O termo transmídia foi citado pela primeira vez em 1991 pela professora Marsha Kinder, mas foi apenas em 2003 que ganhou popularidade em meio a um mundo cada vez mais conectado. Passadas quase duas décadas, há pessoas que ainda não conhecem tal conceito, porém que certamente convivem diariamente com diversas estratégias de transmídia sem saber.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e como inovar a comunicação de sua empresa!
O que é transmídia?
Transmídia é uma estratégia que recorre a diferentes meios para transmitir conteúdos que pertencem a um mesmo universo e que se complementam entre si. Há pessoas que confundem transmídia com crossmedia, mas, enquanto a primeira utiliza diversos canais para desenvolver mais a mensagem ou história narrada para manter o público engajado, a segunda usa diferentes canais para transmitir um mesmo conteúdo.
Ficou confuso? Então vamos a um exemplo!
A franquia Matrix deu origem a uma coleção de curtas-metragens de animação (denominada Animatrix), HQs e diversos jogos de videogame. Cada uma dessas mídias compartilha de um mesmo universo ficcional, porém explora novas tramas.
Foi isso que o professor Henry Jenkins, do Massachusetts Institute of Technology, percebeu em 2003 quando publicou um artigo na revista Technology Review. Mais tarde, Jenkins publicou o livro Cultura da Convergência, no qual definiu o conceito de transmídia, que se popularizou e deu início a vários estudos na área da Comunicação e do Marketing.
Para o autor, a cultura da convergência está relacionada a três fenômenos:
- Convergência dos meios de comunicação: as mídias se complementam;
- Cultura participativa: o público não é mais um receptor passivo, passando a interagir com o conteúdo consumido e a se sentir dono dele (ex.: fanfics, expectativa do público indica novos caminhos para o produtor do conteúdo explorar);
- Inteligência coletiva: o consumo é um processo coletivo, pois, diante do grande número de informações disseminadas atualmente, nenhum de nós detém o conhecimento de forma absoluta, sendo necessário interagir com a comunidade por meio de diferentes canais para se informar (ex.: Wikipédia).
São essas características da nossa sociedade que promovem o sucesso das estratégias de transmídia.
Quais as vantagens da transmídia?
Vimos o que é transmídia e como esse conceito surgiu. Mas você consegue imaginar as principais vantagens que ela pode proporcionar para seu negócio?
Veja só:
- Aproximar-se do público-alvo: como dito antes, a transmídia é resultado de uma sociedade caracterizada pela presença de uma cultura participativa e inteligência coletiva, o que permite identificar os anseios do público e criar conteúdos alinhados com eles, facilitando o processo de identificação das pessoas com a marca e promovendo maior engajamento;
- Atingir um maior público: segundo pesquisa da NordVPN, realizada em janeiro de 2022, estima-se que os internautas passam mais de 41 anos acessando a internet, o que equivale a 54% do tempo de vida médio da população. Portanto, considerando apenas os canais de comunicação disponíveis na web, já é possível atingir um grande número de pessoas ao adotar uma estratégia transmídia, ainda mais se sua marca tem diferentes perfis de cliente em distintos meios de comunicação;
- Expressar seu posicionamento no mercado: com a maior facilidade para atingir um maior público e se aproximar dele, fica mais fácil expressar as ideias e os valores de sua marca e, consequentemente, reforçar o posicionamento dela perante o mercado.
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A Getbots é a empresa que ajuda você a criar chatbots que podem ser plugados em vários canais ao mesmo tempo, facilitando a execução da sua estratégia de transmídia. Nosso time de especialistas pensa na estratégia de ponta a ponta e cria todo o conceito por trás do bot de atendimento considerando o perfil do público-alvo e a forma de comunicação de cada mídia, proporcionando uma experiência personalizada e uma abordagem mais humana e próxima de seu cliente ou lead.
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