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Chatbot para
Instagram

Você sabia que o Instagram possui 122 milhões de contas ativas? Isso é o que indica o relatório da We Are Social e da Hootsuite, publicado em abril de 2022.

Em meio a conversas, postagens e stories, parte significativa desses 122 milhões de usuários usa a rede social com o intuito de comprar. Para ter uma ideia, segundo o Facebook, 85% dos usuários do Instagram utilizam essa mídia para descobrir novos produtos on-line;

83% dos usuários do Instagram usam a rede social como meio de pesquisa para decidir sobre a compra de um produto ou serviço.

Para aproveitar essa tendência, é fundamental oferecer um atendimento de qualidade, e é aí que o chatbot para Instagram entra. Quer saber mais sobre essa tecnologia e como pode contribuir para seu negócio? Vem com a gente!

O que é o chatbot para
Instagram

Ilustração de um robô com um celular ao fundo mostrando uma conversa entre um usuário e um chatbot para Instagram

Em tradução livre para o português, a palavra chatbot significa robô de bate-papo. Ou seja, o chatbot para Instagram nada mais é do que um software programado para se comunicar com potenciais e atuais clientes por meio da rede social. Mas não apenas isso.

Essas interfaces conversacionais permitem:

  • Coleta de dados dos usuários;
  • Processamento de vendas;
  • Recebimento de pagamentos;
  • Agendamento de publicações e anúncios;
  • Curtir e responder comentários dos seguidores.


Tudo isso é possível a partir de tecnologias como
Machine Learning (aprendizagem de máquina) e Processamento de Linguagem Natural (PLN). Enquanto a primeira possibilita que o bot se autoaperfeiçoe conforme interage com os humanos, a segunda permite que o programa de conversação seja capaz de “interpretar” e responder por meio da linguagem natural, isto é, a usada por nós, humanos.

Quais são as vantagens
de um chatbot para Instagram

Os chatbots para Instagram oferecem os seguintes benefícios:

  • Disponibilidade em tempo integral: um dos principais benefícios de uma interface de conversação é que fica disponível ao usuário 24 horas, sete dias por semana. Assim, potenciais clientes podem entrar em contato com sua empresa a qualquer momento para saber mais sobre seus produtos ou serviços, efetuar compras e mesmo solicitar o suporte pós-venda. Essa disponibilidade em tempo integral diminui as chances de os consumidores buscarem a concorrência, em razão do longo tempo de espera para obter uma resposta. Além disso, essa vantagem contribui para o engajamento dos seguidores, já que o bot conseguirá responder imediatamente os comentários, aproveitando o tempo que o usuário está conectado ao Instagram;

     

  • Diminuição do tempo de espera: além de ficar disponível em tempo integral, os programas de conversação conseguem atender milhares de usuários simultaneamente, aumentando a satisfação dos clientes que não precisarão aguardar para serem atendidos;

     

  • Redução de custos: vale destacar que, se você fosse oferecer essas vantagens para seus clientes sem usar o software, seria necessário contar com uma ampla equipe de atendimento, que se revezasse ao longo de todos os turnos do dia e fosse grande o suficiente para atender com prontidão os usuários, o que resultaria em um alto investimento para a empresa.

O que um chatbot para Instagram pode fazer pela sua empresa?

Além das funcionalidades já listadas, a interface conversacional pode ser integrada com outras plataformas já utilizadas pela empresa, como:

  • Redes sociais;
  • Softwares de CRM;
  • Pipedrive;
  • RD Station, dentre outros.

Conte com a
expertise da Getbots

A Getbots é especialista quando o assunto é reunir poder computacional a ideias humanas. Possuímos experiência com o desenvolvimento de bots para diferentes plataformas, como o Instagram.

Contamos com tecnologia de ponta para projetar interfaces personalizadas, humanizadas e que se destaquem das demais encontradas no mercado.

Quer oferecer um chatbot para Instagram para seus potenciais e atuais clientes? Entre em contato com a Getbots e peça um orçamento!