Você sabe o que é chatbot? Essa expressão é resultado da junção entre as palavras chat (conversa) e bot (abreviatura de robot). O termo foi criado pelo cientista da computação Michael Loren Mauldin, que desenvolveu o chatbot Julia. Mas, muito antes, já havia tentativas de criar interfaces de conversação capazes de simular uma conversa entre duas pessoas.
Que tal entender mais sobre o conceito, histórico, funcionamento e como os chatbots podem ajudar sua empresa? Vem com a gente!
Chatbot é um software de conversação que simula uma conversa entre pessoas de forma automatizada e sem interferência humana. Esse tipo de programa de computador pode ser integrado a diferentes canais de comunicação e se comunicar tanto via mensagens textuais quanto por voz.
Os chatbots criados pela Getbots são baseados em Inteligência Artificial, ou seja, são capazes de responder às perguntas feitas diretamente pela pessoa usuária, pois contam com tecnologias como machine learning (aprendizagem de máquina) e NLP (processamento de linguagem natural, em português).
Tudo começou em 1950, quando Alan Turing criou o famoso teste que recebeu seu nome e que avaliava a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente e equivalente ao de um ser humano. De lá pra cá, foram desenvolvidos muitos outros bots até chegarmos às tecnologias que temos hoje.
Chatbots podem auxiliar nos seguintes processos:
Os chatbots são capazes de coletar informações sobre o perfil e o comportamento das pessoas que entram em contato com a sua empresa, armazená-las no banco de dados, entre outras possibilidades.
Um dos principais usos dos bots é no atendimento, seja para tirar dúvidas de potenciais clientes, seja para prestar suporte durante o pós-venda.
Os chatbots conseguem coletar e interpretar dados sobre nossas preferências e comportamento no site, a fim de recomendar produtos ou serviços da marca que atendam às nossas demandas.
É possível realizar reservas e agendamentos sem que seja necessário entrar em contato com um agente humano, pois o chatbot pode efetuar essa tarefa ao ser integrado ao banco de dados da empresa.
Os bots permitem pesquisas que geram mais engajamento para que os usuários respondam às perguntas, pois conversar com um bot pode ser mais estimulante do que responder a um longo questionário.
A Getbots é uma empresa especializada no desenvolvimento de chatbots personalizados e humanizados, pois faz uso de Inteligência Artificial para criá-los e conta com um processo de trabalho que se inicia com o estudo da brand persona da empresa para criar o conceito por trás do bot até o seu monitoramento.
Agora que você já sabe o que é chatbot, como funciona, como pode ajudar sua empresa e como se deu seu surgimento, entre em contato com a Getbots e saiba mais sobre nossos serviços de criação de interfaces de comunicação!
Alameda Santos, 415
10º andar
São Paulo, Brasil
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.