fbpx

O que é chatbot?
Saiba como a Getbots
pode ajudar sua empresa!

Você sabe o que é chatbot? Essa expressão é resultado da junção entre as palavras chat (conversa) e bot (abreviatura de robot). O termo foi criado pelo cientista da computação Michael Loren Mauldin, que desenvolveu o chatbot Julia. Mas, muito antes, já havia tentativas de criar interfaces de conversação capazes de simular uma conversa entre duas pessoas.

Que tal entender mais sobre o conceito, histórico, funcionamento e como os chatbots podem ajudar sua empresa? Vem com a gente!

O que é chatbot?

Chatbot é um software de conversação que simula uma conversa entre pessoas de forma automatizada e sem interferência humana. Esse tipo de programa de computador pode ser integrado a diferentes canais de comunicação e se comunicar tanto via mensagens textuais quanto por voz.

Como o chatbot funciona?

Os chatbots criados pela Getbots são baseados em Inteligência Artificial, ou seja, são capazes de responder às perguntas feitas diretamente pela pessoa usuária, pois contam com tecnologias como machine learning (aprendizagem de máquina) e NLP (processamento de linguagem natural, em português).

História dos chatbots

Tudo começou em 1950, quando Alan Turing criou o famoso teste que recebeu seu nome e que avaliava a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente e equivalente ao de um ser humano. De lá pra cá, foram desenvolvidos muitos outros bots até chegarmos às tecnologias que temos hoje.

Como um chatbot pode
ajudar a sua empresa?

Chatbots podem auxiliar nos seguintes processos:

ilustração de um chatbot para marketing

Marketing

Os chatbots são capazes de coletar informações sobre o perfil e o comportamento das pessoas que entram em contato com a sua empresa, armazená-las no banco de dados, entre outras possibilidades.

ilustração de um chatbot para atendimento

Atendimento

Um dos principais usos dos bots é no atendimento, seja para tirar dúvidas de potenciais clientes, seja para prestar suporte durante o pós-venda.

ilustração de um chatbot para recomendações

Recomendações

Os chatbots conseguem coletar e interpretar dados sobre nossas preferências e comportamento no site, a fim de recomendar produtos ou serviços da marca que atendam às nossas demandas.

ilustração de um chatbot para reservas e atendimentos

Reservas e agendamentos

É possível realizar reservas e agendamentos sem que seja necessário entrar em contato com um agente humano, pois o chatbot pode efetuar essa tarefa ao ser integrado ao banco de dados da empresa.

ilustração de um chatbot para pesquisas

Pesquisas

Os bots permitem pesquisas que geram mais engajamento para que os usuários respondam às perguntas, pois conversar com um bot pode ser mais estimulante do que responder a um longo questionário.

Como a Getbots pode
ajudar sua empresa?

A Getbots é uma empresa especializada no desenvolvimento de chatbots personalizados e humanizados, pois faz uso de Inteligência Artificial para criá-los e conta com um processo de trabalho que se inicia com o estudo da brand persona da empresa para criar o conceito por trás do bot até o seu monitoramento.

Agora que você já sabe o que é chatbot, como funciona, como pode ajudar sua empresa e como se deu seu surgimento, entre em contato com a Getbots e saiba mais sobre nossos serviços de criação de interfaces de comunicação!