chatbots que podem ser plugados em vários canais ao mesmo tempo, facilitando a execução da sua estratégia de transmídia. Nosso time de especialistas pensa na estratégia de ponta a ponta e cria todo o conceito por trás do bot de atendimento considerando o perfil do público-alvo e a forma de comunicação de cada mídia, proporcionando uma experiência personalizada e uma abordagem mais humana e próxima de seu cliente ou lead.

Então, se você quer explorar todo o potencial conversacional do seu negócio, entre em contato para conhecer mais sobre o nosso trabalho de desenvolvimento de assistente virtual e acompanhe nossos conteúdos no blog!

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