fbpx

Como os chatbots ajudam a aumentar a receita em e-commerces

Os chatbots têm se mostrado uma ferramenta cada vez mais útil para os e-commerces que desejam aumentar suas receitas.
3 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Imagem de uma mulher trabalhando no notebook escrito chatbot na tela

Com eles, as empresas podem fornecer atendimento ao cliente de forma eficiente e eficaz, o que pode levar a mais vendas e clientes satisfeitos.

Continue conosco e confira neste artigo como os chatbots podem ajudar seu e-commerce!

Primeiramente, o que são chatbots?

Chatbots são softwares de computadores (robôs) que usam Inteligência Artificial (IA) para conversar com as pessoas por meio de mensagens de texto ou voz. Quando você precisa de ajuda ou tem uma pergunta, pode enviar uma mensagem para o chatbot, e ele tentará te ajudar. Às vezes, os chatbots podem parecer inteligentes, pois eles são programados para entender a linguagem natural e podem aprender com as interações das pessoas usuárias para melhorar suas respostas e atender às necessidades de seus clientes de forma mais eficaz.

Como os chatbots podem ajudar o seu e-commerce

Atenção da nova geração

A nova geração está cada vez mais conectada aos celulares e mais exigente, o que pode ser benéfico para os e-commerces. 

Como os chatbots são uma forma conveniente e acessível de obter informações e ajuda, muitos jovens preferem interagir com eles em vez de ligar para um serviço de atendimento ao cliente ou enviar um e-mail.

Os chatbots podem ajudar os e-commerces a atenderem às necessidades dos jovens fornecendo respostas instantâneas às perguntas dos clientes, personalizando a experiência de compra com base nas preferências e histórico de compras dos clientes, oferecendo promoções e descontos em tempo real e dando recomendações de produtos relevantes. Além disso, os chatbots podem ajudar a melhorar a eficiência do atendimento ao cliente e reduzir os custos operacionais ao lidar com um grande volume de consultas dos clientes simultaneamente.

Ao oferecer uma experiência de compra conveniente e personalizada, os e-commerces podem atrair e reter clientes jovens, aumentando suas vendas. Portanto, aproveitar os benefícios dos chatbots pode ser uma estratégia eficaz para os e-commerces que desejam alcançar a nova geração de consumidores conectados aos celulares.

Atendimento 24/7

Uma das principais vantagens dos chatbots é que eles estão disponíveis 24 horas, 7 dias por semana. E isso nós já cansamos de dizer por aqui, não é mesmo? 

Isso significa que os clientes podem obter respostas para suas perguntas ou ajuda em tempo real, mesmo quando a equipe de atendimento humano não está disponível. Esse recurso é particularmente importante para os e-commerces que operam em diferentes fusos horários ou que têm clientes em todo o mundo. 

Com a ajuda dos chatbots, essas empresas podem fornecer suporte ao cliente o tempo todo, o que pode levar a uma maior satisfação do cliente, portanto, mais vendas.

Respostas rápidas

Os chatbots também podem fornecer respostas rápidas e precisas às perguntas dos clientes. Isso pode ser útil quando os clientes têm dúvidas sobre produtos ou serviços específicos, ou quando estão enfrentando problemas com uma compra. 

Com a ajuda dos chatbots, as empresas podem dar respostas instantâneas e precisas, sem a necessidade de esperar por um representante de atendimento humano, o que pode ajudar a aumentar a taxa de conversão e a satisfação do cliente.

Recomendações personalizadas

Além disso, os chatbots podem sugerir recomendações personalizadas de produtos e serviços com base nos dados do histórico de compras e preferências do cliente. Essas recomendações podem ampliar as chances de uma venda adicional, bem como a satisfação do cliente. Por exemplo, se um cliente comprou um celular em um e-commerce, o chatbot pode recomendar uma capa protetora para o celular ou um carregador portátil. Essas recomendações personalizadas podem contribuir para elevar o valor médio do pedido e a receita geral do e-commerce.

Upselling e cross-selling

Os chatbots também podem ser usados para upselling e cross-selling

Upselling é quando um e-commerce oferece ao cliente um produto mais caro do que o que ele está considerando comprar, enquanto cross-selling é quando um e-commerce indica produtos complementares ou atualizações para produtos existentes. Os chatbots podem ajudar a identificar oportunidades de upselling e cross-selling e sugerir essas ofertas aos clientes. Isso pode levar a uma maior receita por pedido e a uma maior satisfação do cliente, já que ele pode receber ofertas relevantes e úteis.

Automatização do processo de vendas

Os chatbots podem ser programados para coletar informações do cliente, como nome, endereço e número de telefone, bem como para auxiliar os clientes a encontrarem produtos específicos ou concluir uma compra, reduzindo o tempo de espera e o atrito durante o processo de vendas, o que pode levar a mais vendas concluídas.

Em conclusão, os chatbots podem ajudar os e-commerces a aumentarem suas receitas de várias maneiras, como, por exemplo, fornecendo um atendimento rápido, preciso e personalizado aos clientes, além de automatizar processos de vendas e recomendar produtos complementares.

Se você deseja ter uma ferramenta valiosa para um atendimento excepcional, não deixe de implementar um chatbot para melhorar a eficiência da sua empresa e aumentar suas vendas.

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio. Converse com nossos especialistas.

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Posts relacionados

Como usar as integrações dos Chatbots

Integrações dos Chatbots: revolucione seu negócio

Quer saber como aumentar suas vendas e dominar seu CRM? Expanda seus horizontes com as integrações que os chatbots podem te proporcionar.

Exploramos as integrações que os chatbots podem fazer e queremos te contar.

Vantagens dos chatbots no e-commerce

Atendimento manual? Sobrecarga e demora do atendimento? Falta de mensuração de resultados? Confira as vantagens dos chatbots no e-commerce.

Comentários

Faça uma busca no Blog: