fbpx

Chatbot no Instagram: para que serve e como usar

Desde junho de 2021, está liberada para todos a API que integra chatbot ao Instagram. Isso tem feito várias empresas considerarem o uso dessa tecnologia no atendimento e gerenciamento da rede social. Quer saber as principais formas de uso do chatbot no Instagram? Confira o artigo!
4 min. de leitura
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Mulher acessando perfil no Instagram pelo celular

A estratégia de social media no Instagram deu certo, e agora há inúmeras interações para responder. Seria um cenário perfeito, não fosse pelo fato de a empresa não dispor de uma equipe que dê conta da alta demanda causada pelo sucesso das ações de marketing.

Além disso, para manter o engajamento, é preciso estar conectado à rede 24 horas, sete dias por semana. Afinal de contas, o engajamento aumenta quando há interações instantâneas. Ainda, muito provavelmente, os potenciais clientes vão interagir com maior intensidade fora do horário comercial, quando já estiverem no conforto de casa.

O chatbot para Instagram chegou em um ótimo momento para lidar com essa situação, pois pode assumir diversas atividades desempenhadas por humanos, consegue realizar milhares de ações ao mesmo tempo e, o melhor, por tempo integral, ou seja, sem necessidade de interrupções.

Legal, então, é só desenvolver um chatbot para Instagram e está tudo resolvido? Muita calma nessa hora! Vale lembrar que a interface conversacional só assumirá tarefas complexas se for baseada em Inteligência Artificial, já que os bots desenvolvidos com base em regras pré-programadas apresentam diversas limitações. 

Você certamente já entrou em contato com um chatbot que compreendia apenas os números correspondentes à lista de respostas que apresentava, e nenhuma se referia à dúvida ou ao problema que gostaria de resolver, correto? Pois é, esses são os bots projetados com base em regras pré-programadas.

Agora, pare e pense: se um programa desse tipo não consegue prestar um atendimento, imagine como devem ser as interações via redes sociais… provavelmente, nada estimulantes, né? O mesmo não ocorre com sistemas projetados por Inteligência Artificial, como os desenvolvidos pelo time da Getbots.

Quer saber como usar o nosso chatbot no Instagram e oferecer uma experiência única para seu público? Vem com a gente!

Como usar chatbot no Instagram?

Como prometido, confira, a seguir, algumas das principais funções que um chatbot para Instagram pode assumir:

1. Responder DMs, comentários e stories

Se a sua estratégia de social media está dando certo, provavelmente deve receber milhares de DMs (direct messages), comentários, menções e respostas aos stories todos os dias, o que deve dar um trabalhão para responder.

Na Getbots, integramos a interface conversacional tanto ao Instagram quanto à base de dados da empresa, a fim de que o bot tenha acesso a todas as informações necessárias para realizar o atendimento ao público.

Para que o chatbot consiga entender exatamente o que está escrito, utilizamos Processamento de Linguagem Natural, um recurso de Inteligência Artificial que permite que o software interprete a mensagem, mesmo que contenha vícios de linguagem, abreviações, gírias e expressões locais, ou seja, a linguagem tipicamente usadas nas redes.

Além disso, com base em machine learning, treinamos os bots para saberem curtir os comentários dos seguidores, responder a todos e também como reagir caso um cliente apresente um comportamento mais agressivo.

2. Recomendar produtos

Imagina um chatbot que recomenda produtos com base no que o cliente pede por DM ou naquilo que curte e comenta no Instagram. Certamente, isso geraria novas oportunidades de vendas, não é mesmo? Pois saiba que é plenamente possível desenvolver bots com essa habilidade.

Para isso, programamos as interfaces conversacionais, de modo a coletar dados das pessoas usuárias e cruzar as informações obtidas com a base de dados da empresa. Para interpretar os conteúdos textuais, aplicamos o já citado Processamento de Linguagem Natural. 

E para aperfeiçoar ainda mais a experiência do usuário, também usamos machine learning, para que, em uma relação de longo prazo, o chatbot já reconheça as preferências do cliente. Claro, conforme o consumidor muda de preferência, isso também pode ser detectado pelo software, atualizando o perfil do contato.

3. Processar pagamento

Como se não bastasse recomendar os produtos que os clientes têm mais chances de comprar, o chatbot facilita o processo de venda, pois pode ser integrado a plataformas de pagamento. A dica dos Get Members é incluir um botão de pagamento nas mensagens enviadas pelo bot. 

Assim, o consumidor precisa apenas clicar para ser direcionado à página de pagamento. Talvez, se não houvesse um simples botãozinho ali, o cliente poderia deixar para efetuar a compra mais tarde e acabar desistindo ou mesmo fechando com a concorrência.

4. Encaminhar pedidos

Sim, as interfaces conversacionais podem, ainda, encaminhar os pedidos para que a mercadoria seja separada e direcionada para o transporte, ou seja, oferecem atendimento do início ao fim da jornada de compra

Vale ressaltar que você pode integrar seu chatbot do Instagram ao sistema CRM da empresa, a fim de centralizar as informações que poderão servir de base para a criação de estratégias de marketing e vendas mais eficientes.

5. Levantar dados

Mais uma tarefa em que os bots dão uma força é o envio de questionários para levantamento de dados. Sejam pesquisas de opinião ou de satisfação, o chatbot pode encaminhar formulários para todos os clientes ou fazer isso de forma segmentada, conforme a estratégia adotada.

Mais uma dica dos Get Members é configurar o bot para enviar uma pesquisa de satisfação quando o sistema notificar que o produto foi entregue. Você ainda pode aproveitar para perguntar se o produto chegou e já orientar o que deve ser feito se a encomenda estiver errada ou com alguma avaria. 

Assim, o inconveniente é resolvido de forma mais rápida, causando menos transtornos ao cliente e mostrando que sua empresa está preparada para lidar com esse tipo de situação.

Já está satisfeito com cinco formas de uso do chatbot no Instagram? Não? Então, que tal bater um papo no WhatsApp com o chatbot da Getbots e saber mais sobre o assunto, hein?

Conheça as soluções que a Getbots pode fazer para o seu negócio em getbots.com.br

Avalie este artigo Quantas estrelas este artigo merece?
0 / 5

Sua avaliação:

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
E-mail

Veja também

Posts relacionados

Como funcionam os chatbots para WhatsApp?

Cada vez mais indispensável para a comunicação cliente-empresa, os chatbots para WhatsApp estão evoluindo e hoje possuem diferentes funcionalidades

Como a Getbots se tornou referência em chatbots no Brasil

Descubra como a Getbots se tornou referência no mercado de chatbots do Brasil, criando e desenvolvendo bots e assistentes virtuais como ferramenta de negócio capazes de revolucionar o relacionamento entre marcas e consumidores.  Que a tecnologia tem avançado de forma

Comentários

Faça uma busca no Blog: