Como funciona a Inteligência Artificial para chatbots

A Inteligência Artificial possibilitou uma verdadeira revolução na forma como os chatbots se comunicam. Por muito tempo, os bots funcionaram à base de regras pré-estabelecidas. Hoje, já conseguem interpretar diálogos mais complexos e captar a intenção do usuário.

Essa tecnologia permite que softwares simulem a capacidade cognitiva humana de raciocinar, interpretar, aprender, tomar decisões e resolver problemas de forma autônoma, ou seja, sem necessidade de intervenção humana.

O que é Inteligência Artificial?

Mecanismos de Inteligência Artificial usados em chatbots

>

O machine learning (ou aprendizado de máquina, em português) é o conjunto de técnicas que permite que o software não só entenda a mensagem, como também aprenda padrões e acumule conhecimento com o passar do tempo.

Machine learning

O deep learning se inspira nos padrões das redes neurais do cérebro humano para formar modelos computacionais com o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem das máquinas.

Deep learning

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) permite que o bot compreenda a linguagem natural, ou seja, a linguagem humana, mesmo que o interlocutor mencione gírias, informalidades, expressões regionais e abreviações.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Vantagens de chatbots com Inteligência Artificial

O uso do chatbot vai muito além do atendimento ao consumidor, atuando desde etapa de marketing até o recebimento de pagamentos.

1. Versatilidade

2. Economia

Um único chatbot pode atender a milhares de pessoas ao mesmo tempo e ficar disponível 24 horas, sete dias por semana, reduzindo custos.

Os chatbots conseguem atender a diversos clientes ao mesmo tempo e fornecer respostas instantâneas, contribuindo para a experiência positiva de atendimento ao cliente.

3. Atendimento de qualidade

4. Coleta de dados estratégicos

Chatbots podem ser configurados para coletar dados dos usuários e ajudar no avanço no funil de vendas.

5. Retêm informação

Uma vez que o bot coletou uma informação ou aprendeu qual é a resposta para determinada pergunta, ele nunca mais a esquece, e, graças ao machine learning, quanto mais interações o programa tiver, maior será seu arsenal de dados.

Quer aproveitar as vantagens que um chatbot pode trazer? 

 Entre em contato conosco e saiba mais sobre o trabalho da Getbots!