A taxa de inadimplência está crescendo, o time de atendimento já não está dando conta de efetuar as cobranças e o caixa da empresa já começou a dar os primeiros sinais de socorro?
Pois fique sabendo que seu negócio não está sozinho nessa. Isso é o que aponta o Mapa da Inadimplência do Brasil do Serasa, que mostra que cerca de 41,36% da população brasileira está inadimplente – mas e agora, o que fazer?
É aí que entra em cena o chatbot de cobrança, que já está provando ser uma excelente aposta.
Segundo levantamento do Instituto GEOC, bots de cobrança geram uma conversão de até 80%, mais de 50% dos brasileiros já negociaram dívidas em canais digitais e quase 80% relatam que foi fácil de negociar a partir dessas plataformas.
Ué, mas chatbot não serve apenas pra tirar dúvida e fornecer informações? Não, as interfaces conversacionais vão muito além disso. Quer ver? Então venha com a gente!
Para falar como um chatbot de cobrança funciona, antes é preciso explicar que há dois tipos de bot: o que segue comandos pré-programados e o baseado em Inteligência Artificial.
O primeiro decodifica somente aquilo para o qual foi programado. O segundo consegue interpretar e reproduzir a língua humana a partir do processamento de linguagem natural, que fragmenta a mensagem em pequenas partes e analisa a relação entre elas. Esse tipo de bot consegue, ainda, aprender a executar tarefas que não foram inscritas originalmente no seu código por meio de Machine Learning.
Na Getbots, criamos softwares a partir dessa abordagem, pois é a melhor disponível atualmente no mercado. Assim, treinamos o bot de cobrança para realizar as seguintes ações de forma personalizada, humana, com alta performance e narrativas únicas:
Muita gente inadimplente demanda muitas pessoas para efetuarem cobranças, certo? Agora não mais! Um único chatbot pode identificar os clientes com contas atrasadas, entrar em contato para verificar a situação, analisar qual é a melhor proposta, negociar e receber o pagamento integral ou parcial.
O bacana é que o software consegue fazer tudo isso ao mesmo tempo, durante 24h, sete dias por semana, otimizando o processo de cobrança.
O chatbot de cobrança pode atuar de forma preventiva, a fim de evitar que os clientes esqueçam de efetuar o pagamento. É possível incluir na própria notificação uma opção de renegociação, caso o cliente precise. Assim, é possível encontrar uma solução viável para ambos os lados antes que o prazo de pagamento vença.
Quem não fica constrangido quando uma pessoa entra em contato para efetuar uma cobrança sendo preciso expor a situação financeira? Mas, e se ao invés de um funcionário entrar em contato com ele, quem fizer esse contato for um chatbot?
Por mais humanizado que seja, o bot nunca será uma pessoa, e isso deixa o cliente mais seguro no momento de negociar, pois ele sabe que não será julgado por um robô.
Há dois tipos de interfaces conversacionais de cobrança:
Chatbot de cobrança
interface que interpreta e se comunica por mensagens de texto, simulando um bate-papo.
Voicebot de cobrança
interface que interpreta e se comunica por voz, assim como as assistentes virtuais Alexa e Cortana.
Curtiu a ideia de implementar um chatbot de cobrança na sua empresa? Então conte com a expertise da Getbots para desenvolver uma interface personalizada, humana, de alta performance e com narrativas únicas para seus clientes.
A Getbots é referência quando o assunto é criar programas que unam poder computacional a ideias humanas e está preparada para cuidar do seu projeto de ponta a ponta – ou seja, desde a criação do conceito por trás do chatbot até sua curadoria.
Nossa parceria começa agora. Fale com a gente!
Alameda Santos, 415
10º andar
São Paulo, Brasil
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