Além disso, em perspectiva global, a expectativa de crescimento desse mercado vai de 2,6 bilhões de dólares no ano de 2020 para 10,5 bilhões de dólares no ano de 2026.
Com esse cenário, é essencial entender mais sobre o chatbot para aproveitar ao máximo tudo que ele tem a oferecer, sendo indispensável saber como criar um chatbot.
Confira, a seguir, um passo a passo de como essa ferramenta deve ser criada e como a Getbots pode te ajudar. Vem com a gente!
Passo a passo de como criar um chatbot
1. Estabeleça o objetivo do projeto
O primeiro passo para saber como criar um chatbot é identificar os desafios que a empresa enfrenta e entender as demandas. A partir da identificação dos problemas que o bot pode resolver, é possível conceber um software que atenda às necessidades.
Para isso, uma dica é pensar: “Qual problema o usuário do meu serviço ou produto enfrenta?”. O problema (ou os problemas) identificado será o guia para o desenvolvimento do chatbot, afinal, ele terá que supri-los.
2. Conheça seu público-alvo
Em seguida é importante conhecer o público-alvo, pois, a partir desse conhecimento, será possível identificar a forma como o chatbot irá se expressar e qual o tom de voz mais ideal para estabelecer um vínculo entre o cliente e o bot.
Nesse sentido, uma das principais formas de conhecer o público-alvo é por meio da realização de pesquisa de mercado para colher o máximo de informações pertinentes.
3. Defina o conceito por trás do bot
Com o tom de linguagem certo e a demanda bem clara, é o momento de definir o conceito por trás da ferramenta. Esse conceito aborda diversas questões envolvendo a identidade do bot e frases de comunicação que devem ser pensadas para que sejam construídos diálogos espontâneos e naturais.
Isso é extremamente importante, porque o atendimento deve ser o mais humanizado possível, isto é, nada muito artificial, para que se crie um fluxo fluido nas conversas de atendimento entre o bot e o cliente.
4. Determine os canais de comunicação
Mais um passo é determinar os canais de comunicação onde o chatbot será publicado, o que também tem estreita relação com o perfil do público-alvo. Escolher a ou as plataformas certas para disponibilizar a ferramenta é tão fundamental quanto desenvolvê-la com qualidade.
Isso porque de nada adianta ter um chatbot com o conceito e linguagens adequados e que atenda às demandas da empresa, mas não conseguir alcançar o cliente.
Sendo assim, uma pesquisa deve ser feita para entender em quais plataformas o público tem preferência de atuação. Também é possível disponibilizar o bot em mais de um local, como no WhatsApp e no site da empresa. O que importa é escolher os canais frequentados pelo público-alvo.
5. Realize testes
Durante o desenvolvimento do chatbot, vários testes podem ser feitos para acompanhar a evolução do projeto e a eficiência. Desse modo, conforme vão sendo identificados problemas e falhas, as soluções já podem ser implementadas, agilizando o processo de conclusão do sistema.
Ainda, vale ressaltar que os testes não devem ser realizados somente na área de desenvolvimento, pois é preciso saber como o bot se comporta na realidade, ou seja, diretamente no canal em que ele será alocado definitivamente.
Além disso, não se pode esquecer que, de acordo com a plataforma escolhida, as limitações e diretrizes para acesso ao bot são diferentes. Então os testes também devem considerar essa questão.
6. Treine a Inteligência Artificial do bot
Ao desenvolver um chatbot, o ideal é que ele conte com Inteligência Artificial e Machine Learning, como faz a Getbots em seus projetos, pois essas duas tecnologias conseguem complementar o sistema e fornecer uma experiência muito mais rica e elaborada ao cliente.
Nesse sentido, diferentemente dos bots que interagem com base apenas em regras pré-programadas, os bots com as tecnologias mencionadas desenvolvem uma linguagem muito mais humanizada e aprendem de forma autônoma e cumulativa com as experiências, reduzindo as limitações e, cada vez mais, atendendo à demanda de forma satisfatória.
Porém, antes de implementar de forma definitiva o bot nas plataformas escolhidas, é importante fazer um treinamento para que a Inteligência Artificial vá se aprimorando com as interações provocadas no treinamento e, com isso, vá processando dados e informações por meio da Machine Learning. Assim, quando for liberada para uso dos clientes, ela já terá aprendido e coletado diversos dados para entregar um nível mais avançado e adequado de comunicação.
7. Faça curadoria do chatbot
Por fim, depois de já criado e implementado, o chatbot deve passar constantemente por curadoria. A curadoria serve para que os profissionais desenvolvedores possam identificar eventuais lacunas e erros para aperfeiçoar cada vez mais o sistema.
Nesse sentido, apesar de a Inteligência Artificial e o Machine Learning proporcionarem uma performance melhor ao bot, ele funciona de uma forma pré-programada, o que significa que, se o cliente fizer uma pergunta que não está na programação, a ferramenta não conseguirá responder.
Assim a curadoria faz uma análise do fluxo de interações, das mensagens, perguntas e contextos das conversas realizadas entre o cliente e o bot e insere novas programações ao sistema para ampliar o conhecimento do software, possibilitando atender às demandas mais recorrentes e que ainda não estavam contempladas na capacidade do software.
Portanto, saber como criar um chatbot envolve estar atento a diversos passos fundamentais para a obtenção do resultado esperado pela empresa, sendo essencial que em todo o desenvolvimento os conceitos obtidos nas etapas iniciais sejam mantidos durante toda a execução, para, assim, não haver desprendimento do resultado com o objetivo traçado no início.
É imprescindível, ainda, contar com uma empresa especializada em desenvolvimento de chatbot para que todo o projeto considere as necessidades reais do negócio, com uma interface conversacional de qualidade.
Conheça a Getbots e conte com o nosso time de especialistas para criar o chatbot ideal para sua empresa. Navegue em nosso site!