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Quais são as áreas que mais utilizam chatbots? Veja o ranking!

Quer saber em quais áreas os chatbots estão sendo mais utilizados? Então você está no lugar certo! Confira o artigo e saiba quais são os 3 setores que mais investem em chatbots e como essa tecnologia está contribuindo com esses diferentes segmentos do mercado. Vamos lá?
3 min. de leitura
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Tela de celular mostrando uma troca de mensagens entre um cliente e um chatbot

No segundo semestre do ano passado, a Mobile Time publicou a pesquisa Mapa do Ecossistema de Bots 2022 que, inclusive, contou com a participação do time da Getbots.

Caso você não saiba, o objetivo do estudo é mapear e analisar o mercado brasileiro de bots para entender seu crescimento, as principais plataformas que os utilizam, as estratégias adotadas e, claro, os setores que mais usam chatbots, ou assistentes virtuais. 

Então, se você está por fora do assunto, cola com a gente e confira o top 3 dos setores que não perderam tempo e já estão aproveitando os benefícios de contar com um chatbot!

Conheça o ranking das áreas que mais utilizam chatbot

Conforme aponta o relatório da Mobile Time, os setores que mais investiram no desenvolvimento de chatbots no último ano foram o setor financeiro (23%), o varejista (15%) e o de saúde (11%). Saiba mais sobre cada um deles a seguir!

1. Setor financeiro

Você não vai acreditar nas coisas incríveis que os chatbots podem fazer pelo setor financeiro. Com a tecnologia de ponta, agora é possível ter um atendente pessoal sempre que precisar – e tudo na palma da sua mão (literalmente)!

Com um bot integrado ao app ou site do banco, é possível transferir fundos e realizar transações enquanto saboreia uma xícara de café no conforto de casa. Afinal, quem precisa ir ao banco quando se tem um chatbot?

Além disso, esses bots estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou seja, o cliente nunca mais terá que esperar até o horário bancário para obter ajuda. E não pense que isso é tudo. Com os chatbots, as empresas podem tomar decisões baseadas em dados e insights coletados por essas tecnologias, o que é especialmente importante no setor bancário. 

Isso significa maior fidelidade do cliente, melhor alocação de recursos e maior crescimento. E ainda tem mais! Os chatbots podem ajudar a melhorar a segurança das plataformas bancárias, com ferramentas de autenticação e monitoramento integrado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

2. Varejo

Com tantas compras sendo feitas online, os velhos métodos de atendimento ao cliente não conseguem mais dar conta do recado. A boa notícia é que os chatbots estão aí para salvar o dia, pois têm se mostrado uma excelente opção para lidar com clientes em grande escala.

Desde gigantes do varejo até startups da Shopify, diversas empresas estão se beneficiando com o uso de chatbots, isso porque eles podem ser grandes aliados do setor varejista. É isso mesmo! Esses robôs podem melhorar a experiência do usuário, oferecendo um atendimento rápido e eficiente, o que pode deixar os clientes mais satisfeitos e aumentar a reputação da empresa.

E tem mais! Os chatbots também podem ajudar a reduzir custos de atendimento ao cliente, deixando os colaboradores livres para tarefas mais estratégicas – e não para por aí. Esses robozinhos podem oferecer recomendações personalizadas de produtos com base nos interesses e histórico de compras dos clientes, aumentando as chances de venda. 

Vale destacar, ainda, que os chatbots podem coletar feedback dos clientes e avaliar sua satisfação com os produtos e serviços. Isso ajuda a empresa a identificar pontos de melhoria e aprimorar sua estratégia de vendas.

3. Saúde

Você sabia que os profissionais de saúde chegam a gastar um sexto do seu tempo em trabalho administrativo? Pois é, mas fique sabendo que um único bot pode resolver esse problema. 

Pra começar, os bots podem ser usados para agendar consultas, confirmar o comparecimento do paciente com antecedência, notificar a entrega de exames, organizar acompanhamentos pós-alta, tirar dúvidas e fornecer informações, como instruções de medicação, por exemplo, tudo isso de forma rápida e a qualquer hora do dia.

E se você já achou bom, olha só: os chatbots também podem ajudar na integração de fontes de informação criando um único sistema de registros, economizando tempo e dinheiro dos sistemas. Além disso, eles podem enviar alertas para a equipe do hospital se os pacientes precisarem de assistência ou se houver mudanças urgentes no estado de saúde de um paciente.

Com todas essas funcionalidades, eles podem economizar milhares de horas de trabalho por ano para hospitais e médicos, o que explica o crescimento na demanda dessas tecnologias nesse setor.

Conheça a Getbots

Os chatbots têm se mostrado uma solução valiosa para empresas de diversos setores, trazendo benefícios como aumento da eficiência, redução de custos e melhoria da experiência do cliente. Mas, para isso, é indispensável contar com uma empresa especializada no desenvolvimento de chatbots personalizados e de alta performance.

E adivinha só quem é expert nisso? Isso mesmo, a Getbots! Contamos com um time de especialistas em inteligência artificial e tecnologia de ponta para criar chatbots sob medida para atender às necessidades específicas de cada negócio.

E então, vamos bater um papo e ver como podemos impulsionar seus resultados com um chatbot?

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

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