Originalmente pensado para ser apenas um aplicativo de mensagens, hoje o WhatsApp é uma verdadeira máquina de atração, retenção e conversão de clientes.
Para você ter uma ideia, 96,4% da população brasileira tem uma conta no WhatsApp, conforme aponta a pesquisa Digital 2022 – e tem mais!
Segundo a pesquisa Panorama da Mensageria no Brasil, 94% das pessoas que têm o aplicativo não deixam de acessá-lo um único dia. Haja papo pra essa gente toda, hein?
Mas calma que agora vem a cereja do bolo: além de essa galera estar trocando mensagem todo santo dia no WhatsApp, 81% usa o app para entrar em contato com empresas. Olha a oportunidade aí.
E você sabe o que leva essas pessoas a entrarem em contato com empresas no Whats? O Panorama da Mensageria no Brasil revela que 76% mandam mensagens para tirar dúvidas; 63%, para solicitar suporte técnico; e 53%, para receber ofertas.
Se você está pensando em abrir um perfil no WhatsApp Business, confira este artigo e saiba como um chatbot pode ser usado no WhatsApp para empresas!
Como os chatbots podem ser usados no WhatsApp para empresas?
Como você vai ver, os chatbots não servem apenas para tirar dúvidas e fornecer informações ao cliente, mas também para vários outros processos em uma empresa. Confira alguns:
Atendimento ao cliente
Vamos começar com a aplicação mais conhecida: o atendimento ao cliente. Talvez essa funcionalidade seja tão popular atualmente porque um único bot consegue atender milhares de pessoas ao mesmo tempo, oferece respostas imediatas e permite que a empresa esteja disponível para seus clientes 24h, sete dias por semana.
Isso é o paraíso para qualquer consumidor, não é mesmo? Sem fila para esperar, ter suas dúvidas ou problemas solucionados rapidamente na rede social que está habituado a usar e poder entrar em contato com a empresa fora do horário comercial e dos dias úteis.
Se você parar para pensar, é exatamente nesses momentos que o consumidor está livre para conversar, fechar uma compra ou solicitar suporte técnico.
Venda de produtos
Além de atender o público, o chatbot é um excelente vendedor. Sabe por quê? O bot consegue coletar informações sobre o perfil dos consumidores e sugerir produtos de seu interesse, bem como lançamentos e promoções. Além disso, a interface efetua pagamentos, emite nota fiscal e notifica o setor de estoque e entregas para separar e enviar o pedido do cliente.
Tudo isso é possível graças à integração entre chatbot, WhatsApp e demais plataformas da empresa. Assim, o chatbot pode identificar por onde o cliente acessou o aplicativo, seu histórico de comportamento no site, blog, e-commerce e redes sociais da marca, integrar-se a plataformas de pagamento e sistemas de gestão de estoque e logística.
Notificação de cobrança
Além de efetuar pagamentos, o chatbot pode ser programado para realizar cobranças via WhatsApp. Assim, é possível diminuir casos de inadimplência por esquecimento e também negociar com aqueles clientes que estão passando por uma situação financeira mais delicada.
Cabe dizer, ainda, que transferir essa tarefa para uma interface conversacional evita que clientes sejam mal-educados com colaboradores, e vice-versa, e oferece mais privacidade ao consumidor – porque, sejamos sinceros, quem aí gosta de ser cobrado por outra pessoa e ainda ter que ficar dando explicações sobre sua vida financeira? Mas e se for um chatbot, hein?
Realização de pesquisas
Responder um formulário de perguntas pode ser chatinho… mas e se um chatbot bem-humorado te entrevistar no WhatsApp? Não seria uma experiência interessante? Então, se você tem dificuldade em obter respostas em suas pesquisas internas (colaboradores) e externas (clientes), um chatbot para Whats pode ser uma boa aposta.
Além disso, conforme o bot coleta as respostas, ele já transfere as informações para um banco de dados integrado ao bot e ao WhatsApp, realiza análises, cria gráficos e gera relatórios. Eita disposição pra fazer tudo isso!
Reservas e agendamento
Precisando de uma forcinha na realização de reservas ou agendamentos? Sim, o chatbot também pode te ajudar com isso! Basta vinculá-lo ao banco de dados com os horários ou mesas livres. Assim, o bot pode mostrar as opções disponíveis para o cliente e confirmar a reserva ou agendamento.
Leia também: Como usar a lista de transmissão do WhatsApp na sua empresa
Como garantir um atendimento personalizado e de qualidade?
Para que o chatbot opere de forma efetiva em todos os processos citados, é preciso se atentar a alguns requisitos no momento de projetá-lo. Veja os principais:
Conheça seu público-alvo
O desenvolvimento de um chatbot vai muito além de apenas programar um software. Antes mesmo disso, é preciso saber quem é seu público-alvo. Afinal de contas, é para ele que o bot será projetado, não é mesmo?
O estudo do perfil do mercado-alvo vai guiar o processo criativo e a definição do conceito por trás da interface, a fim de que a forma do bot se expressar seja compreensível e próxima do cliente, além de gerar o sentimento de identificação entre o consumidor e a marca.
Pode parecer algo banal, mas é essa etapa que garante grande parte do sucesso de um chatbot, pois a interação se torna mais humanizada, personalizada e instigante para o público, e não uma mera troca de mensagens entre um robô e um humano.
Invista em Inteligência Artificial
Há duas formas de desenvolver chatbots: a partir de regras pré-programadas ou com base em Inteligência Artificial (IA). Você certamente já trocou mensagens com um bot que seguia um fluxo pré-definido de interação e que listava as possíveis respostas que você poderia dar.
É muito provável também que nenhuma das alternativas correspondessem à sua dúvida ou problema. Pois bem, esse é o chatbot baseado em regras pré-programadas. Por conta de suas limitações, esse tipo de interface conversacional nem sempre oferece uma boa performance, prejudicando a experiência do cliente.
Agora, se você já bateu um papo com alguma assistente virtual, como Alexa, Siri ou Cortana, você sabe o quão personalizada, humanizada e interessante pode ser uma interação com chatbot. Esses tipos de interfaces são desenvolvidas com base em tecnologias de Inteligência Artificial, como Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural.
Portanto, se você quer proporcionar esse tipo de experiência de atendimento ao seu cliente e se diferenciar dos concorrentes que investem apenas em chatbots baseados em regras pré-programadas, aposte na Inteligência Artificial.
Conte com o apoio de profissionais especializados e com experiência
De nada adianta investir em um estudo aprofundado sobre seu público-alvo e em Inteligência Artificial se você não contar com o apoio de profissionais especializados e com ampla experiência no desenvolvimento de chatbots personalizados, como a Getbots!
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