O chatbot para empresas vem recebendo cada vez mais destaque devido aos benefícios que proporciona para empreendimentos e consumidores. Para você ter uma ideia do sucesso dessa tecnologia, saiba que já foram desenvolvidas mais de 100 mil interfaces de conversação, como aponta a pesquisa Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, realizada pela plataforma Mobile Time.
Esse cenário indica que os chatbots estão se tornando uma verdadeira vantagem competitiva entre as empresas. Se você não quer ficar de fora dessa, é hora de saber o que são chatbots, como podem ser usados, quais vantagens oferecem e o que o público consumidor acha dessa tecnologia. Vamos lá?
A palavra chatbot resulta da união dos termos em inglês chat (conversa) e bot (abreviatura de robot, que significa robô). Ou seja, o chatbot nada mais é do que um software de conversação. Atualmente, há dois tipos de bots: os baseados em regras previamente definidas e os baseados em Inteligência Artificial.
No primeiro caso, a interface de conversação consegue responder apenas às perguntas para as quais foi programada. Já as baseadas em Inteligência Artificial são desenvolvidas por meio de tecnologias, como Machine Learning e Natural Language Processing (NLP) – ou processamento de linguagem natural, em português –, que permitem que o programa de computador seja capaz de “aprender” com a experiência e interpretar e simular a linguagem humana, respectivamente. Incrível, não é mesmo?
Os chatbots podem ser usados pelas empresas para diversas finalidades, sendo as principais:
Conte com bots para enviar conteúdos personalizados aos clientes.
Responda e curta comentários dos seguidores automaticamente.
Transforme as pesquisas em uma conversa amigável entre cliente e bot.
Conte com chatbots para tirar dúvidas e fornecer informações aos seus clientes.
Deixe que o bot realize os agendamentos e reservas de forma automática.
Tire dúvidas dos alunos e forneça materiais didáticos com ajuda de bots.
Os chatbots têm se destacado cada vez mais no mercado de tecnologia, pois oferecem uma série de vantagens, como:
Otimização do atendimento
Atenda a milhares de pessoas ao mesmo tempo com a ajuda de chatbots.
Disponibilidade
24/7
Conte com os chatbots para oferecer atendimento em tempo integral.
Aumento da satisfação dos clientes
Atendimento ágil e por tempo integral deixa os clientes mais satisfeitos.
Geração de insights
Tome decisões estratégicas a partir dos dados coletados pelo chatbot.
Redução de custos
Gere economia ao transferir diversas tarefas para o chatbot.
Pesquisas já apontam o que o público acha dos chatbots, e os resultados são positivos. De acordo com a Gran View Research, cerca de 45% dos clientes preferem ser atendidos por bots, e, segundo a Infobip, 69% estão satisfeitos com o atendimento prestado por esses softwares. As projeções para o futuro também são animadoras. Conforme a MarketsandMarkets, o mercado de chatbots deverá crescer 30% ao ano até 2024.
A Getbots é especializada em reunir ideias humanas e poder computacional para criar experiências inesquecíveis entre marcas e consumidores por meio do que há de mais avançado em termos de Inteligência Artificial.
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