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Chatbot de
cobrança

A taxa de inadimplência está crescendo, o time de atendimento já não está dando conta de efetuar as cobranças e o caixa da empresa já começou a dar os primeiros sinais de socorro?

Pois fique sabendo que seu negócio não está sozinho nessa. Isso é o que aponta o Mapa da Inadimplência do Brasil do Serasa, que mostra que cerca de 41,36% da população brasileira está inadimplente – mas e agora, o que fazer?

É aí que entra em cena o chatbot de cobrança, que já está provando ser uma excelente aposta.

Segundo levantamento do Instituto GEOC, bots de cobrança geram uma conversão de até 80%, mais de 50% dos brasileiros já negociaram dívidas em canais digitais e quase 80% relatam que foi fácil de negociar a partir dessas plataformas.

Ué, mas chatbot não serve apenas pra tirar dúvida e fornecer informações? Não, as interfaces conversacionais vão muito além disso. Quer ver? Então venha com a gente!

Como funciona um
chatbot de cobrança?

ilustração de um chatbot de cobrança

Para falar como um chatbot de cobrança funciona, antes é preciso explicar que há dois tipos de bot: o que segue comandos pré-programados e o baseado em Inteligência Artificial.

O primeiro decodifica somente aquilo para o qual foi programado. O segundo consegue interpretar e reproduzir a língua humana a partir do processamento de linguagem natural, que fragmenta a mensagem em pequenas partes e analisa a relação entre elas. Esse tipo de bot consegue, ainda, aprender a executar tarefas que não foram inscritas originalmente no seu código por meio de Machine Learning.

Na Getbots, criamos softwares a partir dessa abordagem, pois é a melhor disponível atualmente no mercado. Assim, treinamos o bot de cobrança para realizar as seguintes ações de forma personalizada, humana, com alta performance e narrativas únicas:

  • Atender o cliente;
  • Avisar que o prazo de pagamento se aproxima;
  • Entrar em contato para efetuar a cobrança;
  • Negociar dívidas;
  • Processar pagamentos;
  • Emitir boletos e o que mais você quiser.

Quais problemas um chatbot de cobrança
pode ajudar a sua empresa a resolver?

Alta demanda de cobranças

Muita gente inadimplente demanda muitas pessoas para efetuarem cobranças, certo? Agora não mais! Um único chatbot pode identificar os clientes com contas atrasadas, entrar em contato para verificar a situação, analisar qual é a melhor proposta, negociar e receber o pagamento integral ou parcial.

O bacana é que o software consegue fazer tudo isso ao mesmo tempo, durante 24h, sete dias por semana, otimizando o processo de cobrança.

Aumento da taxa de inadimplência

O chatbot de cobrança pode atuar de forma preventiva, a fim de evitar que os clientes esqueçam de efetuar o pagamento. É possível incluir na própria notificação uma opção de renegociação, caso o cliente precise. Assim, é possível encontrar uma solução viável para ambos os lados antes que o prazo de pagamento vença.

Constranger o cliente

Quem não fica constrangido quando uma pessoa entra em contato para efetuar uma cobrança sendo preciso expor a situação financeira? Mas, e se ao invés de um funcionário entrar em contato com ele, quem fizer esse contato for um chatbot?
Por mais humanizado que seja, o bot nunca será uma pessoa, e isso deixa o cliente mais seguro no momento de negociar, pois ele sabe que não será julgado por um robô.

Quais são os tipos de chatbot para cobrança que existem?

Há dois tipos de interfaces conversacionais de cobrança:

Chatbot de cobrança

interface que interpreta e se comunica por mensagens de texto, simulando um bate-papo.

Voicebot de cobrança

interface que interpreta e se comunica por voz, assim como as assistentes virtuais Alexa e Cortana.

Vantagens de um chatbot de cobrança

Conte com a
expertise da Getbots

Curtiu a ideia de implementar um chatbot de cobrança na sua empresa? Então conte com a expertise da Getbots para desenvolver uma interface personalizada, humana, de alta performance e com narrativas únicas para seus clientes.

A Getbots é referência quando o assunto é criar programas que unam poder computacional a ideias humanas e está preparada para cuidar do seu projeto de ponta a ponta – ou seja, desde a criação do conceito por trás do chatbot até sua curadoria.

Nossa parceria começa agora. Fale com a gente!