Assistentes virtuais que se transformaram em influencers digitais

O mundo do atendimento virtual passou por uma grande atualização com os recentes avanços na tecnologia e mudanças no comportamento da sociedade. Isso abriu novas oportunidades para os “influenciadores”, que agora vêm na forma de personas virtuais.

Lu do Magazine Luiza

Tudo começou em 2003, quando a Lu foi criada com a missão de humanizar a experiência de compra on-line. Lu rapidamente conquistou o coração de muitas pessoas por meio de sua personalidade contagiante, tornando-se a primeira influencer virtual do Brasil.

Baianinho das Casas Bahia

O Baianinho apareceu pela primeira vez nos anos 60 e passou por várias transformações desde então. Em 2020, ganhou um novo visual – mudando seu nome para CB! Sua nova versão possui uma linguagem jovem, gosta de fazer piadas com memes e é porta-voz de causas sociais.

Em 2016, a Natura lançou um chatbot no Facebook que oferecia sugestões de presentes. Foi assim que nasceu a Nat. Aos poucos, ela foi ganhando novas funcionalidades e, hoje, deixou de ser uma assistente virtual para se tornar uma influenciadora digital.

Nat da Natura

Por que esses influencers fizeram tanto sucesso?

A resposta é: humanização. Ao criar uma brand persona baseada nos valores, preferências e hábitos do público-alvo, é possível gerar conexão entre o público e a marca, o que mais tarde também pode tornar sua brand persona uma grande influencer digital.

Como humanizar o atendimento virtual

● Entenda quem é seu público-alvo; ● Mapeie a jornada de compra; ● Construa a persona de acordo com o perfil do público e o posicionamento da marca; ● Aposte na IA para dar vida ao personagem; ● Invista em melhorias contínuas para aperfeiçoar ainda mais o personagem.

Ully da Ultragaz: assistente virtual descrita como mãe e formada em Comunicação Social. Rê da Rexona: especialista em proteção da marca e sempre disponível para tirar dúvidas dos clientes. Mara da Amaro: modelo virtual que adora mostrar os novos looks da marca.

Promessas do mercado nacional

E aí, rolou aquela inspiração para criar a brand persona da sua marca?